Uma Análise do Discurso e do Não-Discursivo na Arqueologia de Michel Foucault
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Aurora (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view/3852 |
Resumo: | O artigo tem por objetivo pensar a noção de acontecimento discursivo como indispensável para compreender a articulação entre o discurso e o não-discursivo na arqueologia de Michel Foucault. A noção de acontecimento aparece principalmentena obra A Arqueologia do Saber (1969) e faz referência as condições de aparecimento do discurso. Para que algo possa surgir, para que um pensamento possa acontecer ou ainda, para que alguém possa dizer alguma coisa em determinado momento, são necessárias condições discursivas e não-discursivas. Para o autor, não são apenas as regras internas ao discurso que o determinam, mas também as condições não-discursivas condicionam o que pode ser dito. O não-discursivo determina que um discurso seja legitimo, seja autorizado institucionalmente para dizer a verdade. Daí que compreender o discurso como acontecimento significa entender quais as condições que alguém precisa aceitar quando pronuncia algo em algum momento. Condições que não são apenas discursivas, mas também não-discursivas. Deste modo, este texto percorre as principais obras da trajetória arqueológica procurando evidenciar como esta relação se estabelece. |
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Uma Análise do Discurso e do Não-Discursivo na Arqueologia de Michel FoucaultMichel Foucault. Acontecimento. Discurso. Não-discursivo.O artigo tem por objetivo pensar a noção de acontecimento discursivo como indispensável para compreender a articulação entre o discurso e o não-discursivo na arqueologia de Michel Foucault. A noção de acontecimento aparece principalmentena obra A Arqueologia do Saber (1969) e faz referência as condições de aparecimento do discurso. Para que algo possa surgir, para que um pensamento possa acontecer ou ainda, para que alguém possa dizer alguma coisa em determinado momento, são necessárias condições discursivas e não-discursivas. Para o autor, não são apenas as regras internas ao discurso que o determinam, mas também as condições não-discursivas condicionam o que pode ser dito. O não-discursivo determina que um discurso seja legitimo, seja autorizado institucionalmente para dizer a verdade. Daí que compreender o discurso como acontecimento significa entender quais as condições que alguém precisa aceitar quando pronuncia algo em algum momento. Condições que não são apenas discursivas, mas também não-discursivas. Deste modo, este texto percorre as principais obras da trajetória arqueológica procurando evidenciar como esta relação se estabelece.Faculdade de Filosofia e Ciências2014-07-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view/385210.36311/1982-8004.2014.v7n2.3852Revista Aurora; Vol. 7 No. 2 (2014)Revista Aurora; Vol. 7 Núm. 2 (2014)Revista Aurora; v. 7 n. 2 (2014)1982-80042177-0484reponame:Revista Aurora (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view/3852/2880Copyright (c) 2014 Revista Aurorahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessVANDRESEN, Daniel Salésio2021-12-21T16:11:14Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/3852Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/indexPUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/oaiaurora.revista@gmail.com||1982-80041982-8004opendoar:2021-12-21T16:11:14Revista Aurora (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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