O modelo ondulatório como estratégia de promoção da evolução conceitual em tópicos sobre a luz em nível Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Jales de Aquino
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Sousa,Célia Maria Soares Gomes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132014000100003
Resumo: Este estudo trata da verificação da viabilidade de se promoverem estratégias de ensino de tópicos sobre a luz a partir da sua natureza ondulatória, buscando evidências de aprendizagem em um curso de nível Médio. Um grupo de alunos foi submetido a situações instrucionais, elaboradas na perspectiva da Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud e da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, com o objetivo de criar condições favoráveis à evolução conceitual e, com isso, promover uma maior compreensão, por parte dos alunos, dos fenômenos relacionados ao tema. Apesar das condições de infraestrutura precárias para a realização deste estudo, os resultados nos revelaram evidências de evolução conceitual e a viabilidade de se tratarem tópicos sobre a luz a partir da teoria ondulatória.
id UNESP-22_113eec94a196e5968803f30a00dded07
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132014000100003
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling O modelo ondulatório como estratégia de promoção da evolução conceitual em tópicos sobre a luz em nível MédioEnsino de físicaEnsino MédioAprendizagem significativaTeoria dos Campos Conceituais de VergnaudEste estudo trata da verificação da viabilidade de se promoverem estratégias de ensino de tópicos sobre a luz a partir da sua natureza ondulatória, buscando evidências de aprendizagem em um curso de nível Médio. Um grupo de alunos foi submetido a situações instrucionais, elaboradas na perspectiva da Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud e da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, com o objetivo de criar condições favoráveis à evolução conceitual e, com isso, promover uma maior compreensão, por parte dos alunos, dos fenômenos relacionados ao tema. Apesar das condições de infraestrutura precárias para a realização deste estudo, os resultados nos revelaram evidências de evolução conceitual e a viabilidade de se tratarem tópicos sobre a luz a partir da teoria ondulatória.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2014-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132014000100003Ciência & Educação (Bauru) v.20 n.1 2014reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320140010003info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Jales de AquinoSousa,Célia Maria Soares Gomes depor2014-04-02T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132014000100003Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:50.395226Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv O modelo ondulatório como estratégia de promoção da evolução conceitual em tópicos sobre a luz em nível Médio
title O modelo ondulatório como estratégia de promoção da evolução conceitual em tópicos sobre a luz em nível Médio
spellingShingle O modelo ondulatório como estratégia de promoção da evolução conceitual em tópicos sobre a luz em nível Médio
Silva,Jales de Aquino
Ensino de física
Ensino Médio
Aprendizagem significativa
Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud
title_short O modelo ondulatório como estratégia de promoção da evolução conceitual em tópicos sobre a luz em nível Médio
title_full O modelo ondulatório como estratégia de promoção da evolução conceitual em tópicos sobre a luz em nível Médio
title_fullStr O modelo ondulatório como estratégia de promoção da evolução conceitual em tópicos sobre a luz em nível Médio
title_full_unstemmed O modelo ondulatório como estratégia de promoção da evolução conceitual em tópicos sobre a luz em nível Médio
title_sort O modelo ondulatório como estratégia de promoção da evolução conceitual em tópicos sobre a luz em nível Médio
author Silva,Jales de Aquino
author_facet Silva,Jales de Aquino
Sousa,Célia Maria Soares Gomes de
author_role author
author2 Sousa,Célia Maria Soares Gomes de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Jales de Aquino
Sousa,Célia Maria Soares Gomes de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Ensino Médio
Aprendizagem significativa
Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud
topic Ensino de física
Ensino Médio
Aprendizagem significativa
Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud
description Este estudo trata da verificação da viabilidade de se promoverem estratégias de ensino de tópicos sobre a luz a partir da sua natureza ondulatória, buscando evidências de aprendizagem em um curso de nível Médio. Um grupo de alunos foi submetido a situações instrucionais, elaboradas na perspectiva da Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud e da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, com o objetivo de criar condições favoráveis à evolução conceitual e, com isso, promover uma maior compreensão, por parte dos alunos, dos fenômenos relacionados ao tema. Apesar das condições de infraestrutura precárias para a realização deste estudo, os resultados nos revelaram evidências de evolução conceitual e a viabilidade de se tratarem tópicos sobre a luz a partir da teoria ondulatória.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132014000100003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132014000100003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320140010003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.20 n.1 2014
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170957133709312