Investigando processos de autoria na produção do relatório de Iniciação Científica de um graduando em Química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Massi,Luciana
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Queiroz,Salete Linhares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000200003
Resumo: Neste trabalho, analisamos o relatório de Iniciação Científica produzido por um aluno de graduação em Química, a partir da perspectiva da Análise de Discurso de linha francesa, como vem sendo divulgada por Eni Orlandi, especialmente quanto à noção de autoria. Orlandi distingue três tipos de repetição no processo de autoria: empírica, formal e histórica. Percebemos, na produção do relatório, o exercício da repetição empírica e formal, além do uso da repetição histórica, que demonstra a posição de autor ocupada pelo aluno. Essa investigação nos levou à percepção sobre a influência da Iniciação Científica na apropriação da linguagem científica, e indicou que esse processo se deu por meio da troca com os pares, da imitação de modelos, e, sobretudo, da vivência da pesquisa.
id UNESP-22_d92b2d3975f4664b99fd10c305178464
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132012000200003
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Investigando processos de autoria na produção do relatório de Iniciação Científica de um graduando em QuímicaAnálise do discursoAutoriaIniciação científicaQuímicaNeste trabalho, analisamos o relatório de Iniciação Científica produzido por um aluno de graduação em Química, a partir da perspectiva da Análise de Discurso de linha francesa, como vem sendo divulgada por Eni Orlandi, especialmente quanto à noção de autoria. Orlandi distingue três tipos de repetição no processo de autoria: empírica, formal e histórica. Percebemos, na produção do relatório, o exercício da repetição empírica e formal, além do uso da repetição histórica, que demonstra a posição de autor ocupada pelo aluno. Essa investigação nos levou à percepção sobre a influência da Iniciação Científica na apropriação da linguagem científica, e indicou que esse processo se deu por meio da troca com os pares, da imitação de modelos, e, sobretudo, da vivência da pesquisa.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2012-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000200003Ciência & Educação (Bauru) v.18 n.2 2012reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132012000200003info:eu-repo/semantics/openAccessMassi,LucianaQueiroz,Salete Linharespor2012-07-10T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132012000200003Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:43.975816Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Investigando processos de autoria na produção do relatório de Iniciação Científica de um graduando em Química
title Investigando processos de autoria na produção do relatório de Iniciação Científica de um graduando em Química
spellingShingle Investigando processos de autoria na produção do relatório de Iniciação Científica de um graduando em Química
Massi,Luciana
Análise do discurso
Autoria
Iniciação científica
Química
title_short Investigando processos de autoria na produção do relatório de Iniciação Científica de um graduando em Química
title_full Investigando processos de autoria na produção do relatório de Iniciação Científica de um graduando em Química
title_fullStr Investigando processos de autoria na produção do relatório de Iniciação Científica de um graduando em Química
title_full_unstemmed Investigando processos de autoria na produção do relatório de Iniciação Científica de um graduando em Química
title_sort Investigando processos de autoria na produção do relatório de Iniciação Científica de um graduando em Química
author Massi,Luciana
author_facet Massi,Luciana
Queiroz,Salete Linhares
author_role author
author2 Queiroz,Salete Linhares
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Massi,Luciana
Queiroz,Salete Linhares
dc.subject.por.fl_str_mv Análise do discurso
Autoria
Iniciação científica
Química
topic Análise do discurso
Autoria
Iniciação científica
Química
description Neste trabalho, analisamos o relatório de Iniciação Científica produzido por um aluno de graduação em Química, a partir da perspectiva da Análise de Discurso de linha francesa, como vem sendo divulgada por Eni Orlandi, especialmente quanto à noção de autoria. Orlandi distingue três tipos de repetição no processo de autoria: empírica, formal e histórica. Percebemos, na produção do relatório, o exercício da repetição empírica e formal, além do uso da repetição histórica, que demonstra a posição de autor ocupada pelo aluno. Essa investigação nos levou à percepção sobre a influência da Iniciação Científica na apropriação da linguagem científica, e indicou que esse processo se deu por meio da troca com os pares, da imitação de modelos, e, sobretudo, da vivência da pesquisa.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000200003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000200003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132012000200003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.18 n.2 2012
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170956637732864