OS JOGOS E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DA UTILIZAÇÃO DESTE RECURSO EM SALA DE AULA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LUCCA, Tatiana Andrade Fernandes de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: OSTI, Andréia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/9203
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência sobre as contribuições dos jogos para o processo da alfabetização. Os jogos são recursos utilizados no contexto escolar, sendo que diversos autores assinalam diferentes contribuições para sua inserção na sala de aula, como por exemplo, o desenvol-vimento cognitivo, motor, afetivo e moral. Em relação aos jogos cujo conteúdo contribui para a alfabetização, destaca-se a possibilidade de trabalho com as pro-priedades da língua, ou seja, com o sistema de escrita alfabético, a consciência fonológica, a morfologia das palavras, seu aspecto semântico, a ampliação de vo-cabulário e, também, a possibilidade de inserção da criança na cultura letrada. Assim, realizou-se um estudo documental dos registros de uma professora que em 2013 planejou e desenvolveu um projeto de jogos com uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental. Desse modo, o objetivo da pesquisa consistiu em anali-sar de que forma a inserção dos jogos pode viabilizar o processo de apropriação do sistema de escrita alfabético pelos alunos e verificar se os jogos contribuíram para o processo de alfabetização dos discentes. Logo, apresentam-se os jogos utilizados, seus objetivos, a forma de apresentação desses materiais, organização da turma para as partidas e comentários da professora sobre esta experiência. Com base nos relatos docentes e nos registros de aprendizagem dos alunos é possível inferir que os jogos consistem em uma importante ferramenta para o docente planejar ações que atendam as especificidades dos alunos e realizar um trabalho sis-tematizado com a escrita alfabética.
id UNESP-35_2258a1896675282135f540505e786254
oai_identifier_str oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/9203
network_acronym_str UNESP-35
network_name_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository_id_str
spelling OS JOGOS E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DA UTILIZAÇÃO DESTE RECURSO EM SALA DE AULAAlfabetizaçãoAprendizagemJogoEste trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência sobre as contribuições dos jogos para o processo da alfabetização. Os jogos são recursos utilizados no contexto escolar, sendo que diversos autores assinalam diferentes contribuições para sua inserção na sala de aula, como por exemplo, o desenvol-vimento cognitivo, motor, afetivo e moral. Em relação aos jogos cujo conteúdo contribui para a alfabetização, destaca-se a possibilidade de trabalho com as pro-priedades da língua, ou seja, com o sistema de escrita alfabético, a consciência fonológica, a morfologia das palavras, seu aspecto semântico, a ampliação de vo-cabulário e, também, a possibilidade de inserção da criança na cultura letrada. Assim, realizou-se um estudo documental dos registros de uma professora que em 2013 planejou e desenvolveu um projeto de jogos com uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental. Desse modo, o objetivo da pesquisa consistiu em anali-sar de que forma a inserção dos jogos pode viabilizar o processo de apropriação do sistema de escrita alfabético pelos alunos e verificar se os jogos contribuíram para o processo de alfabetização dos discentes. Logo, apresentam-se os jogos utilizados, seus objetivos, a forma de apresentação desses materiais, organização da turma para as partidas e comentários da professora sobre esta experiência. Com base nos relatos docentes e nos registros de aprendizagem dos alunos é possível inferir que os jogos consistem em uma importante ferramenta para o docente planejar ações que atendam as especificidades dos alunos e realizar um trabalho sis-tematizado com a escrita alfabética.Faculdade de Filosofia e Ciências2019-08-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/920310.36311/1984-1655.2019.v11n1.07.p125Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 11 n. 1 (2019); 125 - 166Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 11 No. 1 (2019); 125 - 166Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 11 Núm. 1 (2019); 125 - 1661984-1655reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/9203/5834Copyright (c) 2019 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessLUCCA, Tatiana Andrade Fernandes deOSTI, Andréia2022-02-01T16:35:48Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/9203Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2022-02-01T16:35:48Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv OS JOGOS E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DA UTILIZAÇÃO DESTE RECURSO EM SALA DE AULA
title OS JOGOS E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DA UTILIZAÇÃO DESTE RECURSO EM SALA DE AULA
spellingShingle OS JOGOS E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DA UTILIZAÇÃO DESTE RECURSO EM SALA DE AULA
LUCCA, Tatiana Andrade Fernandes de
Alfabetização
Aprendizagem
Jogo
title_short OS JOGOS E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DA UTILIZAÇÃO DESTE RECURSO EM SALA DE AULA
title_full OS JOGOS E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DA UTILIZAÇÃO DESTE RECURSO EM SALA DE AULA
title_fullStr OS JOGOS E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DA UTILIZAÇÃO DESTE RECURSO EM SALA DE AULA
title_full_unstemmed OS JOGOS E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DA UTILIZAÇÃO DESTE RECURSO EM SALA DE AULA
title_sort OS JOGOS E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DA UTILIZAÇÃO DESTE RECURSO EM SALA DE AULA
author LUCCA, Tatiana Andrade Fernandes de
author_facet LUCCA, Tatiana Andrade Fernandes de
OSTI, Andréia
author_role author
author2 OSTI, Andréia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv LUCCA, Tatiana Andrade Fernandes de
OSTI, Andréia
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Aprendizagem
Jogo
topic Alfabetização
Aprendizagem
Jogo
description Este trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência sobre as contribuições dos jogos para o processo da alfabetização. Os jogos são recursos utilizados no contexto escolar, sendo que diversos autores assinalam diferentes contribuições para sua inserção na sala de aula, como por exemplo, o desenvol-vimento cognitivo, motor, afetivo e moral. Em relação aos jogos cujo conteúdo contribui para a alfabetização, destaca-se a possibilidade de trabalho com as pro-priedades da língua, ou seja, com o sistema de escrita alfabético, a consciência fonológica, a morfologia das palavras, seu aspecto semântico, a ampliação de vo-cabulário e, também, a possibilidade de inserção da criança na cultura letrada. Assim, realizou-se um estudo documental dos registros de uma professora que em 2013 planejou e desenvolveu um projeto de jogos com uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental. Desse modo, o objetivo da pesquisa consistiu em anali-sar de que forma a inserção dos jogos pode viabilizar o processo de apropriação do sistema de escrita alfabético pelos alunos e verificar se os jogos contribuíram para o processo de alfabetização dos discentes. Logo, apresentam-se os jogos utilizados, seus objetivos, a forma de apresentação desses materiais, organização da turma para as partidas e comentários da professora sobre esta experiência. Com base nos relatos docentes e nos registros de aprendizagem dos alunos é possível inferir que os jogos consistem em uma importante ferramenta para o docente planejar ações que atendam as especificidades dos alunos e realizar um trabalho sis-tematizado com a escrita alfabética.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/9203
10.36311/1984-1655.2019.v11n1.07.p125
url https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/9203
identifier_str_mv 10.36311/1984-1655.2019.v11n1.07.p125
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/9203/5834
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.source.none.fl_str_mv Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 11 n. 1 (2019); 125 - 166
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 11 No. 1 (2019); 125 - 166
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 11 Núm. 1 (2019); 125 - 166
1984-1655
reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
collection Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository.name.fl_str_mv Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv scheme.marilia@unesp.br
_version_ 1797049038373126144