Fractal Patterns and Dynamic Geometry: An Analysis from the Theory of Reflecting Abstraction
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/15256 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo descrever e analisar as interações de um grupo de estudantes do Ensino Fundamental com applets do GeoGebra, desenvolvidos a partir de uma proposta de construção de conceitos de Matemática através da exploração de fractais. A pesquisa considera a necessidade de desenvolver uma compreensão detalhada dos percursos cognitivos e das diversas possibilidades que surgem com a utilização de recursos digitais amplamente acessíveis na atu-alidade. O referencial teórico aborda a abstração reflexionante de Jean Piaget, além de estudos sobre as potencialidades dos ambientes de geometria dinâmica e dos fractais na construção de conceitos matemáticos. A metodologia contempla uma abordagem qualitativa, com dados coletados por meio de atividades no GeoGebra, vídeos dos encontros com os participantes, notas de campo e protocolos de observação, com intervenções inspiradas no método clínico de Jean Piaget. Os resultados enfatizam a importância de uma análise detalhada das interações dos estudantes com os applets, suas estratégias e como demonstram progressos con-ceituais ao longo do processo, observadas sob diferentes perspectivas. As elaborações dos estudantes em resposta a atividades significativas e desafiadoras evi-denciam as implicações do processo de abstração reflexionante e suas contribuições no que se refere aos avanços na construção de conceitos relacionados às prin-cipais características dos fractais. |
id |
UNESP-35_7f7c2037b06e45b9d82609ba883dfd58 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/15256 |
network_acronym_str |
UNESP-35 |
network_name_str |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
repository_id_str |
|
spelling |
Fractal Patterns and Dynamic Geometry: An Analysis from the Theory of Reflecting AbstractionPADRÕES FRACTAIS E GEOMETRIA DINÂMICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA DA ABSTRAÇÃO REFLEXIONANTEAbstração ReflexionanteConstrução do ConhecimentoFractaisGeometria DinâmicaEste artigo tem por objetivo descrever e analisar as interações de um grupo de estudantes do Ensino Fundamental com applets do GeoGebra, desenvolvidos a partir de uma proposta de construção de conceitos de Matemática através da exploração de fractais. A pesquisa considera a necessidade de desenvolver uma compreensão detalhada dos percursos cognitivos e das diversas possibilidades que surgem com a utilização de recursos digitais amplamente acessíveis na atu-alidade. O referencial teórico aborda a abstração reflexionante de Jean Piaget, além de estudos sobre as potencialidades dos ambientes de geometria dinâmica e dos fractais na construção de conceitos matemáticos. A metodologia contempla uma abordagem qualitativa, com dados coletados por meio de atividades no GeoGebra, vídeos dos encontros com os participantes, notas de campo e protocolos de observação, com intervenções inspiradas no método clínico de Jean Piaget. Os resultados enfatizam a importância de uma análise detalhada das interações dos estudantes com os applets, suas estratégias e como demonstram progressos con-ceituais ao longo do processo, observadas sob diferentes perspectivas. As elaborações dos estudantes em resposta a atividades significativas e desafiadoras evi-denciam as implicações do processo de abstração reflexionante e suas contribuições no que se refere aos avanços na construção de conceitos relacionados às prin-cipais características dos fractais.Faculdade de Filosofia e Ciências2024-01-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/1525610.36311/1984-1655.2023.v15.n2.p5-44Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 15 n. 2 (2023); 5-44Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 15 No. 2 (2023); 5-44Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 15 Núm. 2 (2023); 5-441984-1655reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/15256/15714Copyright (c) 2023 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Marcelo Antonio dosBasso, Marcus Vinícius de AzevedoMaestri, Alice Borges2024-04-10T02:59:18Zoai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/15256Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2024-04-10T02:59:18Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fractal Patterns and Dynamic Geometry: An Analysis from the Theory of Reflecting Abstraction PADRÕES FRACTAIS E GEOMETRIA DINÂMICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA DA ABSTRAÇÃO REFLEXIONANTE |
title |
Fractal Patterns and Dynamic Geometry: An Analysis from the Theory of Reflecting Abstraction |
spellingShingle |
Fractal Patterns and Dynamic Geometry: An Analysis from the Theory of Reflecting Abstraction Santos, Marcelo Antonio dos Abstração Reflexionante Construção do Conhecimento Fractais Geometria Dinâmica |
title_short |
Fractal Patterns and Dynamic Geometry: An Analysis from the Theory of Reflecting Abstraction |
title_full |
Fractal Patterns and Dynamic Geometry: An Analysis from the Theory of Reflecting Abstraction |
title_fullStr |
Fractal Patterns and Dynamic Geometry: An Analysis from the Theory of Reflecting Abstraction |
title_full_unstemmed |
Fractal Patterns and Dynamic Geometry: An Analysis from the Theory of Reflecting Abstraction |
title_sort |
Fractal Patterns and Dynamic Geometry: An Analysis from the Theory of Reflecting Abstraction |
author |
Santos, Marcelo Antonio dos |
author_facet |
Santos, Marcelo Antonio dos Basso, Marcus Vinícius de Azevedo Maestri, Alice Borges |
author_role |
author |
author2 |
Basso, Marcus Vinícius de Azevedo Maestri, Alice Borges |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Marcelo Antonio dos Basso, Marcus Vinícius de Azevedo Maestri, Alice Borges |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Abstração Reflexionante Construção do Conhecimento Fractais Geometria Dinâmica |
topic |
Abstração Reflexionante Construção do Conhecimento Fractais Geometria Dinâmica |
description |
Este artigo tem por objetivo descrever e analisar as interações de um grupo de estudantes do Ensino Fundamental com applets do GeoGebra, desenvolvidos a partir de uma proposta de construção de conceitos de Matemática através da exploração de fractais. A pesquisa considera a necessidade de desenvolver uma compreensão detalhada dos percursos cognitivos e das diversas possibilidades que surgem com a utilização de recursos digitais amplamente acessíveis na atu-alidade. O referencial teórico aborda a abstração reflexionante de Jean Piaget, além de estudos sobre as potencialidades dos ambientes de geometria dinâmica e dos fractais na construção de conceitos matemáticos. A metodologia contempla uma abordagem qualitativa, com dados coletados por meio de atividades no GeoGebra, vídeos dos encontros com os participantes, notas de campo e protocolos de observação, com intervenções inspiradas no método clínico de Jean Piaget. Os resultados enfatizam a importância de uma análise detalhada das interações dos estudantes com os applets, suas estratégias e como demonstram progressos con-ceituais ao longo do processo, observadas sob diferentes perspectivas. As elaborações dos estudantes em resposta a atividades significativas e desafiadoras evi-denciam as implicações do processo de abstração reflexionante e suas contribuições no que se refere aos avanços na construção de conceitos relacionados às prin-cipais características dos fractais. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-01-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/15256 10.36311/1984-1655.2023.v15.n2.p5-44 |
url |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/15256 |
identifier_str_mv |
10.36311/1984-1655.2023.v15.n2.p5-44 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/15256/15714 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 15 n. 2 (2023); 5-44 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 15 No. 2 (2023); 5-44 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 15 Núm. 2 (2023); 5-44 1984-1655 reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
collection |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
repository.name.fl_str_mv |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
scheme.marilia@unesp.br |
_version_ |
1797049037407387648 |