TQM e Seu Impacto na Performance Organizacional: Construção de Um Modelo Baseado na Literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira, Gustavo Silveira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Azevedo, Daniele Caroline Gonçalves de, Santos, Alef Rodolfo dos, Martins, Roberto Antônio, Turrioni, João Batista
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
Texto Completo: https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/2015
Resumo: As práticas de TQM têm significativos efeitos sobre a satisfação dos clientes e constituem um meio eficaz pelo qual as empresas podem ganhar vantagem competitiva e melhorar sua performance. O presente trabalho tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da teoria em TQM, apresentando as relações causais entre os seis constructos da gestão da qualidade proposto no Malcolm Baldrige (liderança, foco no cliente, planejamento estratégico, relacionamento com fornecedores, gestão de recursos humanos e gestão de processos) e o desempenho (performance) organizacional. O trabalho traz uma vasta revisão da literatura sobre o tema e propõe um modelo considerando as interações entre os constructos. Observa-se que alguns constructos possuem somente uma relação indireta com a performance organizacional enquanto outros possuem uma relação mais clara e definida. O modelo construído será testado empiricamente em pesquisas futuras. 
id UNESP-2_6b1c7997d73f3eba4ab6efafb4708519
oai_identifier_str oai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/2015
network_acronym_str UNESP-2
network_name_str GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
repository_id_str
spelling TQM e Seu Impacto na Performance Organizacional: Construção de Um Modelo Baseado na LiteraturaAs práticas de TQM têm significativos efeitos sobre a satisfação dos clientes e constituem um meio eficaz pelo qual as empresas podem ganhar vantagem competitiva e melhorar sua performance. O presente trabalho tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da teoria em TQM, apresentando as relações causais entre os seis constructos da gestão da qualidade proposto no Malcolm Baldrige (liderança, foco no cliente, planejamento estratégico, relacionamento com fornecedores, gestão de recursos humanos e gestão de processos) e o desempenho (performance) organizacional. O trabalho traz uma vasta revisão da literatura sobre o tema e propõe um modelo considerando as interações entre os constructos. Observa-se que alguns constructos possuem somente uma relação indireta com a performance organizacional enquanto outros possuem uma relação mais clara e definida. O modelo construído será testado empiricamente em pesquisas futuras. A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)2018-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/201510.15675/gepros.v13i1.2015Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; v. 13 n. 1 (2018); 1611984-2430reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemasinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/2015/828https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/2015/1750de Oliveira, Gustavo SilveiraAzevedo, Daniele Caroline Gonçalves deSantos, Alef Rodolfo dosMartins, Roberto AntônioTurrioni, João Batistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-01T11:00:16Zoai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/2015Revistahttps://revista.feb.unesp.br/geprosPUBhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/oaigepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br1984-24301809-614Xopendoar:2018-03-01T11:00:16GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv TQM e Seu Impacto na Performance Organizacional: Construção de Um Modelo Baseado na Literatura
title TQM e Seu Impacto na Performance Organizacional: Construção de Um Modelo Baseado na Literatura
spellingShingle TQM e Seu Impacto na Performance Organizacional: Construção de Um Modelo Baseado na Literatura
de Oliveira, Gustavo Silveira
title_short TQM e Seu Impacto na Performance Organizacional: Construção de Um Modelo Baseado na Literatura
title_full TQM e Seu Impacto na Performance Organizacional: Construção de Um Modelo Baseado na Literatura
title_fullStr TQM e Seu Impacto na Performance Organizacional: Construção de Um Modelo Baseado na Literatura
title_full_unstemmed TQM e Seu Impacto na Performance Organizacional: Construção de Um Modelo Baseado na Literatura
title_sort TQM e Seu Impacto na Performance Organizacional: Construção de Um Modelo Baseado na Literatura
author de Oliveira, Gustavo Silveira
author_facet de Oliveira, Gustavo Silveira
Azevedo, Daniele Caroline Gonçalves de
Santos, Alef Rodolfo dos
Martins, Roberto Antônio
Turrioni, João Batista
author_role author
author2 Azevedo, Daniele Caroline Gonçalves de
Santos, Alef Rodolfo dos
Martins, Roberto Antônio
Turrioni, João Batista
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Oliveira, Gustavo Silveira
Azevedo, Daniele Caroline Gonçalves de
Santos, Alef Rodolfo dos
Martins, Roberto Antônio
Turrioni, João Batista
description As práticas de TQM têm significativos efeitos sobre a satisfação dos clientes e constituem um meio eficaz pelo qual as empresas podem ganhar vantagem competitiva e melhorar sua performance. O presente trabalho tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da teoria em TQM, apresentando as relações causais entre os seis constructos da gestão da qualidade proposto no Malcolm Baldrige (liderança, foco no cliente, planejamento estratégico, relacionamento com fornecedores, gestão de recursos humanos e gestão de processos) e o desempenho (performance) organizacional. O trabalho traz uma vasta revisão da literatura sobre o tema e propõe um modelo considerando as interações entre os constructos. Observa-se que alguns constructos possuem somente uma relação indireta com a performance organizacional enquanto outros possuem uma relação mais clara e definida. O modelo construído será testado empiricamente em pesquisas futuras. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/2015
10.15675/gepros.v13i1.2015
url https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/2015
identifier_str_mv 10.15675/gepros.v13i1.2015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/2015/828
https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/2015/1750
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)
publisher.none.fl_str_mv A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; v. 13 n. 1 (2018); 161
1984-2430
reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
collection GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
repository.name.fl_str_mv GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv gepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br
_version_ 1800215697538678784