O trabalho de campo como estratégia de educação ambiental nas escolas: uma proposta para o ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pessoa, Gustavo Pereira
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Braga, Rosalina Batista
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6785
Resumo: Esta pesquisa objetivou avaliar o trabalho de campo como estratégia para a promoção da educação ambiental com alunos do ensino médio. Trabalhos sobre essa temática se justificam porque, apesar do aumento de iniciativas de educação ambiental nas escolas, essas atividades ainda carecem de mais eficácia e sistematização. Compuseram a metodologia da pesquisa em questão: levantamento inicial dos significados ambientais já construídos pelos alunos, dois processos de trabalhos de campo em dois diferentes ambientes, instrumentalização teórica entre os dois momentos de trabalho de campo e entrevistas de aprofundamento com alguns alunos da turma investigada. Consideráveis mudanças foram identificadas na percepção dos estudantes após a realização dos últimos trabalhos de campo. As conclusões do estudo, pautadas pelos dados obtidos durante os trabalhos de campo e pelas entrevistas, indicaram o grande potencial do trabalho de campo para a educação ambiental quando realizado com consequente planejamento.
id UNESP-3_3df9ec8cbcfb3c2712270b3d88b084ae
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6785
network_acronym_str UNESP-3
network_name_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling O trabalho de campo como estratégia de educação ambiental nas escolas: uma proposta para o ensino médioEsta pesquisa objetivou avaliar o trabalho de campo como estratégia para a promoção da educação ambiental com alunos do ensino médio. Trabalhos sobre essa temática se justificam porque, apesar do aumento de iniciativas de educação ambiental nas escolas, essas atividades ainda carecem de mais eficácia e sistematização. Compuseram a metodologia da pesquisa em questão: levantamento inicial dos significados ambientais já construídos pelos alunos, dois processos de trabalhos de campo em dois diferentes ambientes, instrumentalização teórica entre os dois momentos de trabalho de campo e entrevistas de aprofundamento com alguns alunos da turma investigada. Consideráveis mudanças foram identificadas na percepção dos estudantes após a realização dos últimos trabalhos de campo. As conclusões do estudo, pautadas pelos dados obtidos durante os trabalhos de campo e pelas entrevistas, indicaram o grande potencial do trabalho de campo para a educação ambiental quando realizado com consequente planejamento.Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2012-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/678510.18675/2177-580X.vol7.n1.p104-122Pesquisa em Educação Ambiental; v. 7 n. 1 (2012); 104-1222177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6785/4952Pessoa, Gustavo PereiraBraga, Rosalina Batistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-15T13:38:40Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6785Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2016-03-15T13:38:40Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O trabalho de campo como estratégia de educação ambiental nas escolas: uma proposta para o ensino médio
title O trabalho de campo como estratégia de educação ambiental nas escolas: uma proposta para o ensino médio
spellingShingle O trabalho de campo como estratégia de educação ambiental nas escolas: uma proposta para o ensino médio
Pessoa, Gustavo Pereira
title_short O trabalho de campo como estratégia de educação ambiental nas escolas: uma proposta para o ensino médio
title_full O trabalho de campo como estratégia de educação ambiental nas escolas: uma proposta para o ensino médio
title_fullStr O trabalho de campo como estratégia de educação ambiental nas escolas: uma proposta para o ensino médio
title_full_unstemmed O trabalho de campo como estratégia de educação ambiental nas escolas: uma proposta para o ensino médio
title_sort O trabalho de campo como estratégia de educação ambiental nas escolas: uma proposta para o ensino médio
author Pessoa, Gustavo Pereira
author_facet Pessoa, Gustavo Pereira
Braga, Rosalina Batista
author_role author
author2 Braga, Rosalina Batista
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pessoa, Gustavo Pereira
Braga, Rosalina Batista
description Esta pesquisa objetivou avaliar o trabalho de campo como estratégia para a promoção da educação ambiental com alunos do ensino médio. Trabalhos sobre essa temática se justificam porque, apesar do aumento de iniciativas de educação ambiental nas escolas, essas atividades ainda carecem de mais eficácia e sistematização. Compuseram a metodologia da pesquisa em questão: levantamento inicial dos significados ambientais já construídos pelos alunos, dois processos de trabalhos de campo em dois diferentes ambientes, instrumentalização teórica entre os dois momentos de trabalho de campo e entrevistas de aprofundamento com alguns alunos da turma investigada. Consideráveis mudanças foram identificadas na percepção dos estudantes após a realização dos últimos trabalhos de campo. As conclusões do estudo, pautadas pelos dados obtidos durante os trabalhos de campo e pelas entrevistas, indicaram o grande potencial do trabalho de campo para a educação ambiental quando realizado com consequente planejamento.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6785
10.18675/2177-580X.vol7.n1.p104-122
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6785
identifier_str_mv 10.18675/2177-580X.vol7.n1.p104-122
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6785/4952
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental; v. 7 n. 1 (2012); 104-122
2177-580X
reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
collection Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br
_version_ 1800214363303313408