Aplicação da simulação empresarial no ensino da graduação
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Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas |
Texto Completo: | https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/131 |
Resumo: | A proposta desenvolve atividades didáticas metodológicas, em busca da fixação do conteúdo lecionado em sala de aula e a distância, através da utilização de softwares de simulação, como ferramenta de apoio ao ensinoaprendizagem. Conseqüentemente, busca-se estimular o pensamento sistêmico, disponibilizando não apenas a simulação em si, em sala de aula e/ou na educação a distância, mas numa estrutura que possibilite aos alunos entenderem como as inter-relações determinam o comportamento dos sistemas organizacionais e como suas decisões, em parte específicas do sistem,a impactam em outras partes, no tempo e no espaço. Com isso, caminha-se em direção a uma prática pedagógica baseada na educação sistêmica, em que alunos possam não apenas assimilar conceitos, mas interagir com estes conceitos, questionar seus pressupostos e decisões, principalmente num exercício de experimentação baseado na construção e reconstrução de modelos de simulação de uma determinada “realidade”, caracterizada pela complexidade dinâmica. A metodologia se sustenta no processo de modelagem das realidades organizacionais proposto em Sterman (2000). Palavras-chaves: dinâmica de sistemas, simulação empresarial, educação sistêmica, modelagem de sistemas, ensino de engenharia da produção. |
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Aplicação da simulação empresarial no ensino da graduaçãoA proposta desenvolve atividades didáticas metodológicas, em busca da fixação do conteúdo lecionado em sala de aula e a distância, através da utilização de softwares de simulação, como ferramenta de apoio ao ensinoaprendizagem. Conseqüentemente, busca-se estimular o pensamento sistêmico, disponibilizando não apenas a simulação em si, em sala de aula e/ou na educação a distância, mas numa estrutura que possibilite aos alunos entenderem como as inter-relações determinam o comportamento dos sistemas organizacionais e como suas decisões, em parte específicas do sistem,a impactam em outras partes, no tempo e no espaço. Com isso, caminha-se em direção a uma prática pedagógica baseada na educação sistêmica, em que alunos possam não apenas assimilar conceitos, mas interagir com estes conceitos, questionar seus pressupostos e decisões, principalmente num exercício de experimentação baseado na construção e reconstrução de modelos de simulação de uma determinada “realidade”, caracterizada pela complexidade dinâmica. A metodologia se sustenta no processo de modelagem das realidades organizacionais proposto em Sterman (2000). Palavras-chaves: dinâmica de sistemas, simulação empresarial, educação sistêmica, modelagem de sistemas, ensino de engenharia da produção. This proposal develops methodological and didactic activities seeking the assimilation of the content taught in the classroom as well as at a distance, through the use of simulation software as a support tool to the teaching and learning practices. As a result, the systemic thinking is stimulated, making available not only the simulation itself – both in the classroom as well as at a distance – but also in a structure that enables the students to understand how the interrelations determine the behavior of organizational systems and/or how their decisions in specific parts of the system impact on other parts, in time and space. Taking it into consideration, one moves towards a pedagogic practice based on systemic education, in which the students cannot only assimilate concepts, but also interact with these concepts, question their assumptions and decisions – mainly in an experimentation exercise based on the construction and reconstruction of simulation models of a certain “reality” characterized by its dynamic complexity. The methodology is grounded on the modeling process of the organizational realities proposed by Sterman (2000). Keywords: System dynamics, business simulation, systemic education, system modeling, production engineering teaching.A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)2007-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/13110.15675/gepros.v0i1.131Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; n. 1 (2007); Pag. 431984-2430reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemasinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/131/93Soares de Oliveira, Fernando PorfírioReis de Souza, Renata Laisee Medeiros Júnior, Josué VitorAnez, Miguel Eduardo Morenoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2008-10-15T20:18:25Zoai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/131Revistahttps://revista.feb.unesp.br/geprosPUBhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/oaigepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br1984-24301809-614Xopendoar:2008-10-15T20:18:25GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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