Fractal Patterns and Dynamic Geometry: An Analysis from the Theory of Reflecting Abstraction

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Marcelo Antonio dos
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Basso, Marcus Vinícius de Azevedo, Maestri, Alice Borges
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/15256
Resumo: Este artigo tem por objetivo descrever e analisar as interações de um grupo de estudantes do Ensino Fundamental com applets do GeoGebra, desenvolvidos a partir de uma proposta de construção de conceitos de Matemática através da exploração de fractais. A pesquisa considera a necessidade de desenvolver uma compreensão detalhada dos percursos cognitivos e das diversas possibilidades que surgem com a utilização de recursos digitais amplamente acessíveis na atu-alidade. O referencial teórico aborda a abstração reflexionante de Jean Piaget, além de estudos sobre as potencialidades dos ambientes de geometria dinâmica e dos fractais na construção de conceitos matemáticos. A metodologia contempla uma abordagem qualitativa, com dados coletados por meio de atividades no GeoGebra, vídeos dos encontros com os participantes, notas de campo e protocolos de observação, com intervenções inspiradas no método clínico de Jean Piaget. Os resultados enfatizam a importância de uma análise detalhada das interações dos estudantes com os applets, suas estratégias e como demonstram progressos con-ceituais ao longo do processo, observadas sob diferentes perspectivas. As elaborações dos estudantes em resposta a atividades significativas e desafiadoras evi-denciam as implicações do processo de abstração reflexionante e suas contribuições no que se refere aos avanços na construção de conceitos relacionados às prin-cipais características dos fractais.
id UNESP-35_7f7c2037b06e45b9d82609ba883dfd58
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/15256
network_acronym_str UNESP-35
network_name_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository_id_str
spelling Fractal Patterns and Dynamic Geometry: An Analysis from the Theory of Reflecting AbstractionPADRÕES FRACTAIS E GEOMETRIA DINÂMICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA DA ABSTRAÇÃO REFLEXIONANTEAbstração ReflexionanteConstrução do ConhecimentoFractaisGeometria DinâmicaEste artigo tem por objetivo descrever e analisar as interações de um grupo de estudantes do Ensino Fundamental com applets do GeoGebra, desenvolvidos a partir de uma proposta de construção de conceitos de Matemática através da exploração de fractais. A pesquisa considera a necessidade de desenvolver uma compreensão detalhada dos percursos cognitivos e das diversas possibilidades que surgem com a utilização de recursos digitais amplamente acessíveis na atu-alidade. O referencial teórico aborda a abstração reflexionante de Jean Piaget, além de estudos sobre as potencialidades dos ambientes de geometria dinâmica e dos fractais na construção de conceitos matemáticos. A metodologia contempla uma abordagem qualitativa, com dados coletados por meio de atividades no GeoGebra, vídeos dos encontros com os participantes, notas de campo e protocolos de observação, com intervenções inspiradas no método clínico de Jean Piaget. Os resultados enfatizam a importância de uma análise detalhada das interações dos estudantes com os applets, suas estratégias e como demonstram progressos con-ceituais ao longo do processo, observadas sob diferentes perspectivas. As elaborações dos estudantes em resposta a atividades significativas e desafiadoras evi-denciam as implicações do processo de abstração reflexionante e suas contribuições no que se refere aos avanços na construção de conceitos relacionados às prin-cipais características dos fractais.Faculdade de Filosofia e Ciências2024-01-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/1525610.36311/1984-1655.2023.v15.n2.p5-44Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 15 n. 2 (2023); 5-44Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 15 No. 2 (2023); 5-44Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 15 Núm. 2 (2023); 5-441984-1655reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/15256/15714Copyright (c) 2023 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Marcelo Antonio dosBasso, Marcus Vinícius de AzevedoMaestri, Alice Borges2024-04-10T02:59:18Zoai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/15256Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2024-04-10T02:59:18Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Fractal Patterns and Dynamic Geometry: An Analysis from the Theory of Reflecting Abstraction
PADRÕES FRACTAIS E GEOMETRIA DINÂMICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA DA ABSTRAÇÃO REFLEXIONANTE
title Fractal Patterns and Dynamic Geometry: An Analysis from the Theory of Reflecting Abstraction
spellingShingle Fractal Patterns and Dynamic Geometry: An Analysis from the Theory of Reflecting Abstraction
Santos, Marcelo Antonio dos
Abstração Reflexionante
Construção do Conhecimento
Fractais
Geometria Dinâmica
title_short Fractal Patterns and Dynamic Geometry: An Analysis from the Theory of Reflecting Abstraction
title_full Fractal Patterns and Dynamic Geometry: An Analysis from the Theory of Reflecting Abstraction
title_fullStr Fractal Patterns and Dynamic Geometry: An Analysis from the Theory of Reflecting Abstraction
title_full_unstemmed Fractal Patterns and Dynamic Geometry: An Analysis from the Theory of Reflecting Abstraction
title_sort Fractal Patterns and Dynamic Geometry: An Analysis from the Theory of Reflecting Abstraction
author Santos, Marcelo Antonio dos
author_facet Santos, Marcelo Antonio dos
Basso, Marcus Vinícius de Azevedo
Maestri, Alice Borges
author_role author
author2 Basso, Marcus Vinícius de Azevedo
Maestri, Alice Borges
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Marcelo Antonio dos
Basso, Marcus Vinícius de Azevedo
Maestri, Alice Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Abstração Reflexionante
Construção do Conhecimento
Fractais
Geometria Dinâmica
topic Abstração Reflexionante
Construção do Conhecimento
Fractais
Geometria Dinâmica
description Este artigo tem por objetivo descrever e analisar as interações de um grupo de estudantes do Ensino Fundamental com applets do GeoGebra, desenvolvidos a partir de uma proposta de construção de conceitos de Matemática através da exploração de fractais. A pesquisa considera a necessidade de desenvolver uma compreensão detalhada dos percursos cognitivos e das diversas possibilidades que surgem com a utilização de recursos digitais amplamente acessíveis na atu-alidade. O referencial teórico aborda a abstração reflexionante de Jean Piaget, além de estudos sobre as potencialidades dos ambientes de geometria dinâmica e dos fractais na construção de conceitos matemáticos. A metodologia contempla uma abordagem qualitativa, com dados coletados por meio de atividades no GeoGebra, vídeos dos encontros com os participantes, notas de campo e protocolos de observação, com intervenções inspiradas no método clínico de Jean Piaget. Os resultados enfatizam a importância de uma análise detalhada das interações dos estudantes com os applets, suas estratégias e como demonstram progressos con-ceituais ao longo do processo, observadas sob diferentes perspectivas. As elaborações dos estudantes em resposta a atividades significativas e desafiadoras evi-denciam as implicações do processo de abstração reflexionante e suas contribuições no que se refere aos avanços na construção de conceitos relacionados às prin-cipais características dos fractais.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/15256
10.36311/1984-1655.2023.v15.n2.p5-44
url https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/15256
identifier_str_mv 10.36311/1984-1655.2023.v15.n2.p5-44
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/15256/15714
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.source.none.fl_str_mv Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 15 n. 2 (2023); 5-44
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 15 No. 2 (2023); 5-44
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 15 Núm. 2 (2023); 5-44
1984-1655
reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
collection Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository.name.fl_str_mv Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv scheme.marilia@unesp.br
_version_ 1797049037407387648