Natureza e naturezas na construção humana: construindo saberes das relações naturais e sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros,Mara Glacenir Lemes de
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132002000100006
Resumo: A prática da educação ambiental, embora tenha se empenhado na “preservação da Natureza”, parece ter dispensado os conhecimentos das diferentes ciências para a compreensão do conceito de Natureza que permeia nosso viver. Neste artigo, apresentamos um mosaico de idéias acerca do conceito de Natureza, composto sob vários pontos de interpretação, delineando parte da história de construção e reconstrução de um conceito que já foi diferente da atual concepção, que é hegemônica do pensamento do mundo ocidental.
id UNESP-22_1106cc2c156f1e217106e30d2a302119
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132002000100006
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Natureza e naturezas na construção humana: construindo saberes das relações naturais e sociaisConceito de Naturezaeducação ambientalconhecimento biológicoA prática da educação ambiental, embora tenha se empenhado na “preservação da Natureza”, parece ter dispensado os conhecimentos das diferentes ciências para a compreensão do conceito de Natureza que permeia nosso viver. Neste artigo, apresentamos um mosaico de idéias acerca do conceito de Natureza, composto sob vários pontos de interpretação, delineando parte da história de construção e reconstrução de um conceito que já foi diferente da atual concepção, que é hegemônica do pensamento do mundo ocidental.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2002-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132002000100006Ciência & Educação (Bauru) v.8 n.1 2002reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132002000100006info:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros,Mara Glacenir Lemes depor2012-01-06T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132002000100006Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:21.922009Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Natureza e naturezas na construção humana: construindo saberes das relações naturais e sociais
title Natureza e naturezas na construção humana: construindo saberes das relações naturais e sociais
spellingShingle Natureza e naturezas na construção humana: construindo saberes das relações naturais e sociais
Medeiros,Mara Glacenir Lemes de
Conceito de Natureza
educação ambiental
conhecimento biológico
title_short Natureza e naturezas na construção humana: construindo saberes das relações naturais e sociais
title_full Natureza e naturezas na construção humana: construindo saberes das relações naturais e sociais
title_fullStr Natureza e naturezas na construção humana: construindo saberes das relações naturais e sociais
title_full_unstemmed Natureza e naturezas na construção humana: construindo saberes das relações naturais e sociais
title_sort Natureza e naturezas na construção humana: construindo saberes das relações naturais e sociais
author Medeiros,Mara Glacenir Lemes de
author_facet Medeiros,Mara Glacenir Lemes de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros,Mara Glacenir Lemes de
dc.subject.por.fl_str_mv Conceito de Natureza
educação ambiental
conhecimento biológico
topic Conceito de Natureza
educação ambiental
conhecimento biológico
description A prática da educação ambiental, embora tenha se empenhado na “preservação da Natureza”, parece ter dispensado os conhecimentos das diferentes ciências para a compreensão do conceito de Natureza que permeia nosso viver. Neste artigo, apresentamos um mosaico de idéias acerca do conceito de Natureza, composto sob vários pontos de interpretação, delineando parte da história de construção e reconstrução de um conceito que já foi diferente da atual concepção, que é hegemônica do pensamento do mundo ocidental.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132002000100006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132002000100006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132002000100006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.8 n.1 2002
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170954915971072