SABERES NECESSÁRIOS AO PROFESSOR PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DESSES PROFISSIONAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NOZI, Gislaine Semcovici
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: VITALIANO, Celia Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/5761
Resumo: Este artigo teve como objetivo apresentar uma análise relexiva a respeito das implicações dos resultados de uma pesquisa que elencou os saberes necessários ao professor para o processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE). O estudo partiu dos seguintes questionamentos: Quais desses saberes são essenciais ao professor? Para que tipode professor? Para qual escola? Para quais alunos? Quais recomendações são exequíveis pelo professor no cotidiano escolar e como efetivá-las? Em que tipo de formação: Inicial? Continuada? Em serviço? A análise dos saberes foi organizada em cinco temas: dimensão conceitual, dimensão procedimental, dimensão atitudinal, dimensão contextual e características pessoais do professor. Identiicamos que na formação inicial é fundamental a possibilidade do aluno realizar estagio para que possa desenvolver os saberes atitudinais e procedimentais, visto que nas disciplinas de natureza teórica privilegia-se a dimensão conceitual. Em relação à formação continuada e em serviço do professor discutimos a necessidade de se trabalhar as necessidades de formação que o professor vivencia, sobretudo, na busca de reletir sobre sua prática e aliar os conhecimentos teóricos a elas. Por im, consideramos que os saberes analisados podem ser tomados como indicadores em todos os espaços de formação do professor e são importantes para qualquer bom professor.
id UNESP-28_6cabc9e224fe555f30f3985e9937e04e
oai_identifier_str oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/5761
network_acronym_str UNESP-28
network_name_str Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)
repository_id_str
spelling SABERES NECESSÁRIOS AO PROFESSOR PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DESSES PROFISSIONAISEste artigo teve como objetivo apresentar uma análise relexiva a respeito das implicações dos resultados de uma pesquisa que elencou os saberes necessários ao professor para o processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE). O estudo partiu dos seguintes questionamentos: Quais desses saberes são essenciais ao professor? Para que tipode professor? Para qual escola? Para quais alunos? Quais recomendações são exequíveis pelo professor no cotidiano escolar e como efetivá-las? Em que tipo de formação: Inicial? Continuada? Em serviço? A análise dos saberes foi organizada em cinco temas: dimensão conceitual, dimensão procedimental, dimensão atitudinal, dimensão contextual e características pessoais do professor. Identiicamos que na formação inicial é fundamental a possibilidade do aluno realizar estagio para que possa desenvolver os saberes atitudinais e procedimentais, visto que nas disciplinas de natureza teórica privilegia-se a dimensão conceitual. Em relação à formação continuada e em serviço do professor discutimos a necessidade de se trabalhar as necessidades de formação que o professor vivencia, sobretudo, na busca de reletir sobre sua prática e aliar os conhecimentos teóricos a elas. Por im, consideramos que os saberes analisados podem ser tomados como indicadores em todos os espaços de formação do professor e são importantes para qualquer bom professor.Faculdade de Filosofia e Ciências2016-01-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/576110.36311/2358-8845.2015.v2n02.5761Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; v. 2 n. 02 (2015)Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 2 No. 02 (2015)Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 2 Núm. 02 (2015)2764-64402358-8845reponame:Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/5761/3942NOZI, Gislaine SemcoviciVITALIANO, Celia Reginainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-29T14:35:49Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/5761Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivasPUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/oaidialogoseperspectivas.marilia@unesp.br2764-64402358-8845opendoar:2020-07-29T14:35:49Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv SABERES NECESSÁRIOS AO PROFESSOR PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DESSES PROFISSIONAIS
title SABERES NECESSÁRIOS AO PROFESSOR PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DESSES PROFISSIONAIS
spellingShingle SABERES NECESSÁRIOS AO PROFESSOR PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DESSES PROFISSIONAIS
NOZI, Gislaine Semcovici
title_short SABERES NECESSÁRIOS AO PROFESSOR PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DESSES PROFISSIONAIS
title_full SABERES NECESSÁRIOS AO PROFESSOR PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DESSES PROFISSIONAIS
title_fullStr SABERES NECESSÁRIOS AO PROFESSOR PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DESSES PROFISSIONAIS
title_full_unstemmed SABERES NECESSÁRIOS AO PROFESSOR PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DESSES PROFISSIONAIS
title_sort SABERES NECESSÁRIOS AO PROFESSOR PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DESSES PROFISSIONAIS
author NOZI, Gislaine Semcovici
author_facet NOZI, Gislaine Semcovici
VITALIANO, Celia Regina
author_role author
author2 VITALIANO, Celia Regina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv NOZI, Gislaine Semcovici
VITALIANO, Celia Regina
description Este artigo teve como objetivo apresentar uma análise relexiva a respeito das implicações dos resultados de uma pesquisa que elencou os saberes necessários ao professor para o processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE). O estudo partiu dos seguintes questionamentos: Quais desses saberes são essenciais ao professor? Para que tipode professor? Para qual escola? Para quais alunos? Quais recomendações são exequíveis pelo professor no cotidiano escolar e como efetivá-las? Em que tipo de formação: Inicial? Continuada? Em serviço? A análise dos saberes foi organizada em cinco temas: dimensão conceitual, dimensão procedimental, dimensão atitudinal, dimensão contextual e características pessoais do professor. Identiicamos que na formação inicial é fundamental a possibilidade do aluno realizar estagio para que possa desenvolver os saberes atitudinais e procedimentais, visto que nas disciplinas de natureza teórica privilegia-se a dimensão conceitual. Em relação à formação continuada e em serviço do professor discutimos a necessidade de se trabalhar as necessidades de formação que o professor vivencia, sobretudo, na busca de reletir sobre sua prática e aliar os conhecimentos teóricos a elas. Por im, consideramos que os saberes analisados podem ser tomados como indicadores em todos os espaços de formação do professor e são importantes para qualquer bom professor.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/5761
10.36311/2358-8845.2015.v2n02.5761
url https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/5761
identifier_str_mv 10.36311/2358-8845.2015.v2n02.5761
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/5761/3942
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.source.none.fl_str_mv Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; v. 2 n. 02 (2015)
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 2 No. 02 (2015)
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 2 Núm. 02 (2015)
2764-6440
2358-8845
reponame:Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)
collection Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv dialogoseperspectivas.marilia@unesp.br
_version_ 1797041697001046016