Conflitos funcionais no relacionamento entre fabricante e distribuidores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Cruz, Marcia Rohr
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Lima, Patrícia Padilha, Severo, Eliana Andréa, Camargo, Maria Emilia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
Texto Completo: https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/863
Resumo: Os canais de marketing são de grande importância às organizações, pois produtos vendem mais, quando os consumidores podem adquiri-los de forma conveniente. Por outro lado, relacionamentos entre os membros do canal, como fabricantes e intermediários, têm se tornado área produtiva para o desenvolvimento de capacidades de cooperação. Desta maneira, este estudo tem por objetivo identificar como ocorre o relacionamento entre fabricante e distribuidores. Para tanto, a partir de um modelo teórico, que levou em conta construtos, como comportamento oportunista, confiança e troca de informações, foi efetuada uma pesquisa, junto a uma empresa fabricante de molas pneumáticas e seus três principais distribuidores, no Estado do Rio Grande do Sul. Para análise dos dados, foi utilizada entrevista semi-estruturada e os seus resultados mostraram que há falta de coordenação entre canais, concorrência entre a fábrica e seus distribuidores, falta de políticas de vendas claras e, consequentemente, o relacionamento não inspira confiança. Palavras-chave: Relacionamento; Canais de distribuição; Conflito.
id UNESP-2_7b36ee45743cf1f651c804ff288bef0e
oai_identifier_str oai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/863
network_acronym_str UNESP-2
network_name_str GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
repository_id_str
spelling Conflitos funcionais no relacionamento entre fabricante e distribuidoresOs canais de marketing são de grande importância às organizações, pois produtos vendem mais, quando os consumidores podem adquiri-los de forma conveniente. Por outro lado, relacionamentos entre os membros do canal, como fabricantes e intermediários, têm se tornado área produtiva para o desenvolvimento de capacidades de cooperação. Desta maneira, este estudo tem por objetivo identificar como ocorre o relacionamento entre fabricante e distribuidores. Para tanto, a partir de um modelo teórico, que levou em conta construtos, como comportamento oportunista, confiança e troca de informações, foi efetuada uma pesquisa, junto a uma empresa fabricante de molas pneumáticas e seus três principais distribuidores, no Estado do Rio Grande do Sul. Para análise dos dados, foi utilizada entrevista semi-estruturada e os seus resultados mostraram que há falta de coordenação entre canais, concorrência entre a fábrica e seus distribuidores, falta de políticas de vendas claras e, consequentemente, o relacionamento não inspira confiança. Palavras-chave: Relacionamento; Canais de distribuição; Conflito.A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)2012-03-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/86310.15675/gepros.v0i3.863Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; n. 3 (2010); 771984-2430reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemasinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/863/321da Cruz, Marcia RohrLima, Patrícia PadilhaSevero, Eliana AndréaCamargo, Maria Emiliainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-03-02T22:16:41Zoai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/863Revistahttps://revista.feb.unesp.br/geprosPUBhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/oaigepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br1984-24301809-614Xopendoar:2012-03-02T22:16:41GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Conflitos funcionais no relacionamento entre fabricante e distribuidores
title Conflitos funcionais no relacionamento entre fabricante e distribuidores
spellingShingle Conflitos funcionais no relacionamento entre fabricante e distribuidores
da Cruz, Marcia Rohr
title_short Conflitos funcionais no relacionamento entre fabricante e distribuidores
title_full Conflitos funcionais no relacionamento entre fabricante e distribuidores
title_fullStr Conflitos funcionais no relacionamento entre fabricante e distribuidores
title_full_unstemmed Conflitos funcionais no relacionamento entre fabricante e distribuidores
title_sort Conflitos funcionais no relacionamento entre fabricante e distribuidores
author da Cruz, Marcia Rohr
author_facet da Cruz, Marcia Rohr
Lima, Patrícia Padilha
Severo, Eliana Andréa
Camargo, Maria Emilia
author_role author
author2 Lima, Patrícia Padilha
Severo, Eliana Andréa
Camargo, Maria Emilia
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Cruz, Marcia Rohr
Lima, Patrícia Padilha
Severo, Eliana Andréa
Camargo, Maria Emilia
description Os canais de marketing são de grande importância às organizações, pois produtos vendem mais, quando os consumidores podem adquiri-los de forma conveniente. Por outro lado, relacionamentos entre os membros do canal, como fabricantes e intermediários, têm se tornado área produtiva para o desenvolvimento de capacidades de cooperação. Desta maneira, este estudo tem por objetivo identificar como ocorre o relacionamento entre fabricante e distribuidores. Para tanto, a partir de um modelo teórico, que levou em conta construtos, como comportamento oportunista, confiança e troca de informações, foi efetuada uma pesquisa, junto a uma empresa fabricante de molas pneumáticas e seus três principais distribuidores, no Estado do Rio Grande do Sul. Para análise dos dados, foi utilizada entrevista semi-estruturada e os seus resultados mostraram que há falta de coordenação entre canais, concorrência entre a fábrica e seus distribuidores, falta de políticas de vendas claras e, consequentemente, o relacionamento não inspira confiança. Palavras-chave: Relacionamento; Canais de distribuição; Conflito.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/863
10.15675/gepros.v0i3.863
url https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/863
identifier_str_mv 10.15675/gepros.v0i3.863
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/863/321
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)
publisher.none.fl_str_mv A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; n. 3 (2010); 77
1984-2430
reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
collection GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
repository.name.fl_str_mv GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv gepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br
_version_ 1800215696249978880