Memórias de experiências e a cultura escolar da escola pública de Itoupava Norte no período da nacionalização do ensino – 1940

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peixer Abreu Neves, Anne Caroline
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Faces da História
Texto Completo: https://seer.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/article/view/1306
Resumo: Esse texto dialoga com as memórias de experiências dos sujeitos no cotidiano da Escola Pública de Itoupava Norte – município de Blumenau/SC, durante a campanha de nacionalização do ensino conduzida pelo governo de Getúlio Vargas. As análises que mobilizaram a história oral possibilitaram compreender que as entrevistadas evocaram recordações que, nem sempre, estabeleciam relações com as ações nacionalizadoras que impuseram o ensino da língua vernácula e a exaltação de símbolos nacionais. Isso não invisibilizou, nas narrativas a presença dos instrumentos governamentais utilizados para implementar as leis, apesar de terem sido relatados na sutileza. O trabalho de memória evidenciou experiências que referenciaram outros contornos da escola valorizando os movimentos de integração das crianças, as convivências em diferentes lugares do ambiente escolar; e outras formas de se relacionar com as professoras.
id UNESP-6_b585d8ed375ea2b1130d7655d7faee97
oai_identifier_str oai:seer.assis.unesp.br:article/1306
network_acronym_str UNESP-6
network_name_str Faces da História
repository_id_str
spelling Memórias de experiências e a cultura escolar da escola pública de Itoupava Norte no período da nacionalização do ensino – 1940memóriasexperiênciascultura escolarnacionalização do ensinoEscola Pública de Itoupava NorteEsse texto dialoga com as memórias de experiências dos sujeitos no cotidiano da Escola Pública de Itoupava Norte – município de Blumenau/SC, durante a campanha de nacionalização do ensino conduzida pelo governo de Getúlio Vargas. As análises que mobilizaram a história oral possibilitaram compreender que as entrevistadas evocaram recordações que, nem sempre, estabeleciam relações com as ações nacionalizadoras que impuseram o ensino da língua vernácula e a exaltação de símbolos nacionais. Isso não invisibilizou, nas narrativas a presença dos instrumentos governamentais utilizados para implementar as leis, apesar de terem sido relatados na sutileza. O trabalho de memória evidenciou experiências que referenciaram outros contornos da escola valorizando os movimentos de integração das crianças, as convivências em diferentes lugares do ambiente escolar; e outras formas de se relacionar com as professoras.UNESP2019-06-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdftext/htmlhttps://seer.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/article/view/1306Faces da História; Vol. 6 Núm. 1 (2019): História oral e memória na construção das narrativas sobre as representações político-culturais do Brasil atual; 182-202Faces da História; v. 6 n. 1 (2019): História oral e memória na construção das narrativas sobre as representações político-culturais do Brasil atual; 182-2022358-3878reponame:Faces da Históriainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://seer.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/article/view/1306/1179https://seer.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/article/view/1306/1216Copyright (c) 2019 Faces da Históriainfo:eu-repo/semantics/openAccessPeixer Abreu Neves, Anne Caroline2019-08-23T16:19:23Zoai:seer.assis.unesp.br:article/1306Revistahttps://seer.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoriaPUBhttps://seer.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/oai||facesdahistoria@assis.unesp.br|| facesdahistoria@gmail.com2358-38782358-3878opendoar:2019-08-23T16:19:23Faces da História - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Memórias de experiências e a cultura escolar da escola pública de Itoupava Norte no período da nacionalização do ensino – 1940
title Memórias de experiências e a cultura escolar da escola pública de Itoupava Norte no período da nacionalização do ensino – 1940
spellingShingle Memórias de experiências e a cultura escolar da escola pública de Itoupava Norte no período da nacionalização do ensino – 1940
Peixer Abreu Neves, Anne Caroline
memórias
experiências
cultura escolar
nacionalização do ensino
Escola Pública de Itoupava Norte
title_short Memórias de experiências e a cultura escolar da escola pública de Itoupava Norte no período da nacionalização do ensino – 1940
title_full Memórias de experiências e a cultura escolar da escola pública de Itoupava Norte no período da nacionalização do ensino – 1940
title_fullStr Memórias de experiências e a cultura escolar da escola pública de Itoupava Norte no período da nacionalização do ensino – 1940
title_full_unstemmed Memórias de experiências e a cultura escolar da escola pública de Itoupava Norte no período da nacionalização do ensino – 1940
title_sort Memórias de experiências e a cultura escolar da escola pública de Itoupava Norte no período da nacionalização do ensino – 1940
author Peixer Abreu Neves, Anne Caroline
author_facet Peixer Abreu Neves, Anne Caroline
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Peixer Abreu Neves, Anne Caroline
dc.subject.por.fl_str_mv memórias
experiências
cultura escolar
nacionalização do ensino
Escola Pública de Itoupava Norte
topic memórias
experiências
cultura escolar
nacionalização do ensino
Escola Pública de Itoupava Norte
description Esse texto dialoga com as memórias de experiências dos sujeitos no cotidiano da Escola Pública de Itoupava Norte – município de Blumenau/SC, durante a campanha de nacionalização do ensino conduzida pelo governo de Getúlio Vargas. As análises que mobilizaram a história oral possibilitaram compreender que as entrevistadas evocaram recordações que, nem sempre, estabeleciam relações com as ações nacionalizadoras que impuseram o ensino da língua vernácula e a exaltação de símbolos nacionais. Isso não invisibilizou, nas narrativas a presença dos instrumentos governamentais utilizados para implementar as leis, apesar de terem sido relatados na sutileza. O trabalho de memória evidenciou experiências que referenciaram outros contornos da escola valorizando os movimentos de integração das crianças, as convivências em diferentes lugares do ambiente escolar; e outras formas de se relacionar com as professoras.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/article/view/1306
url https://seer.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/article/view/1306
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/article/view/1306/1179
https://seer.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/article/view/1306/1216
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Faces da História
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Faces da História
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Faces da História; Vol. 6 Núm. 1 (2019): História oral e memória na construção das narrativas sobre as representações político-culturais do Brasil atual; 182-202
Faces da História; v. 6 n. 1 (2019): História oral e memória na construção das narrativas sobre as representações político-culturais do Brasil atual; 182-202
2358-3878
reponame:Faces da História
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Faces da História
collection Faces da História
repository.name.fl_str_mv Faces da História - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||facesdahistoria@assis.unesp.br|| facesdahistoria@gmail.com
_version_ 1800215831948296192