SABERES DOCENTE SOBRE MEIO AMBIENTE EM UMA COMUNIDADE RIBEIRINHA DA AMAZÔNIA AMAPAENSE.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/11869 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi compreender a percepção dos professores da Escola Estadual Francisco Filho, na Amazônia amapaense, sobre a educação ambiental numa vertente holística. Utilizamos a técnica de entrevistas semiestruturadas e de grupo focal, verificando que a maioria dos docentes é jovem, solteiro e tem ensino superior completo e, destes, 10% têm pós-graduação lato sensu, e, por esta razão, a maioria dos informantes atua no Ensino Fundamental II e/ou Ensino Médio. Embora a maioria apresente uma percepção romântica/naturalista de meio ambiente, contudo, demonstra conhecer os principais problemas ambientais locais, significando que, apesar de os professores terem uma visão fragmentada de meio ambiente, estão atentos ao cotidiano do alunado. |
id |
UNESP-3_e6245a4397fbca1ba834cacfcec934a7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/11869 |
network_acronym_str |
UNESP-3 |
network_name_str |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
SABERES DOCENTE SOBRE MEIO AMBIENTE EM UMA COMUNIDADE RIBEIRINHA DA AMAZÔNIA AMAPAENSE.O objetivo deste estudo foi compreender a percepção dos professores da Escola Estadual Francisco Filho, na Amazônia amapaense, sobre a educação ambiental numa vertente holística. Utilizamos a técnica de entrevistas semiestruturadas e de grupo focal, verificando que a maioria dos docentes é jovem, solteiro e tem ensino superior completo e, destes, 10% têm pós-graduação lato sensu, e, por esta razão, a maioria dos informantes atua no Ensino Fundamental II e/ou Ensino Médio. Embora a maioria apresente uma percepção romântica/naturalista de meio ambiente, contudo, demonstra conhecer os principais problemas ambientais locais, significando que, apesar de os professores terem uma visão fragmentada de meio ambiente, estão atentos ao cotidiano do alunado.Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2018-02-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/1186910.18675/2177-580X.vol12.n2.p127-140Pesquisa em Educação Ambiental; v. 12 n. 2 (2017); 127-1402177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/11869/8384https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/11869/10982Copyright (c) 2018 Pesquisa em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva Gomes, Raimunda KellyNakayama, Luiza2018-02-27T20:51:39Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/11869Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2018-02-27T20:51:39Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SABERES DOCENTE SOBRE MEIO AMBIENTE EM UMA COMUNIDADE RIBEIRINHA DA AMAZÔNIA AMAPAENSE. |
title |
SABERES DOCENTE SOBRE MEIO AMBIENTE EM UMA COMUNIDADE RIBEIRINHA DA AMAZÔNIA AMAPAENSE. |
spellingShingle |
SABERES DOCENTE SOBRE MEIO AMBIENTE EM UMA COMUNIDADE RIBEIRINHA DA AMAZÔNIA AMAPAENSE. Silva Gomes, Raimunda Kelly |
title_short |
SABERES DOCENTE SOBRE MEIO AMBIENTE EM UMA COMUNIDADE RIBEIRINHA DA AMAZÔNIA AMAPAENSE. |
title_full |
SABERES DOCENTE SOBRE MEIO AMBIENTE EM UMA COMUNIDADE RIBEIRINHA DA AMAZÔNIA AMAPAENSE. |
title_fullStr |
SABERES DOCENTE SOBRE MEIO AMBIENTE EM UMA COMUNIDADE RIBEIRINHA DA AMAZÔNIA AMAPAENSE. |
title_full_unstemmed |
SABERES DOCENTE SOBRE MEIO AMBIENTE EM UMA COMUNIDADE RIBEIRINHA DA AMAZÔNIA AMAPAENSE. |
title_sort |
SABERES DOCENTE SOBRE MEIO AMBIENTE EM UMA COMUNIDADE RIBEIRINHA DA AMAZÔNIA AMAPAENSE. |
author |
Silva Gomes, Raimunda Kelly |
author_facet |
Silva Gomes, Raimunda Kelly Nakayama, Luiza |
author_role |
author |
author2 |
Nakayama, Luiza |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva Gomes, Raimunda Kelly Nakayama, Luiza |
description |
O objetivo deste estudo foi compreender a percepção dos professores da Escola Estadual Francisco Filho, na Amazônia amapaense, sobre a educação ambiental numa vertente holística. Utilizamos a técnica de entrevistas semiestruturadas e de grupo focal, verificando que a maioria dos docentes é jovem, solteiro e tem ensino superior completo e, destes, 10% têm pós-graduação lato sensu, e, por esta razão, a maioria dos informantes atua no Ensino Fundamental II e/ou Ensino Médio. Embora a maioria apresente uma percepção romântica/naturalista de meio ambiente, contudo, demonstra conhecer os principais problemas ambientais locais, significando que, apesar de os professores terem uma visão fragmentada de meio ambiente, estão atentos ao cotidiano do alunado. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-02-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/11869 10.18675/2177-580X.vol12.n2.p127-140 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/11869 |
identifier_str_mv |
10.18675/2177-580X.vol12.n2.p127-140 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/11869/8384 https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/11869/10982 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Pesquisa em Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Pesquisa em Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental; v. 12 n. 2 (2017); 127-140 2177-580X reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br |
_version_ |
1800214363768881153 |