A PATOLOGIZAÇÃO E MEDICALIZAÇÃO DAS CRIANÇAS É A SOLUÇÃO OU PROBLEMA?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BAKER, Paul
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: SADE, Rossana Maria Seabra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/6746
Resumo: um crescente número de crianças no Brasil está sujeita à prática terapêutica da medicalização excessiva. Isto tem levado a diferentes comportamentos e dificuldades, especialmente aqueles relacionados à escola, tidas como doenças, síndromes ou desordens. A lógica da patologização parece a cada dia dominar a perspectiva dos profissionais, tanto na Educação, quanto na Saúde. Este artigo reflete os mecanismos de controle social que promovem e sustentam esta lógica, considerando suas implicações para as vidas das crianças e adolescentes cujo destino é comumente caracterizado pela rotulação, discriminação e controle dedrogas. Argumentamos que há uma necessidade urgente de reconsiderar este paradigma e desenvolver novas abordagens que busquem desmistificar a patologização da vida e prover alternativas viáveis.
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