Reflexões sobre a constituição de uma história orientada para a formação inicial de professores de matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132009000200011 |
Resumo: | Relatam-se algumas reflexões sobre a participação da história na formação inicial de professores de Matemática, produto de uma investigação que teve como objetivo constituir uma história sobre alguns métodos de determinação de áreas, particularmente de alguns trabalhos sobre a quadratura de figuras planas, orientada para a educação matemática de futuros professores de Matemática. Na constituição dessa história utilizamos a perspectiva de uma História Pedagogicamente Vetorizada proposta por Miguel e Miorim. Neste texto, apresentamos questões problematizadoras e reflexões sobre a cultura matemática na qual foram construídos esses métodos, que podem evidenciar múltiplas dimensões da Matemática, tirando-a de seu suposto isolamento das demais práticas sociais que participam da constituição dessa cultura matemática. |
id |
UNESP-22_dfcfdbd4c6a3d255369a44d998fd70e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132009000200011 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexões sobre a constituição de uma história orientada para a formação inicial de professores de matemáticaHistória na educação matemáticaFormação inicial de professores de matemáticaRelatam-se algumas reflexões sobre a participação da história na formação inicial de professores de Matemática, produto de uma investigação que teve como objetivo constituir uma história sobre alguns métodos de determinação de áreas, particularmente de alguns trabalhos sobre a quadratura de figuras planas, orientada para a educação matemática de futuros professores de Matemática. Na constituição dessa história utilizamos a perspectiva de uma História Pedagogicamente Vetorizada proposta por Miguel e Miorim. Neste texto, apresentamos questões problematizadoras e reflexões sobre a cultura matemática na qual foram construídos esses métodos, que podem evidenciar múltiplas dimensões da Matemática, tirando-a de seu suposto isolamento das demais práticas sociais que participam da constituição dessa cultura matemática.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2009-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132009000200011Ciência & Educação (Bauru) v.15 n.2 2009reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132009000200011info:eu-repo/semantics/openAccessCyrino,Márcia Cristina de Costa TrindadeCorrêa,Júlio Fariapor2009-09-22T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132009000200011Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:35.464159Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões sobre a constituição de uma história orientada para a formação inicial de professores de matemática |
title |
Reflexões sobre a constituição de uma história orientada para a formação inicial de professores de matemática |
spellingShingle |
Reflexões sobre a constituição de uma história orientada para a formação inicial de professores de matemática Cyrino,Márcia Cristina de Costa Trindade História na educação matemática Formação inicial de professores de matemática |
title_short |
Reflexões sobre a constituição de uma história orientada para a formação inicial de professores de matemática |
title_full |
Reflexões sobre a constituição de uma história orientada para a formação inicial de professores de matemática |
title_fullStr |
Reflexões sobre a constituição de uma história orientada para a formação inicial de professores de matemática |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre a constituição de uma história orientada para a formação inicial de professores de matemática |
title_sort |
Reflexões sobre a constituição de uma história orientada para a formação inicial de professores de matemática |
author |
Cyrino,Márcia Cristina de Costa Trindade |
author_facet |
Cyrino,Márcia Cristina de Costa Trindade Corrêa,Júlio Faria |
author_role |
author |
author2 |
Corrêa,Júlio Faria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cyrino,Márcia Cristina de Costa Trindade Corrêa,Júlio Faria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História na educação matemática Formação inicial de professores de matemática |
topic |
História na educação matemática Formação inicial de professores de matemática |
description |
Relatam-se algumas reflexões sobre a participação da história na formação inicial de professores de Matemática, produto de uma investigação que teve como objetivo constituir uma história sobre alguns métodos de determinação de áreas, particularmente de alguns trabalhos sobre a quadratura de figuras planas, orientada para a educação matemática de futuros professores de Matemática. Na constituição dessa história utilizamos a perspectiva de uma História Pedagogicamente Vetorizada proposta por Miguel e Miorim. Neste texto, apresentamos questões problematizadoras e reflexões sobre a cultura matemática na qual foram construídos esses métodos, que podem evidenciar múltiplas dimensões da Matemática, tirando-a de seu suposto isolamento das demais práticas sociais que participam da constituição dessa cultura matemática. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132009000200011 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132009000200011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1516-73132009000200011 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.15 n.2 2009 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170955811454976 |