Natureza e naturezas na construção humana: construindo saberes das relações naturais e sociais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132002000100006 |
Resumo: | A prática da educação ambiental, embora tenha se empenhado na “preservação da Natureza”, parece ter dispensado os conhecimentos das diferentes ciências para a compreensão do conceito de Natureza que permeia nosso viver. Neste artigo, apresentamos um mosaico de idéias acerca do conceito de Natureza, composto sob vários pontos de interpretação, delineando parte da história de construção e reconstrução de um conceito que já foi diferente da atual concepção, que é hegemônica do pensamento do mundo ocidental. |
id |
UNESP-22_1106cc2c156f1e217106e30d2a302119 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132002000100006 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Natureza e naturezas na construção humana: construindo saberes das relações naturais e sociaisConceito de Naturezaeducação ambientalconhecimento biológicoA prática da educação ambiental, embora tenha se empenhado na “preservação da Natureza”, parece ter dispensado os conhecimentos das diferentes ciências para a compreensão do conceito de Natureza que permeia nosso viver. Neste artigo, apresentamos um mosaico de idéias acerca do conceito de Natureza, composto sob vários pontos de interpretação, delineando parte da história de construção e reconstrução de um conceito que já foi diferente da atual concepção, que é hegemônica do pensamento do mundo ocidental.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2002-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132002000100006Ciência & Educação (Bauru) v.8 n.1 2002reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132002000100006info:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros,Mara Glacenir Lemes depor2012-01-06T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132002000100006Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:21.922009Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Natureza e naturezas na construção humana: construindo saberes das relações naturais e sociais |
title |
Natureza e naturezas na construção humana: construindo saberes das relações naturais e sociais |
spellingShingle |
Natureza e naturezas na construção humana: construindo saberes das relações naturais e sociais Medeiros,Mara Glacenir Lemes de Conceito de Natureza educação ambiental conhecimento biológico |
title_short |
Natureza e naturezas na construção humana: construindo saberes das relações naturais e sociais |
title_full |
Natureza e naturezas na construção humana: construindo saberes das relações naturais e sociais |
title_fullStr |
Natureza e naturezas na construção humana: construindo saberes das relações naturais e sociais |
title_full_unstemmed |
Natureza e naturezas na construção humana: construindo saberes das relações naturais e sociais |
title_sort |
Natureza e naturezas na construção humana: construindo saberes das relações naturais e sociais |
author |
Medeiros,Mara Glacenir Lemes de |
author_facet |
Medeiros,Mara Glacenir Lemes de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros,Mara Glacenir Lemes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conceito de Natureza educação ambiental conhecimento biológico |
topic |
Conceito de Natureza educação ambiental conhecimento biológico |
description |
A prática da educação ambiental, embora tenha se empenhado na “preservação da Natureza”, parece ter dispensado os conhecimentos das diferentes ciências para a compreensão do conceito de Natureza que permeia nosso viver. Neste artigo, apresentamos um mosaico de idéias acerca do conceito de Natureza, composto sob vários pontos de interpretação, delineando parte da história de construção e reconstrução de um conceito que já foi diferente da atual concepção, que é hegemônica do pensamento do mundo ocidental. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132002000100006 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132002000100006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1516-73132002000100006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.8 n.1 2002 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170954915971072 |