DE CLASSES ESPECIAIS E ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: A ELEGIBILIDADE DE ALUNOS COMO FOCO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DENARI, Fátima Elisabeth
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/4034
Resumo: Nos anos de 1980 até início dos anos de 1990 a educação especial era constituída de alguns serviços voltados ao atendimento de pessoas com deiciências, entre eles, as Classes Especiais. O modelo, menos restritivo do que o institucional, destinava-se a alunos que apresentavam características típicas das áreas de deiciência sendo para estas encaminhados mediante critérios elegíveis pelos professores e referendados por avaliação psicológica. Com o advento dos movimentos inclusivistas, o modelo de atendimento se volta para salas multifuncionais, mas ainda permanecem condições de encaminhamento. Assim, tentando reletir sobre tais condições este trabalho teve por objetivo investigar junto a uma população de professores do ensino fundamental e professores de salas multifuncionais e atendimento educacional especializado, como vem ocorrendo a elegibilidade de alunos para este serviço; por quem são avaliados e de que forma são avaliados. Para tanto, foram organizadas rodas de conversas da qual participam professores comuns e especializados e os temas perpassam questões que já se consideravam ultrapassadas: problemas de aprendizagem, de comportamento, a presença de síndromes, a falta de apoio, de condições técnicas são a tônica dos depoimentos. Estes, por sua vez, denotam que ainda que paradigmas tenham sido alterados, transformados, permanecem a incerteza, a insegurança quando se tem de decidir sobre a carreira escolar de um determinado aluno.
id UNESP-28_ccfe1f1dd1f7b594bd43abee68bf4d79
oai_identifier_str oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/4034
network_acronym_str UNESP-28
network_name_str Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)
repository_id_str
spelling DE CLASSES ESPECIAIS E ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: A ELEGIBILIDADE DE ALUNOS COMO FOCONos anos de 1980 até início dos anos de 1990 a educação especial era constituída de alguns serviços voltados ao atendimento de pessoas com deiciências, entre eles, as Classes Especiais. O modelo, menos restritivo do que o institucional, destinava-se a alunos que apresentavam características típicas das áreas de deiciência sendo para estas encaminhados mediante critérios elegíveis pelos professores e referendados por avaliação psicológica. Com o advento dos movimentos inclusivistas, o modelo de atendimento se volta para salas multifuncionais, mas ainda permanecem condições de encaminhamento. Assim, tentando reletir sobre tais condições este trabalho teve por objetivo investigar junto a uma população de professores do ensino fundamental e professores de salas multifuncionais e atendimento educacional especializado, como vem ocorrendo a elegibilidade de alunos para este serviço; por quem são avaliados e de que forma são avaliados. Para tanto, foram organizadas rodas de conversas da qual participam professores comuns e especializados e os temas perpassam questões que já se consideravam ultrapassadas: problemas de aprendizagem, de comportamento, a presença de síndromes, a falta de apoio, de condições técnicas são a tônica dos depoimentos. Estes, por sua vez, denotam que ainda que paradigmas tenham sido alterados, transformados, permanecem a incerteza, a insegurança quando se tem de decidir sobre a carreira escolar de um determinado aluno.Faculdade de Filosofia e Ciências2014-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/403410.36311/2358-8845.2014.v1n01.4034Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; v. 1 n. 01 (2014)Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 1 No. 01 (2014)Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 1 Núm. 01 (2014)2764-64402358-8845reponame:Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/4034/2985Copyright (c) 2014 REVISTA DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIALhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDENARI, Fátima Elisabeth2022-06-06T11:27:15Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/4034Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivasPUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/oaidialogoseperspectivas.marilia@unesp.br2764-64402358-8845opendoar:2022-06-06T11:27:15Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv DE CLASSES ESPECIAIS E ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: A ELEGIBILIDADE DE ALUNOS COMO FOCO
title DE CLASSES ESPECIAIS E ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: A ELEGIBILIDADE DE ALUNOS COMO FOCO
spellingShingle DE CLASSES ESPECIAIS E ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: A ELEGIBILIDADE DE ALUNOS COMO FOCO
DENARI, Fátima Elisabeth
title_short DE CLASSES ESPECIAIS E ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: A ELEGIBILIDADE DE ALUNOS COMO FOCO
title_full DE CLASSES ESPECIAIS E ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: A ELEGIBILIDADE DE ALUNOS COMO FOCO
title_fullStr DE CLASSES ESPECIAIS E ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: A ELEGIBILIDADE DE ALUNOS COMO FOCO
title_full_unstemmed DE CLASSES ESPECIAIS E ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: A ELEGIBILIDADE DE ALUNOS COMO FOCO
title_sort DE CLASSES ESPECIAIS E ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: A ELEGIBILIDADE DE ALUNOS COMO FOCO
author DENARI, Fátima Elisabeth
author_facet DENARI, Fátima Elisabeth
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv DENARI, Fátima Elisabeth
description Nos anos de 1980 até início dos anos de 1990 a educação especial era constituída de alguns serviços voltados ao atendimento de pessoas com deiciências, entre eles, as Classes Especiais. O modelo, menos restritivo do que o institucional, destinava-se a alunos que apresentavam características típicas das áreas de deiciência sendo para estas encaminhados mediante critérios elegíveis pelos professores e referendados por avaliação psicológica. Com o advento dos movimentos inclusivistas, o modelo de atendimento se volta para salas multifuncionais, mas ainda permanecem condições de encaminhamento. Assim, tentando reletir sobre tais condições este trabalho teve por objetivo investigar junto a uma população de professores do ensino fundamental e professores de salas multifuncionais e atendimento educacional especializado, como vem ocorrendo a elegibilidade de alunos para este serviço; por quem são avaliados e de que forma são avaliados. Para tanto, foram organizadas rodas de conversas da qual participam professores comuns e especializados e os temas perpassam questões que já se consideravam ultrapassadas: problemas de aprendizagem, de comportamento, a presença de síndromes, a falta de apoio, de condições técnicas são a tônica dos depoimentos. Estes, por sua vez, denotam que ainda que paradigmas tenham sido alterados, transformados, permanecem a incerteza, a insegurança quando se tem de decidir sobre a carreira escolar de um determinado aluno.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/4034
10.36311/2358-8845.2014.v1n01.4034
url https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/4034
identifier_str_mv 10.36311/2358-8845.2014.v1n01.4034
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/4034/2985
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REVISTA DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REVISTA DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.source.none.fl_str_mv Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; v. 1 n. 01 (2014)
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 1 No. 01 (2014)
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 1 Núm. 01 (2014)
2764-6440
2358-8845
reponame:Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)
collection Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv dialogoseperspectivas.marilia@unesp.br
_version_ 1797041696444252160