O ESTUDO DO LUGAR NA ESCOLA DO CAMPO/The study of the Place in the School of the Countryside
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista NERA |
Texto Completo: | https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/3296 |
Resumo: | O texto é um estudo inserido no Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria. Com a finalidade de investigar, nas esferas teórica e prática, sobre o lugar – do campo -, com o viés centrado na Educação Infantil, buscou-se fazer um estudo do lugar da Escola Municipal de Ensino Fundamental Major Tancredo Penna de Moraes, de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. A investigação trata o lugar como uma categoria significativa para contextualização sócio-histórica do espaço. Para isso, utilizou-se da abordagem qualitativa, pesquisa bibliográfica, fundamentada em autores da Geografia e da Educação do Campo, com o objetivo de trazer à discussão aspectos importantes da relação lugar e escolas do meio rural e suas imbricações com o processo de ensino e de aprendizagem, em interface com os sujeitos dessa relação. Essa proposta pretende contribuir para o fortalecimento da ideia de que a concepção de lugar é uma ferramenta-chave para o conhecimento dentro da Educação Infantil no campo. |
id |
UNESP-25_21409fcb9c5ee35dafab5e598b4b6842 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.fct.unesp.br:article/3296 |
network_acronym_str |
UNESP-25 |
network_name_str |
Revista NERA |
repository_id_str |
|
spelling |
O ESTUDO DO LUGAR NA ESCOLA DO CAMPO/The study of the Place in the School of the CountrysideLugareducação do campoescola do meio ruralO texto é um estudo inserido no Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria. Com a finalidade de investigar, nas esferas teórica e prática, sobre o lugar – do campo -, com o viés centrado na Educação Infantil, buscou-se fazer um estudo do lugar da Escola Municipal de Ensino Fundamental Major Tancredo Penna de Moraes, de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. A investigação trata o lugar como uma categoria significativa para contextualização sócio-histórica do espaço. Para isso, utilizou-se da abordagem qualitativa, pesquisa bibliográfica, fundamentada em autores da Geografia e da Educação do Campo, com o objetivo de trazer à discussão aspectos importantes da relação lugar e escolas do meio rural e suas imbricações com o processo de ensino e de aprendizagem, em interface com os sujeitos dessa relação. Essa proposta pretende contribuir para o fortalecimento da ideia de que a concepção de lugar é uma ferramenta-chave para o conhecimento dentro da Educação Infantil no campo.Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente FCT/UNESP2016-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/329610.47946/rnera.v0i30.3296REVISTA NERA; n. 30 (19); 205-2281806-6755reponame:Revista NERAinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/3296/3328Druzian, FrancieleMeurer, Ane CarineZimermmann, AngelitaDezotti, Aline Freitasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-07T01:32:10Zoai:ojs.revista.fct.unesp.br:article/3296Revistahttps://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/indexPUBhttps://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/oairevistanera@fct.unesp.br || revistanera@fct.unesp.br1806-67551806-6755opendoar:2021-01-07T01:32:10Revista NERA - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ESTUDO DO LUGAR NA ESCOLA DO CAMPO/The study of the Place in the School of the Countryside |
title |
O ESTUDO DO LUGAR NA ESCOLA DO CAMPO/The study of the Place in the School of the Countryside |
spellingShingle |
O ESTUDO DO LUGAR NA ESCOLA DO CAMPO/The study of the Place in the School of the Countryside Druzian, Franciele Lugar educação do campo escola do meio rural |
title_short |
O ESTUDO DO LUGAR NA ESCOLA DO CAMPO/The study of the Place in the School of the Countryside |
title_full |
O ESTUDO DO LUGAR NA ESCOLA DO CAMPO/The study of the Place in the School of the Countryside |
title_fullStr |
O ESTUDO DO LUGAR NA ESCOLA DO CAMPO/The study of the Place in the School of the Countryside |
title_full_unstemmed |
O ESTUDO DO LUGAR NA ESCOLA DO CAMPO/The study of the Place in the School of the Countryside |
title_sort |
O ESTUDO DO LUGAR NA ESCOLA DO CAMPO/The study of the Place in the School of the Countryside |
author |
Druzian, Franciele |
author_facet |
Druzian, Franciele Meurer, Ane Carine Zimermmann, Angelita Dezotti, Aline Freitas |
author_role |
author |
author2 |
Meurer, Ane Carine Zimermmann, Angelita Dezotti, Aline Freitas |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Druzian, Franciele Meurer, Ane Carine Zimermmann, Angelita Dezotti, Aline Freitas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lugar educação do campo escola do meio rural |
topic |
Lugar educação do campo escola do meio rural |
description |
O texto é um estudo inserido no Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria. Com a finalidade de investigar, nas esferas teórica e prática, sobre o lugar – do campo -, com o viés centrado na Educação Infantil, buscou-se fazer um estudo do lugar da Escola Municipal de Ensino Fundamental Major Tancredo Penna de Moraes, de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. A investigação trata o lugar como uma categoria significativa para contextualização sócio-histórica do espaço. Para isso, utilizou-se da abordagem qualitativa, pesquisa bibliográfica, fundamentada em autores da Geografia e da Educação do Campo, com o objetivo de trazer à discussão aspectos importantes da relação lugar e escolas do meio rural e suas imbricações com o processo de ensino e de aprendizagem, em interface com os sujeitos dessa relação. Essa proposta pretende contribuir para o fortalecimento da ideia de que a concepção de lugar é uma ferramenta-chave para o conhecimento dentro da Educação Infantil no campo. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/3296 10.47946/rnera.v0i30.3296 |
url |
https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/3296 |
identifier_str_mv |
10.47946/rnera.v0i30.3296 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/3296/3328 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente FCT/UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente FCT/UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA NERA; n. 30 (19); 205-228 1806-6755 reponame:Revista NERA instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista NERA |
collection |
Revista NERA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista NERA - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistanera@fct.unesp.br || revistanera@fct.unesp.br |
_version_ |
1797048084726808576 |