Ecoalfabetização: ensinando a ler a natureza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Shaula Maíra Vicentini
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Wortmann, Maria Lúcia Castagna
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6147
Resumo: Neste artigo, discutimos alguns significados atribuídos à natureza,praticados na ecoalfabetização, vertente da educação ambiental queconsiste na busca por maneiras de operacionalizar a sustentabilidadeecológica, por meio da observação e do aprendizado com os sistemasnaturais. Uma das representações culturais que discutimos refere umsuposto afastamento ocorrido entre ser humano e natureza como aprincipal causa do desequilíbrio ecológico. Assim, nossos modos de vidaseriam cada vez menos “naturais”. Argumentamos, entre outros aspectos,que o que se entende por "natural" não possui um significado intrínseco,mas é construído na cultura. Queremos registrar ainda que essasconstruções definidoras do que é e do que não é "natural", possuem efeitosconstitutivos, políticos e pedagógicos que atuam fortemente sobre a vidadas pessoas. Desse modo, a alfabetização ecológica, ao incentivar queaprendamos com os “princípios ecológicos”, promove determinadasleituras e interpretações preferenciais da natureza. Entre essas, a de que anatureza é perfeita, harmônica e sábia. Autores que criticam aecoalfabetização identificam nela um acentuado determinismo ecológico, poisessa se valeria da transposição de regras da natureza para governar asociedade.
id UNESP-3_91ef5a7a37be74ac167f6baeeb750906
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6147
network_acronym_str UNESP-3
network_name_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Ecoalfabetização: ensinando a ler a naturezaNeste artigo, discutimos alguns significados atribuídos à natureza,praticados na ecoalfabetização, vertente da educação ambiental queconsiste na busca por maneiras de operacionalizar a sustentabilidadeecológica, por meio da observação e do aprendizado com os sistemasnaturais. Uma das representações culturais que discutimos refere umsuposto afastamento ocorrido entre ser humano e natureza como aprincipal causa do desequilíbrio ecológico. Assim, nossos modos de vidaseriam cada vez menos “naturais”. Argumentamos, entre outros aspectos,que o que se entende por "natural" não possui um significado intrínseco,mas é construído na cultura. Queremos registrar ainda que essasconstruções definidoras do que é e do que não é "natural", possuem efeitosconstitutivos, políticos e pedagógicos que atuam fortemente sobre a vidadas pessoas. Desse modo, a alfabetização ecológica, ao incentivar queaprendamos com os “princípios ecológicos”, promove determinadasleituras e interpretações preferenciais da natureza. Entre essas, a de que anatureza é perfeita, harmônica e sábia. Autores que criticam aecoalfabetização identificam nela um acentuado determinismo ecológico, poisessa se valeria da transposição de regras da natureza para governar asociedade.Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2012-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/614710.18675/2177-580X.vol2.n2.p133-152Pesquisa em Educação Ambiental; v. 2 n. 2 (2007); 133-1522177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6147/4506Sampaio, Shaula Maíra VicentiniWortmann, Maria Lúcia Castagnainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-17T14:38:40Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6147Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2016-03-17T14:38:40Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ecoalfabetização: ensinando a ler a natureza
title Ecoalfabetização: ensinando a ler a natureza
spellingShingle Ecoalfabetização: ensinando a ler a natureza
Sampaio, Shaula Maíra Vicentini
title_short Ecoalfabetização: ensinando a ler a natureza
title_full Ecoalfabetização: ensinando a ler a natureza
title_fullStr Ecoalfabetização: ensinando a ler a natureza
title_full_unstemmed Ecoalfabetização: ensinando a ler a natureza
title_sort Ecoalfabetização: ensinando a ler a natureza
author Sampaio, Shaula Maíra Vicentini
author_facet Sampaio, Shaula Maíra Vicentini
Wortmann, Maria Lúcia Castagna
author_role author
author2 Wortmann, Maria Lúcia Castagna
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sampaio, Shaula Maíra Vicentini
Wortmann, Maria Lúcia Castagna
description Neste artigo, discutimos alguns significados atribuídos à natureza,praticados na ecoalfabetização, vertente da educação ambiental queconsiste na busca por maneiras de operacionalizar a sustentabilidadeecológica, por meio da observação e do aprendizado com os sistemasnaturais. Uma das representações culturais que discutimos refere umsuposto afastamento ocorrido entre ser humano e natureza como aprincipal causa do desequilíbrio ecológico. Assim, nossos modos de vidaseriam cada vez menos “naturais”. Argumentamos, entre outros aspectos,que o que se entende por "natural" não possui um significado intrínseco,mas é construído na cultura. Queremos registrar ainda que essasconstruções definidoras do que é e do que não é "natural", possuem efeitosconstitutivos, políticos e pedagógicos que atuam fortemente sobre a vidadas pessoas. Desse modo, a alfabetização ecológica, ao incentivar queaprendamos com os “princípios ecológicos”, promove determinadasleituras e interpretações preferenciais da natureza. Entre essas, a de que anatureza é perfeita, harmônica e sábia. Autores que criticam aecoalfabetização identificam nela um acentuado determinismo ecológico, poisessa se valeria da transposição de regras da natureza para governar asociedade.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6147
10.18675/2177-580X.vol2.n2.p133-152
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6147
identifier_str_mv 10.18675/2177-580X.vol2.n2.p133-152
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6147/4506
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental; v. 2 n. 2 (2007); 133-152
2177-580X
reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
collection Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br
_version_ 1800214362829357056