Contribuições das Teorias de Relações Internacionais Para a Análise do Investimento Direto Externo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Ana Tereza Lopes Marra de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Aurora (Online)
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view/3855
Resumo: O objetivo deste trabalho é oferecer algumas "lentes" teóricas, fundamentadas em algumas teorias das Relações Internacionais, através das quais se possa interpretar o desenvolvimento da internacionalização de empresas com foco nodesenvolvimento do Investimento Direto Externo (IDE). Em um contexto em que a internacionalização das empresas dos países emergentes, com destaque para o Brasil, tem sido crescente, e em que os cursos de graduação em Relações Internacionais (RI) têm se expandido, gerando profissionais com capacidade para atuar no setor empresarial, é importante perceber como o assunto pode ser abordado utilizando aqueles que são considerados tradicionalmente os principais enfoques das teorias de RI: o realismo, o liberalismo e o marxismo. Investigaremos se o fato de as teorias das RI terem como objeto central de análise o Estado e suas interações, limita a utilização delas para as reflexões sobre a internacionalização de empresas e o IDE. A partir disso, buscaremos refletir também sobre as possibilidades e limites da utilização dessas teorias de RI para a análise do tema proposto.
id UNESP-32_ee53d05ed1cb455a1dddca11b6cf651c
oai_identifier_str oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/3855
network_acronym_str UNESP-32
network_name_str Revista Aurora (Online)
repository_id_str
spelling Contribuições das Teorias de Relações Internacionais Para a Análise do Investimento Direto ExternoInternacionalização de empresas. Teoria das Relações Internacionais. Investimento Direto Externo. Economia Política Internacional.O objetivo deste trabalho é oferecer algumas "lentes" teóricas, fundamentadas em algumas teorias das Relações Internacionais, através das quais se possa interpretar o desenvolvimento da internacionalização de empresas com foco nodesenvolvimento do Investimento Direto Externo (IDE). Em um contexto em que a internacionalização das empresas dos países emergentes, com destaque para o Brasil, tem sido crescente, e em que os cursos de graduação em Relações Internacionais (RI) têm se expandido, gerando profissionais com capacidade para atuar no setor empresarial, é importante perceber como o assunto pode ser abordado utilizando aqueles que são considerados tradicionalmente os principais enfoques das teorias de RI: o realismo, o liberalismo e o marxismo. Investigaremos se o fato de as teorias das RI terem como objeto central de análise o Estado e suas interações, limita a utilização delas para as reflexões sobre a internacionalização de empresas e o IDE. A partir disso, buscaremos refletir também sobre as possibilidades e limites da utilização dessas teorias de RI para a análise do tema proposto.Faculdade de Filosofia e Ciências2014-07-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view/385510.36311/1982-8004.2014.v7n2.3855Revista Aurora; Vol. 7 No. 2 (2014)Revista Aurora; Vol. 7 Núm. 2 (2014)Revista Aurora; v. 7 n. 2 (2014)1982-80042177-0484reponame:Revista Aurora (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view/3855/2883Copyright (c) 2014 Revista Aurorahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessSOUZA, Ana Tereza Lopes Marra de2021-12-21T16:15:00Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/3855Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/indexPUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/oaiaurora.revista@gmail.com||1982-80041982-8004opendoar:2021-12-21T16:15Revista Aurora (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições das Teorias de Relações Internacionais Para a Análise do Investimento Direto Externo
title Contribuições das Teorias de Relações Internacionais Para a Análise do Investimento Direto Externo
spellingShingle Contribuições das Teorias de Relações Internacionais Para a Análise do Investimento Direto Externo
SOUZA, Ana Tereza Lopes Marra de
Internacionalização de empresas. Teoria das Relações Internacionais. Investimento Direto Externo. Economia Política Internacional.
title_short Contribuições das Teorias de Relações Internacionais Para a Análise do Investimento Direto Externo
title_full Contribuições das Teorias de Relações Internacionais Para a Análise do Investimento Direto Externo
title_fullStr Contribuições das Teorias de Relações Internacionais Para a Análise do Investimento Direto Externo
title_full_unstemmed Contribuições das Teorias de Relações Internacionais Para a Análise do Investimento Direto Externo
title_sort Contribuições das Teorias de Relações Internacionais Para a Análise do Investimento Direto Externo
author SOUZA, Ana Tereza Lopes Marra de
author_facet SOUZA, Ana Tereza Lopes Marra de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, Ana Tereza Lopes Marra de
dc.subject.por.fl_str_mv Internacionalização de empresas. Teoria das Relações Internacionais. Investimento Direto Externo. Economia Política Internacional.
topic Internacionalização de empresas. Teoria das Relações Internacionais. Investimento Direto Externo. Economia Política Internacional.
description O objetivo deste trabalho é oferecer algumas "lentes" teóricas, fundamentadas em algumas teorias das Relações Internacionais, através das quais se possa interpretar o desenvolvimento da internacionalização de empresas com foco nodesenvolvimento do Investimento Direto Externo (IDE). Em um contexto em que a internacionalização das empresas dos países emergentes, com destaque para o Brasil, tem sido crescente, e em que os cursos de graduação em Relações Internacionais (RI) têm se expandido, gerando profissionais com capacidade para atuar no setor empresarial, é importante perceber como o assunto pode ser abordado utilizando aqueles que são considerados tradicionalmente os principais enfoques das teorias de RI: o realismo, o liberalismo e o marxismo. Investigaremos se o fato de as teorias das RI terem como objeto central de análise o Estado e suas interações, limita a utilização delas para as reflexões sobre a internacionalização de empresas e o IDE. A partir disso, buscaremos refletir também sobre as possibilidades e limites da utilização dessas teorias de RI para a análise do tema proposto.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view/3855
10.36311/1982-8004.2014.v7n2.3855
url https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view/3855
identifier_str_mv 10.36311/1982-8004.2014.v7n2.3855
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view/3855/2883
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Aurora
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Aurora
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.source.none.fl_str_mv Revista Aurora; Vol. 7 No. 2 (2014)
Revista Aurora; Vol. 7 Núm. 2 (2014)
Revista Aurora; v. 7 n. 2 (2014)
1982-8004
2177-0484
reponame:Revista Aurora (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Aurora (Online)
collection Revista Aurora (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Aurora (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv aurora.revista@gmail.com||
_version_ 1797053559788797952