Reflexões sobre a constituição de uma história orientada para a formação inicial de professores de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cyrino,Márcia Cristina de Costa Trindade
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Corrêa,Júlio Faria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132009000200011
Resumo: Relatam-se algumas reflexões sobre a participação da história na formação inicial de professores de Matemática, produto de uma investigação que teve como objetivo constituir uma história sobre alguns métodos de determinação de áreas, particularmente de alguns trabalhos sobre a quadratura de figuras planas, orientada para a educação matemática de futuros professores de Matemática. Na constituição dessa história utilizamos a perspectiva de uma História Pedagogicamente Vetorizada proposta por Miguel e Miorim. Neste texto, apresentamos questões problematizadoras e reflexões sobre a cultura matemática na qual foram construídos esses métodos, que podem evidenciar múltiplas dimensões da Matemática, tirando-a de seu suposto isolamento das demais práticas sociais que participam da constituição dessa cultura matemática.
id UNESP-22_dfcfdbd4c6a3d255369a44d998fd70e9
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132009000200011
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Reflexões sobre a constituição de uma história orientada para a formação inicial de professores de matemáticaHistória na educação matemáticaFormação inicial de professores de matemáticaRelatam-se algumas reflexões sobre a participação da história na formação inicial de professores de Matemática, produto de uma investigação que teve como objetivo constituir uma história sobre alguns métodos de determinação de áreas, particularmente de alguns trabalhos sobre a quadratura de figuras planas, orientada para a educação matemática de futuros professores de Matemática. Na constituição dessa história utilizamos a perspectiva de uma História Pedagogicamente Vetorizada proposta por Miguel e Miorim. Neste texto, apresentamos questões problematizadoras e reflexões sobre a cultura matemática na qual foram construídos esses métodos, que podem evidenciar múltiplas dimensões da Matemática, tirando-a de seu suposto isolamento das demais práticas sociais que participam da constituição dessa cultura matemática.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2009-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132009000200011Ciência & Educação (Bauru) v.15 n.2 2009reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132009000200011info:eu-repo/semantics/openAccessCyrino,Márcia Cristina de Costa TrindadeCorrêa,Júlio Fariapor2009-09-22T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132009000200011Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:35.464159Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre a constituição de uma história orientada para a formação inicial de professores de matemática
title Reflexões sobre a constituição de uma história orientada para a formação inicial de professores de matemática
spellingShingle Reflexões sobre a constituição de uma história orientada para a formação inicial de professores de matemática
Cyrino,Márcia Cristina de Costa Trindade
História na educação matemática
Formação inicial de professores de matemática
title_short Reflexões sobre a constituição de uma história orientada para a formação inicial de professores de matemática
title_full Reflexões sobre a constituição de uma história orientada para a formação inicial de professores de matemática
title_fullStr Reflexões sobre a constituição de uma história orientada para a formação inicial de professores de matemática
title_full_unstemmed Reflexões sobre a constituição de uma história orientada para a formação inicial de professores de matemática
title_sort Reflexões sobre a constituição de uma história orientada para a formação inicial de professores de matemática
author Cyrino,Márcia Cristina de Costa Trindade
author_facet Cyrino,Márcia Cristina de Costa Trindade
Corrêa,Júlio Faria
author_role author
author2 Corrêa,Júlio Faria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cyrino,Márcia Cristina de Costa Trindade
Corrêa,Júlio Faria
dc.subject.por.fl_str_mv História na educação matemática
Formação inicial de professores de matemática
topic História na educação matemática
Formação inicial de professores de matemática
description Relatam-se algumas reflexões sobre a participação da história na formação inicial de professores de Matemática, produto de uma investigação que teve como objetivo constituir uma história sobre alguns métodos de determinação de áreas, particularmente de alguns trabalhos sobre a quadratura de figuras planas, orientada para a educação matemática de futuros professores de Matemática. Na constituição dessa história utilizamos a perspectiva de uma História Pedagogicamente Vetorizada proposta por Miguel e Miorim. Neste texto, apresentamos questões problematizadoras e reflexões sobre a cultura matemática na qual foram construídos esses métodos, que podem evidenciar múltiplas dimensões da Matemática, tirando-a de seu suposto isolamento das demais práticas sociais que participam da constituição dessa cultura matemática.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132009000200011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132009000200011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132009000200011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.15 n.2 2009
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170955811454976