O modelo ondulatório como estratégia de promoção da evolução conceitual em tópicos sobre a luz em nível Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132014000100003 |
Resumo: | Este estudo trata da verificação da viabilidade de se promoverem estratégias de ensino de tópicos sobre a luz a partir da sua natureza ondulatória, buscando evidências de aprendizagem em um curso de nível Médio. Um grupo de alunos foi submetido a situações instrucionais, elaboradas na perspectiva da Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud e da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, com o objetivo de criar condições favoráveis à evolução conceitual e, com isso, promover uma maior compreensão, por parte dos alunos, dos fenômenos relacionados ao tema. Apesar das condições de infraestrutura precárias para a realização deste estudo, os resultados nos revelaram evidências de evolução conceitual e a viabilidade de se tratarem tópicos sobre a luz a partir da teoria ondulatória. |
id |
UNESP-22_113eec94a196e5968803f30a00dded07 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132014000100003 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O modelo ondulatório como estratégia de promoção da evolução conceitual em tópicos sobre a luz em nível MédioEnsino de físicaEnsino MédioAprendizagem significativaTeoria dos Campos Conceituais de VergnaudEste estudo trata da verificação da viabilidade de se promoverem estratégias de ensino de tópicos sobre a luz a partir da sua natureza ondulatória, buscando evidências de aprendizagem em um curso de nível Médio. Um grupo de alunos foi submetido a situações instrucionais, elaboradas na perspectiva da Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud e da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, com o objetivo de criar condições favoráveis à evolução conceitual e, com isso, promover uma maior compreensão, por parte dos alunos, dos fenômenos relacionados ao tema. Apesar das condições de infraestrutura precárias para a realização deste estudo, os resultados nos revelaram evidências de evolução conceitual e a viabilidade de se tratarem tópicos sobre a luz a partir da teoria ondulatória.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2014-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132014000100003Ciência & Educação (Bauru) v.20 n.1 2014reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320140010003info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Jales de AquinoSousa,Célia Maria Soares Gomes depor2014-04-02T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132014000100003Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:50.395226Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
O modelo ondulatório como estratégia de promoção da evolução conceitual em tópicos sobre a luz em nível Médio |
title |
O modelo ondulatório como estratégia de promoção da evolução conceitual em tópicos sobre a luz em nível Médio |
spellingShingle |
O modelo ondulatório como estratégia de promoção da evolução conceitual em tópicos sobre a luz em nível Médio Silva,Jales de Aquino Ensino de física Ensino Médio Aprendizagem significativa Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud |
title_short |
O modelo ondulatório como estratégia de promoção da evolução conceitual em tópicos sobre a luz em nível Médio |
title_full |
O modelo ondulatório como estratégia de promoção da evolução conceitual em tópicos sobre a luz em nível Médio |
title_fullStr |
O modelo ondulatório como estratégia de promoção da evolução conceitual em tópicos sobre a luz em nível Médio |
title_full_unstemmed |
O modelo ondulatório como estratégia de promoção da evolução conceitual em tópicos sobre a luz em nível Médio |
title_sort |
O modelo ondulatório como estratégia de promoção da evolução conceitual em tópicos sobre a luz em nível Médio |
author |
Silva,Jales de Aquino |
author_facet |
Silva,Jales de Aquino Sousa,Célia Maria Soares Gomes de |
author_role |
author |
author2 |
Sousa,Célia Maria Soares Gomes de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva,Jales de Aquino Sousa,Célia Maria Soares Gomes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de física Ensino Médio Aprendizagem significativa Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud |
topic |
Ensino de física Ensino Médio Aprendizagem significativa Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud |
description |
Este estudo trata da verificação da viabilidade de se promoverem estratégias de ensino de tópicos sobre a luz a partir da sua natureza ondulatória, buscando evidências de aprendizagem em um curso de nível Médio. Um grupo de alunos foi submetido a situações instrucionais, elaboradas na perspectiva da Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud e da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, com o objetivo de criar condições favoráveis à evolução conceitual e, com isso, promover uma maior compreensão, por parte dos alunos, dos fenômenos relacionados ao tema. Apesar das condições de infraestrutura precárias para a realização deste estudo, os resultados nos revelaram evidências de evolução conceitual e a viabilidade de se tratarem tópicos sobre a luz a partir da teoria ondulatória. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132014000100003 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132014000100003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1516-731320140010003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.20 n.1 2014 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170957133709312 |