Concepções de Ambiente de Futuras Professoras Portuguesas: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/7432 |
Resumo: | Resumo: Nos últimos anos, a investigação realizada na área da educação ambiental tem apontado as concepções de ambiente de alunos e de professores como um dos maiores obstáculos à consecução dos objetivos da educação ambiental no sistema educativo formal. Este artigo relata um estudo que teve como objetivo analisar as concepções de ambiente de um grupo de 32 estudantes que frequentavam um curso de formação de professores numa instituição de ensino superior portuguesa. A recolha de dados consistiu na resposta a uma questão aberta sobre o que os participantes entendiam por ambiente. Os resultados indicam que maioritariamente as estudantes apresentam concepções que refletem a ideia de ambiente como um objeto e não como a relação entre o mundo natural e os sistemas sociais, como tem sido defendido na literatura. Palavras-chave: Concepções de professores. Ambiente. Educação Ambiental. |
id |
UNESP-3_ac66c3d0d848b81193cb2e25e382caf7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/7432 |
network_acronym_str |
UNESP-3 |
network_name_str |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Concepções de Ambiente de Futuras Professoras Portuguesas: um estudo de casoResumo: Nos últimos anos, a investigação realizada na área da educação ambiental tem apontado as concepções de ambiente de alunos e de professores como um dos maiores obstáculos à consecução dos objetivos da educação ambiental no sistema educativo formal. Este artigo relata um estudo que teve como objetivo analisar as concepções de ambiente de um grupo de 32 estudantes que frequentavam um curso de formação de professores numa instituição de ensino superior portuguesa. A recolha de dados consistiu na resposta a uma questão aberta sobre o que os participantes entendiam por ambiente. Os resultados indicam que maioritariamente as estudantes apresentam concepções que refletem a ideia de ambiente como um objeto e não como a relação entre o mundo natural e os sistemas sociais, como tem sido defendido na literatura. Palavras-chave: Concepções de professores. Ambiente. Educação Ambiental. Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2014-01-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/ziphttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/743210.18675/2177-580X.vol8.n2.p87-96Pesquisa em Educação Ambiental; v. 8 n. 2 (2013); 87-962177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/7432/6031https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/7432/9581Correia, Marisa Monteiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-14T19:34:06Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/7432Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2016-03-14T19:34:06Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções de Ambiente de Futuras Professoras Portuguesas: um estudo de caso |
title |
Concepções de Ambiente de Futuras Professoras Portuguesas: um estudo de caso |
spellingShingle |
Concepções de Ambiente de Futuras Professoras Portuguesas: um estudo de caso Correia, Marisa Monteiro |
title_short |
Concepções de Ambiente de Futuras Professoras Portuguesas: um estudo de caso |
title_full |
Concepções de Ambiente de Futuras Professoras Portuguesas: um estudo de caso |
title_fullStr |
Concepções de Ambiente de Futuras Professoras Portuguesas: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Concepções de Ambiente de Futuras Professoras Portuguesas: um estudo de caso |
title_sort |
Concepções de Ambiente de Futuras Professoras Portuguesas: um estudo de caso |
author |
Correia, Marisa Monteiro |
author_facet |
Correia, Marisa Monteiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correia, Marisa Monteiro |
description |
Resumo: Nos últimos anos, a investigação realizada na área da educação ambiental tem apontado as concepções de ambiente de alunos e de professores como um dos maiores obstáculos à consecução dos objetivos da educação ambiental no sistema educativo formal. Este artigo relata um estudo que teve como objetivo analisar as concepções de ambiente de um grupo de 32 estudantes que frequentavam um curso de formação de professores numa instituição de ensino superior portuguesa. A recolha de dados consistiu na resposta a uma questão aberta sobre o que os participantes entendiam por ambiente. Os resultados indicam que maioritariamente as estudantes apresentam concepções que refletem a ideia de ambiente como um objeto e não como a relação entre o mundo natural e os sistemas sociais, como tem sido defendido na literatura. Palavras-chave: Concepções de professores. Ambiente. Educação Ambiental. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/7432 10.18675/2177-580X.vol8.n2.p87-96 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/7432 |
identifier_str_mv |
10.18675/2177-580X.vol8.n2.p87-96 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/7432/6031 https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/7432/9581 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/zip |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental; v. 8 n. 2 (2013); 87-96 2177-580X reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br |
_version_ |
1800214363386150912 |