MUDAR PARA QUE TUDO CONTINUE COMO ESTÁ: O modernismo conservador de Fernando Henrique Cardoso

Bibliographic Details
Main Author: Deo, Anderson
Publication Date: 2011
Format: Article
Language: por
Source: Revista Aurora (Online)
Download full: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view/1276
Summary: O presente trabalho busca compreender o processo de reformas políticas e econômicasque se concretizaram durante a década de 1990 no Brasil. Tais reformas foram fundamentais àimplementação do projeto político de “modernização conservadora” que inseriu o país no novomomento de internacionalização capitalista, denominado mundialização do capital. À frente daaliança política que comandou o país durante oito anos (1995-2003), estava Fernando HenriqueCardoso, intelectual de projeção internacional, cuja obra em parceria com Enzo Faletto,Dependência e desenvolvimento na América Latina, pode ser caracterizada como a referência teóricadeste projeto. O que procuraremos demonstrar é que a concretização das “reformas” no Brasil,durante a década de 1990, é uma revitalização – em novo momento histórico – da tese central deDependência e desenvolvimento, qual seja, devido às características sócio-políticas das economiasperiféricas, a única forma de estas alcançarem um patamar mínimo de desenvolvimento, é atravésda inserção dependente e subordinada nos processos de internacionalização do mercado mundial.
id UNESP-32_37b80f6423461412cf6d6aae4b102ac6
oai_identifier_str oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/1276
network_acronym_str UNESP-32
network_name_str Revista Aurora (Online)
repository_id_str
spelling MUDAR PARA QUE TUDO CONTINUE COMO ESTÁ: O modernismo conservador de Fernando Henrique Cardosomodernização conservadoraburguesia brasileiradependênciadesenvolvimento.O presente trabalho busca compreender o processo de reformas políticas e econômicasque se concretizaram durante a década de 1990 no Brasil. Tais reformas foram fundamentais àimplementação do projeto político de “modernização conservadora” que inseriu o país no novomomento de internacionalização capitalista, denominado mundialização do capital. À frente daaliança política que comandou o país durante oito anos (1995-2003), estava Fernando HenriqueCardoso, intelectual de projeção internacional, cuja obra em parceria com Enzo Faletto,Dependência e desenvolvimento na América Latina, pode ser caracterizada como a referência teóricadeste projeto. O que procuraremos demonstrar é que a concretização das “reformas” no Brasil,durante a década de 1990, é uma revitalização – em novo momento histórico – da tese central deDependência e desenvolvimento, qual seja, devido às características sócio-políticas das economiasperiféricas, a única forma de estas alcançarem um patamar mínimo de desenvolvimento, é atravésda inserção dependente e subordinada nos processos de internacionalização do mercado mundial.Faculdade de Filosofia e Ciências2011-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view/127610.36311/1982-8004.2011.v4n2.1276Revista Aurora; v. 4 n. 2 (2011): Revista Aurora1982-80042177-0484reponame:Revista Aurora (Online)instname:Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view/1276/1137Copyright (c) 2011 Revista Aurorahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessDeo, Anderson2020-07-29T11:13:53ZRevistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/indexPUB
dc.title.none.fl_str_mv MUDAR PARA QUE TUDO CONTINUE COMO ESTÁ: O modernismo conservador de Fernando Henrique Cardoso
title MUDAR PARA QUE TUDO CONTINUE COMO ESTÁ: O modernismo conservador de Fernando Henrique Cardoso
spellingShingle MUDAR PARA QUE TUDO CONTINUE COMO ESTÁ: O modernismo conservador de Fernando Henrique Cardoso
Deo, Anderson
modernização conservadora
burguesia brasileira
dependência
desenvolvimento.
title_short MUDAR PARA QUE TUDO CONTINUE COMO ESTÁ: O modernismo conservador de Fernando Henrique Cardoso
title_full MUDAR PARA QUE TUDO CONTINUE COMO ESTÁ: O modernismo conservador de Fernando Henrique Cardoso
title_fullStr MUDAR PARA QUE TUDO CONTINUE COMO ESTÁ: O modernismo conservador de Fernando Henrique Cardoso
title_full_unstemmed MUDAR PARA QUE TUDO CONTINUE COMO ESTÁ: O modernismo conservador de Fernando Henrique Cardoso
title_sort MUDAR PARA QUE TUDO CONTINUE COMO ESTÁ: O modernismo conservador de Fernando Henrique Cardoso
author Deo, Anderson
author_facet Deo, Anderson
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Deo, Anderson
dc.subject.por.fl_str_mv modernização conservadora
burguesia brasileira
dependência
desenvolvimento.
topic modernização conservadora
burguesia brasileira
dependência
desenvolvimento.
dc.description.none.fl_txt_mv O presente trabalho busca compreender o processo de reformas políticas e econômicasque se concretizaram durante a década de 1990 no Brasil. Tais reformas foram fundamentais àimplementação do projeto político de “modernização conservadora” que inseriu o país no novomomento de internacionalização capitalista, denominado mundialização do capital. À frente daaliança política que comandou o país durante oito anos (1995-2003), estava Fernando HenriqueCardoso, intelectual de projeção internacional, cuja obra em parceria com Enzo Faletto,Dependência e desenvolvimento na América Latina, pode ser caracterizada como a referência teóricadeste projeto. O que procuraremos demonstrar é que a concretização das “reformas” no Brasil,durante a década de 1990, é uma revitalização – em novo momento histórico – da tese central deDependência e desenvolvimento, qual seja, devido às características sócio-políticas das economiasperiféricas, a única forma de estas alcançarem um patamar mínimo de desenvolvimento, é atravésda inserção dependente e subordinada nos processos de internacionalização do mercado mundial.
description O presente trabalho busca compreender o processo de reformas políticas e econômicasque se concretizaram durante a década de 1990 no Brasil. Tais reformas foram fundamentais àimplementação do projeto político de “modernização conservadora” que inseriu o país no novomomento de internacionalização capitalista, denominado mundialização do capital. À frente daaliança política que comandou o país durante oito anos (1995-2003), estava Fernando HenriqueCardoso, intelectual de projeção internacional, cuja obra em parceria com Enzo Faletto,Dependência e desenvolvimento na América Latina, pode ser caracterizada como a referência teóricadeste projeto. O que procuraremos demonstrar é que a concretização das “reformas” no Brasil,durante a década de 1990, é uma revitalização – em novo momento histórico – da tese central deDependência e desenvolvimento, qual seja, devido às características sócio-políticas das economiasperiféricas, a única forma de estas alcançarem um patamar mínimo de desenvolvimento, é atravésda inserção dependente e subordinada nos processos de internacionalização do mercado mundial.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view/1276
10.36311/1982-8004.2011.v4n2.1276
url https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view/1276
identifier_str_mv 10.36311/1982-8004.2011.v4n2.1276
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view/1276/1137
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 Revista Aurora
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 Revista Aurora
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.source.none.fl_str_mv Revista Aurora; v. 4 n. 2 (2011): Revista Aurora
1982-8004
2177-0484
reponame:Revista Aurora (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Aurora (Online)
collection Revista Aurora (Online)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1727298263816601600