Estudo de internacionalização de franquias brasileiras: desafios e barreiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Helena Loffredo da Rocha
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Mendonça, Paulo Sérgio Miranda, Buzzo, Everton José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
Texto Completo: https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1144
Resumo: Este estudo objetivou analisar a internacionalização de franquias brasileiras através de um estudo de caso, buscando identificar fatores que influenciaram a internacionalização, as adaptações das estratégias de marketing e as principais barreiras e desafios da internacionalização de franquias brasileiras. Foi realizada uma pesquisa exploratória qualitativa através do método de estudo de caso. As informações foram coletadas através de observação e entrevistas semiestruturadas com os gestores responsáveis pela expansão internacional de duas empresas. A análise dos resultados ocorreu através de comparação entre as informações obtidas e o referencial teórico. Os resultados demonstraram que as empresas estudadas expandiram-se internacionalmente devido as demandas externas e ao desejo de explorar novos mercados. São realizadas mudanças nas estratégias de marketing em diferentes graus, sendo a comunicação o elemento mais alterado. O principal desafio à internacionalização encontrado foi compreender a cultura local e incorporá-la à operação. Palavras-chave: Franquias. Internacionalização. Estratégia de Marketing.
id UNESP-2_b359fd70edc299a4e297eafb5a3c292d
oai_identifier_str oai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/1144
network_acronym_str UNESP-2
network_name_str GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
repository_id_str
spelling Estudo de internacionalização de franquias brasileiras: desafios e barreirasEste estudo objetivou analisar a internacionalização de franquias brasileiras através de um estudo de caso, buscando identificar fatores que influenciaram a internacionalização, as adaptações das estratégias de marketing e as principais barreiras e desafios da internacionalização de franquias brasileiras. Foi realizada uma pesquisa exploratória qualitativa através do método de estudo de caso. As informações foram coletadas através de observação e entrevistas semiestruturadas com os gestores responsáveis pela expansão internacional de duas empresas. A análise dos resultados ocorreu através de comparação entre as informações obtidas e o referencial teórico. Os resultados demonstraram que as empresas estudadas expandiram-se internacionalmente devido as demandas externas e ao desejo de explorar novos mercados. São realizadas mudanças nas estratégias de marketing em diferentes graus, sendo a comunicação o elemento mais alterado. O principal desafio à internacionalização encontrado foi compreender a cultura local e incorporá-la à operação. Palavras-chave: Franquias. Internacionalização. Estratégia de Marketing.A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)2014-06-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/114410.15675/gepros.v0i1.1144Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; n. 1 (2014); 851984-2430reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemasinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1144/570https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1144/1452https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1144/1453Leite, Helena Loffredo da RochaMendonça, Paulo Sérgio MirandaBuzzo, Everton Joséinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-11T17:35:26Zoai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/1144Revistahttps://revista.feb.unesp.br/geprosPUBhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/oaigepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br1984-24301809-614Xopendoar:2014-09-11T17:35:26GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo de internacionalização de franquias brasileiras: desafios e barreiras
title Estudo de internacionalização de franquias brasileiras: desafios e barreiras
spellingShingle Estudo de internacionalização de franquias brasileiras: desafios e barreiras
Leite, Helena Loffredo da Rocha
title_short Estudo de internacionalização de franquias brasileiras: desafios e barreiras
title_full Estudo de internacionalização de franquias brasileiras: desafios e barreiras
title_fullStr Estudo de internacionalização de franquias brasileiras: desafios e barreiras
title_full_unstemmed Estudo de internacionalização de franquias brasileiras: desafios e barreiras
title_sort Estudo de internacionalização de franquias brasileiras: desafios e barreiras
author Leite, Helena Loffredo da Rocha
author_facet Leite, Helena Loffredo da Rocha
Mendonça, Paulo Sérgio Miranda
Buzzo, Everton José
author_role author
author2 Mendonça, Paulo Sérgio Miranda
Buzzo, Everton José
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Helena Loffredo da Rocha
Mendonça, Paulo Sérgio Miranda
Buzzo, Everton José
description Este estudo objetivou analisar a internacionalização de franquias brasileiras através de um estudo de caso, buscando identificar fatores que influenciaram a internacionalização, as adaptações das estratégias de marketing e as principais barreiras e desafios da internacionalização de franquias brasileiras. Foi realizada uma pesquisa exploratória qualitativa através do método de estudo de caso. As informações foram coletadas através de observação e entrevistas semiestruturadas com os gestores responsáveis pela expansão internacional de duas empresas. A análise dos resultados ocorreu através de comparação entre as informações obtidas e o referencial teórico. Os resultados demonstraram que as empresas estudadas expandiram-se internacionalmente devido as demandas externas e ao desejo de explorar novos mercados. São realizadas mudanças nas estratégias de marketing em diferentes graus, sendo a comunicação o elemento mais alterado. O principal desafio à internacionalização encontrado foi compreender a cultura local e incorporá-la à operação. Palavras-chave: Franquias. Internacionalização. Estratégia de Marketing.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1144
10.15675/gepros.v0i1.1144
url https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1144
identifier_str_mv 10.15675/gepros.v0i1.1144
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1144/570
https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1144/1452
https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1144/1453
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)
publisher.none.fl_str_mv A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; n. 1 (2014); 85
1984-2430
reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
collection GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
repository.name.fl_str_mv GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv gepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br
_version_ 1800215696683040768