O uso de Relações Pedagógicas em aulas de Patologia Geral: materialização do elo com o currículo e a profissão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins,Reane Fonseca
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Moro,Luciana, Mortimer,Eduardo Fleury
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132018000401013
Resumo: Resumo: O objetivo desse artigo é identificar e quantificar se os professores materializam o elo que a Patologia Geral representa entre as disciplinas básicas e as profissionalizantes, e se eles reconhecem esse feito. Usamos um referencial teórico-metodológico que analisa relações pedagógicas (RP) para avaliar aulas de cinco professores de Patologia Geral de uma universidade pública federal. Para tanto, escolhemos aulas gravadas em vídeo, cuja sequência didática foi a de neoplasia. Adicionalmente, fizemos entrevistas semiestruturadas com os cinco professores. Observamos que os professores efetuam as RPs idiossincraticamente. As RPs macro e os exemplos contextualizados na profissão, que evidenciam a materialização do elo, ocorrem em menor número que as demais relações pedagógicas. Concluímos que, como as RPs que efetivam o elo ocorrem em menor frequência, justifica-se, em parte, o desinteresse de alguns estudantes nas aulas de Patologia Geral.
id UNESP-22_114ea4ae14cbe34960bf6293ac8ab02a
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132018000401013
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling O uso de Relações Pedagógicas em aulas de Patologia Geral: materialização do elo com o currículo e a profissãoEnsino de patologiaEnsino superiorRelações pedagógicasResumo: O objetivo desse artigo é identificar e quantificar se os professores materializam o elo que a Patologia Geral representa entre as disciplinas básicas e as profissionalizantes, e se eles reconhecem esse feito. Usamos um referencial teórico-metodológico que analisa relações pedagógicas (RP) para avaliar aulas de cinco professores de Patologia Geral de uma universidade pública federal. Para tanto, escolhemos aulas gravadas em vídeo, cuja sequência didática foi a de neoplasia. Adicionalmente, fizemos entrevistas semiestruturadas com os cinco professores. Observamos que os professores efetuam as RPs idiossincraticamente. As RPs macro e os exemplos contextualizados na profissão, que evidenciam a materialização do elo, ocorrem em menor número que as demais relações pedagógicas. Concluímos que, como as RPs que efetivam o elo ocorrem em menor frequência, justifica-se, em parte, o desinteresse de alguns estudantes nas aulas de Patologia Geral.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2018-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132018000401013Ciência & Educação (Bauru) v.24 n.4 2018reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320180040013info:eu-repo/semantics/openAccessMartins,Reane FonsecaMoro,LucianaMortimer,Eduardo Fleurypor2018-11-14T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132018000401013Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:07.812889Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv O uso de Relações Pedagógicas em aulas de Patologia Geral: materialização do elo com o currículo e a profissão
title O uso de Relações Pedagógicas em aulas de Patologia Geral: materialização do elo com o currículo e a profissão
spellingShingle O uso de Relações Pedagógicas em aulas de Patologia Geral: materialização do elo com o currículo e a profissão
Martins,Reane Fonseca
Ensino de patologia
Ensino superior
Relações pedagógicas
title_short O uso de Relações Pedagógicas em aulas de Patologia Geral: materialização do elo com o currículo e a profissão
title_full O uso de Relações Pedagógicas em aulas de Patologia Geral: materialização do elo com o currículo e a profissão
title_fullStr O uso de Relações Pedagógicas em aulas de Patologia Geral: materialização do elo com o currículo e a profissão
title_full_unstemmed O uso de Relações Pedagógicas em aulas de Patologia Geral: materialização do elo com o currículo e a profissão
title_sort O uso de Relações Pedagógicas em aulas de Patologia Geral: materialização do elo com o currículo e a profissão
author Martins,Reane Fonseca
author_facet Martins,Reane Fonseca
Moro,Luciana
Mortimer,Eduardo Fleury
author_role author
author2 Moro,Luciana
Mortimer,Eduardo Fleury
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins,Reane Fonseca
Moro,Luciana
Mortimer,Eduardo Fleury
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de patologia
Ensino superior
Relações pedagógicas
topic Ensino de patologia
Ensino superior
Relações pedagógicas
description Resumo: O objetivo desse artigo é identificar e quantificar se os professores materializam o elo que a Patologia Geral representa entre as disciplinas básicas e as profissionalizantes, e se eles reconhecem esse feito. Usamos um referencial teórico-metodológico que analisa relações pedagógicas (RP) para avaliar aulas de cinco professores de Patologia Geral de uma universidade pública federal. Para tanto, escolhemos aulas gravadas em vídeo, cuja sequência didática foi a de neoplasia. Adicionalmente, fizemos entrevistas semiestruturadas com os cinco professores. Observamos que os professores efetuam as RPs idiossincraticamente. As RPs macro e os exemplos contextualizados na profissão, que evidenciam a materialização do elo, ocorrem em menor número que as demais relações pedagógicas. Concluímos que, como as RPs que efetivam o elo ocorrem em menor frequência, justifica-se, em parte, o desinteresse de alguns estudantes nas aulas de Patologia Geral.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132018000401013
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132018000401013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320180040013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.24 n.4 2018
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170958444429312