Estudo de internacionalização de franquias brasileiras: desafios e barreiras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas |
Texto Completo: | https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1144 |
Resumo: | Este estudo objetivou analisar a internacionalização de franquias brasileiras através de um estudo de caso, buscando identificar fatores que influenciaram a internacionalização, as adaptações das estratégias de marketing e as principais barreiras e desafios da internacionalização de franquias brasileiras. Foi realizada uma pesquisa exploratória qualitativa através do método de estudo de caso. As informações foram coletadas através de observação e entrevistas semiestruturadas com os gestores responsáveis pela expansão internacional de duas empresas. A análise dos resultados ocorreu através de comparação entre as informações obtidas e o referencial teórico. Os resultados demonstraram que as empresas estudadas expandiram-se internacionalmente devido as demandas externas e ao desejo de explorar novos mercados. São realizadas mudanças nas estratégias de marketing em diferentes graus, sendo a comunicação o elemento mais alterado. O principal desafio à internacionalização encontrado foi compreender a cultura local e incorporá-la à operação. Palavras-chave: Franquias. Internacionalização. Estratégia de Marketing. |
id |
UNESP-2_b359fd70edc299a4e297eafb5a3c292d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/1144 |
network_acronym_str |
UNESP-2 |
network_name_str |
GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudo de internacionalização de franquias brasileiras: desafios e barreirasEste estudo objetivou analisar a internacionalização de franquias brasileiras através de um estudo de caso, buscando identificar fatores que influenciaram a internacionalização, as adaptações das estratégias de marketing e as principais barreiras e desafios da internacionalização de franquias brasileiras. Foi realizada uma pesquisa exploratória qualitativa através do método de estudo de caso. As informações foram coletadas através de observação e entrevistas semiestruturadas com os gestores responsáveis pela expansão internacional de duas empresas. A análise dos resultados ocorreu através de comparação entre as informações obtidas e o referencial teórico. Os resultados demonstraram que as empresas estudadas expandiram-se internacionalmente devido as demandas externas e ao desejo de explorar novos mercados. São realizadas mudanças nas estratégias de marketing em diferentes graus, sendo a comunicação o elemento mais alterado. O principal desafio à internacionalização encontrado foi compreender a cultura local e incorporá-la à operação. Palavras-chave: Franquias. Internacionalização. Estratégia de Marketing.A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)2014-06-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/114410.15675/gepros.v0i1.1144Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; n. 1 (2014); 851984-2430reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemasinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1144/570https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1144/1452https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1144/1453Leite, Helena Loffredo da RochaMendonça, Paulo Sérgio MirandaBuzzo, Everton Joséinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-11T17:35:26Zoai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/1144Revistahttps://revista.feb.unesp.br/geprosPUBhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/oaigepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br1984-24301809-614Xopendoar:2014-09-11T17:35:26GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo de internacionalização de franquias brasileiras: desafios e barreiras |
title |
Estudo de internacionalização de franquias brasileiras: desafios e barreiras |
spellingShingle |
Estudo de internacionalização de franquias brasileiras: desafios e barreiras Leite, Helena Loffredo da Rocha |
title_short |
Estudo de internacionalização de franquias brasileiras: desafios e barreiras |
title_full |
Estudo de internacionalização de franquias brasileiras: desafios e barreiras |
title_fullStr |
Estudo de internacionalização de franquias brasileiras: desafios e barreiras |
title_full_unstemmed |
Estudo de internacionalização de franquias brasileiras: desafios e barreiras |
title_sort |
Estudo de internacionalização de franquias brasileiras: desafios e barreiras |
author |
Leite, Helena Loffredo da Rocha |
author_facet |
Leite, Helena Loffredo da Rocha Mendonça, Paulo Sérgio Miranda Buzzo, Everton José |
author_role |
author |
author2 |
Mendonça, Paulo Sérgio Miranda Buzzo, Everton José |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Helena Loffredo da Rocha Mendonça, Paulo Sérgio Miranda Buzzo, Everton José |
description |
Este estudo objetivou analisar a internacionalização de franquias brasileiras através de um estudo de caso, buscando identificar fatores que influenciaram a internacionalização, as adaptações das estratégias de marketing e as principais barreiras e desafios da internacionalização de franquias brasileiras. Foi realizada uma pesquisa exploratória qualitativa através do método de estudo de caso. As informações foram coletadas através de observação e entrevistas semiestruturadas com os gestores responsáveis pela expansão internacional de duas empresas. A análise dos resultados ocorreu através de comparação entre as informações obtidas e o referencial teórico. Os resultados demonstraram que as empresas estudadas expandiram-se internacionalmente devido as demandas externas e ao desejo de explorar novos mercados. São realizadas mudanças nas estratégias de marketing em diferentes graus, sendo a comunicação o elemento mais alterado. O principal desafio à internacionalização encontrado foi compreender a cultura local e incorporá-la à operação. Palavras-chave: Franquias. Internacionalização. Estratégia de Marketing. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1144 10.15675/gepros.v0i1.1144 |
url |
https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1144 |
identifier_str_mv |
10.15675/gepros.v0i1.1144 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1144/570 https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1144/1452 https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1144/1453 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB) |
publisher.none.fl_str_mv |
A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; n. 1 (2014); 85 1984-2430 reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas |
collection |
GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas |
repository.name.fl_str_mv |
GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
gepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br |
_version_ |
1800215696683040768 |