Análise de conteúdo das questões de Fisiologia Humana da Prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (1998-2016)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000200375 |
Resumo: | Resumo: Sob a luz da análise quantitativa-qualitativa, este trabalho traça o perfil das questões de Fisiologia Humana abordadas no Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM (1998-2016) e busca não apenas compreendê-las, mas também fornecer subsídios concisos e fidedignos para o debate acerca do tema. Ao empregar a análise de conteúdo como técnica metodológica, as questões foram categorizadas de acordo com o sistema fisiológico contextualizado e com as habilidades requeridas pelas competências 4 e 8 da Matriz de Referência da área de Ciências da Natureza. Os resultados indicaram que 38 das 294 questões de Biologia analisadas exigiram conhecimentos de, pelo menos, um dos sistemas fisiológicos definidos no conteúdo programático e de, pelo menos, uma das habilidades que integram a competência 4. As questões, bastante contextualizadas, apresentaram riqueza de gráficos, tabelas e diagramas, de maneira a auxiliar na interpretação de seus enunciados, representando um mérito em exigir do candidato a análise crítica em detrimento da memorização por repetição. |
id |
UNESP-22_74e715c7761761b468d6cf7404b951e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132019000200375 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise de conteúdo das questões de Fisiologia Humana da Prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (1998-2016)Exame Nacional do Ensino MédioAnálise de questõesBiologiaFisiologia humanaAnálise de conteúdoResumo: Sob a luz da análise quantitativa-qualitativa, este trabalho traça o perfil das questões de Fisiologia Humana abordadas no Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM (1998-2016) e busca não apenas compreendê-las, mas também fornecer subsídios concisos e fidedignos para o debate acerca do tema. Ao empregar a análise de conteúdo como técnica metodológica, as questões foram categorizadas de acordo com o sistema fisiológico contextualizado e com as habilidades requeridas pelas competências 4 e 8 da Matriz de Referência da área de Ciências da Natureza. Os resultados indicaram que 38 das 294 questões de Biologia analisadas exigiram conhecimentos de, pelo menos, um dos sistemas fisiológicos definidos no conteúdo programático e de, pelo menos, uma das habilidades que integram a competência 4. As questões, bastante contextualizadas, apresentaram riqueza de gráficos, tabelas e diagramas, de maneira a auxiliar na interpretação de seus enunciados, representando um mérito em exigir do candidato a análise crítica em detrimento da memorização por repetição.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2019-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000200375Ciência & Educação (Bauru) v.25 n.2 2019reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320190020007info:eu-repo/semantics/openAccessMiranda,Leonídio Antonio Sousa deFerreira,Andrea Claudia FreitasDias,Glaecir Roseni Mundstockpor2019-06-26T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132019000200375Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:09.277653Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise de conteúdo das questões de Fisiologia Humana da Prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (1998-2016) |
title |
Análise de conteúdo das questões de Fisiologia Humana da Prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (1998-2016) |
spellingShingle |
Análise de conteúdo das questões de Fisiologia Humana da Prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (1998-2016) Miranda,Leonídio Antonio Sousa de Exame Nacional do Ensino Médio Análise de questões Biologia Fisiologia humana Análise de conteúdo |
title_short |
Análise de conteúdo das questões de Fisiologia Humana da Prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (1998-2016) |
title_full |
Análise de conteúdo das questões de Fisiologia Humana da Prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (1998-2016) |
title_fullStr |
Análise de conteúdo das questões de Fisiologia Humana da Prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (1998-2016) |
title_full_unstemmed |
Análise de conteúdo das questões de Fisiologia Humana da Prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (1998-2016) |
title_sort |
Análise de conteúdo das questões de Fisiologia Humana da Prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (1998-2016) |
author |
Miranda,Leonídio Antonio Sousa de |
author_facet |
Miranda,Leonídio Antonio Sousa de Ferreira,Andrea Claudia Freitas Dias,Glaecir Roseni Mundstock |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira,Andrea Claudia Freitas Dias,Glaecir Roseni Mundstock |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda,Leonídio Antonio Sousa de Ferreira,Andrea Claudia Freitas Dias,Glaecir Roseni Mundstock |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Exame Nacional do Ensino Médio Análise de questões Biologia Fisiologia humana Análise de conteúdo |
topic |
Exame Nacional do Ensino Médio Análise de questões Biologia Fisiologia humana Análise de conteúdo |
description |
Resumo: Sob a luz da análise quantitativa-qualitativa, este trabalho traça o perfil das questões de Fisiologia Humana abordadas no Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM (1998-2016) e busca não apenas compreendê-las, mas também fornecer subsídios concisos e fidedignos para o debate acerca do tema. Ao empregar a análise de conteúdo como técnica metodológica, as questões foram categorizadas de acordo com o sistema fisiológico contextualizado e com as habilidades requeridas pelas competências 4 e 8 da Matriz de Referência da área de Ciências da Natureza. Os resultados indicaram que 38 das 294 questões de Biologia analisadas exigiram conhecimentos de, pelo menos, um dos sistemas fisiológicos definidos no conteúdo programático e de, pelo menos, uma das habilidades que integram a competência 4. As questões, bastante contextualizadas, apresentaram riqueza de gráficos, tabelas e diagramas, de maneira a auxiliar na interpretação de seus enunciados, representando um mérito em exigir do candidato a análise crítica em detrimento da memorização por repetição. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000200375 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000200375 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1516-731320190020007 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.25 n.2 2019 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170958483226624 |