Física moderna e contemporânea na formação de licenciandos em física: necessidades, conflitos e perspectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rezende Junior,Mikael Frank
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Cruz,Frederico Firmo de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132009000200005
Resumo: O presente artigo tem como objetivo promover uma discussão sobre as perspectivas de licenciandos em Física quanto à introdução de tópicos e temas de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio, contrapondo a formação inicial desses licenciandos e a realidade escolar vivida por eles enquanto estagiários e/ou docentes. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas em três instituições públicas de Ensino Superior, duas no estado de Santa Catarina e uma no estado de Minas Gerais, entre os anos de 2002 a 2007. Os resultados deste trabalho sugerem a ampliação da discussão sobre a inserção de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio, sobretudo no âmbito da formação inicial no que tange à transposição de conteúdos e metodologias do Ensino Superior para a escola básica.
id UNESP-22_d158ecfb2ed73ac120ddf5113bcbc6e5
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132009000200005
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Física moderna e contemporânea na formação de licenciandos em física: necessidades, conflitos e perspectivasFísica moderna e contemporâneaFormação de professores de FísicaEnsino MédioO presente artigo tem como objetivo promover uma discussão sobre as perspectivas de licenciandos em Física quanto à introdução de tópicos e temas de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio, contrapondo a formação inicial desses licenciandos e a realidade escolar vivida por eles enquanto estagiários e/ou docentes. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas em três instituições públicas de Ensino Superior, duas no estado de Santa Catarina e uma no estado de Minas Gerais, entre os anos de 2002 a 2007. Os resultados deste trabalho sugerem a ampliação da discussão sobre a inserção de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio, sobretudo no âmbito da formação inicial no que tange à transposição de conteúdos e metodologias do Ensino Superior para a escola básica.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2009-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132009000200005Ciência & Educação (Bauru) v.15 n.2 2009reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132009000200005info:eu-repo/semantics/openAccessRezende Junior,Mikael FrankCruz,Frederico Firmo de Souzapor2009-09-22T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132009000200005Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:35.088792Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Física moderna e contemporânea na formação de licenciandos em física: necessidades, conflitos e perspectivas
title Física moderna e contemporânea na formação de licenciandos em física: necessidades, conflitos e perspectivas
spellingShingle Física moderna e contemporânea na formação de licenciandos em física: necessidades, conflitos e perspectivas
Rezende Junior,Mikael Frank
Física moderna e contemporânea
Formação de professores de Física
Ensino Médio
title_short Física moderna e contemporânea na formação de licenciandos em física: necessidades, conflitos e perspectivas
title_full Física moderna e contemporânea na formação de licenciandos em física: necessidades, conflitos e perspectivas
title_fullStr Física moderna e contemporânea na formação de licenciandos em física: necessidades, conflitos e perspectivas
title_full_unstemmed Física moderna e contemporânea na formação de licenciandos em física: necessidades, conflitos e perspectivas
title_sort Física moderna e contemporânea na formação de licenciandos em física: necessidades, conflitos e perspectivas
author Rezende Junior,Mikael Frank
author_facet Rezende Junior,Mikael Frank
Cruz,Frederico Firmo de Souza
author_role author
author2 Cruz,Frederico Firmo de Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rezende Junior,Mikael Frank
Cruz,Frederico Firmo de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Física moderna e contemporânea
Formação de professores de Física
Ensino Médio
topic Física moderna e contemporânea
Formação de professores de Física
Ensino Médio
description O presente artigo tem como objetivo promover uma discussão sobre as perspectivas de licenciandos em Física quanto à introdução de tópicos e temas de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio, contrapondo a formação inicial desses licenciandos e a realidade escolar vivida por eles enquanto estagiários e/ou docentes. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas em três instituições públicas de Ensino Superior, duas no estado de Santa Catarina e uma no estado de Minas Gerais, entre os anos de 2002 a 2007. Os resultados deste trabalho sugerem a ampliação da discussão sobre a inserção de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio, sobretudo no âmbito da formação inicial no que tange à transposição de conteúdos e metodologias do Ensino Superior para a escola básica.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132009000200005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132009000200005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132009000200005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.15 n.2 2009
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170955803066368