Dimensão afetiva e projetos vitais de jovens estudantes de ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5205 |
Resumo: | O presente texto discute possíveis relações entre as estratégias de resolução de conflitos e a construção de projetos vitais dos jovens, por meio de análise das influências dos sentimentos e emoções no pensamento. Buscou-se investigar de que forma as emoções e os sentimentos, relacionados aos interesses e preocupações dos jovens, configuram-se no raciocínio. Parte-se de dados provenientes de entrevista semiestruturada realizada com 20 jovens, de 20 a 24 anos, estudantes de Ensino Superior do interior do Paraná. A partir da análise, fundamentada na teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento, foram identificadas relações entre a natureza dos interesses e preocupações dos jovens e o raciocínio implicado nos sentimentos e emoções comentados. Os resultados apontam que a construção de projetos vitais pode estar relacionada ao modo como os jovens encaram os conflitos, de modo que são traçadas considerações acerca da indissociabilidade entre afetividade e cognição, e de implicações aos processos educativos voltados à juventude. |
id |
UNESP-7_f4230114cc9e50ab911a6c48c18be939 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5205 |
network_acronym_str |
UNESP-7 |
network_name_str |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Dimensão afetiva e projetos vitais de jovens estudantes de ensino superiorJuventudeProjeto vitalSentimentos e emoçõesResolução de conflitosProcessos educativosO presente texto discute possíveis relações entre as estratégias de resolução de conflitos e a construção de projetos vitais dos jovens, por meio de análise das influências dos sentimentos e emoções no pensamento. Buscou-se investigar de que forma as emoções e os sentimentos, relacionados aos interesses e preocupações dos jovens, configuram-se no raciocínio. Parte-se de dados provenientes de entrevista semiestruturada realizada com 20 jovens, de 20 a 24 anos, estudantes de Ensino Superior do interior do Paraná. A partir da análise, fundamentada na teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento, foram identificadas relações entre a natureza dos interesses e preocupações dos jovens e o raciocínio implicado nos sentimentos e emoções comentados. Os resultados apontam que a construção de projetos vitais pode estar relacionada ao modo como os jovens encaram os conflitos, de modo que são traçadas considerações acerca da indissociabilidade entre afetividade e cognição, e de implicações aos processos educativos voltados à juventude.Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp2012-11-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDocumento Avaliado por Paresapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5205Educação: Teoria e Prática; Vol. 22 No. 41 (2012); 28-42Educação: Teoria e Prática; Vol. 22 Núm. 41 (2012); 28-42Educação: Teoria e Prática; v. 22 n. 41 (2012); 28-421981-8106reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5205/4843Pátaro, Cristina Satiê de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-12-11T11:40:59Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5205Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacaoPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/oairc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br1981-81061517-9869opendoar:2012-12-11T11:40:59EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dimensão afetiva e projetos vitais de jovens estudantes de ensino superior |
title |
Dimensão afetiva e projetos vitais de jovens estudantes de ensino superior |
spellingShingle |
Dimensão afetiva e projetos vitais de jovens estudantes de ensino superior Pátaro, Cristina Satiê de Oliveira Juventude Projeto vital Sentimentos e emoções Resolução de conflitos Processos educativos |
title_short |
Dimensão afetiva e projetos vitais de jovens estudantes de ensino superior |
title_full |
Dimensão afetiva e projetos vitais de jovens estudantes de ensino superior |
title_fullStr |
Dimensão afetiva e projetos vitais de jovens estudantes de ensino superior |
title_full_unstemmed |
Dimensão afetiva e projetos vitais de jovens estudantes de ensino superior |
title_sort |
Dimensão afetiva e projetos vitais de jovens estudantes de ensino superior |
author |
Pátaro, Cristina Satiê de Oliveira |
author_facet |
Pátaro, Cristina Satiê de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pátaro, Cristina Satiê de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Juventude Projeto vital Sentimentos e emoções Resolução de conflitos Processos educativos |
topic |
Juventude Projeto vital Sentimentos e emoções Resolução de conflitos Processos educativos |
description |
O presente texto discute possíveis relações entre as estratégias de resolução de conflitos e a construção de projetos vitais dos jovens, por meio de análise das influências dos sentimentos e emoções no pensamento. Buscou-se investigar de que forma as emoções e os sentimentos, relacionados aos interesses e preocupações dos jovens, configuram-se no raciocínio. Parte-se de dados provenientes de entrevista semiestruturada realizada com 20 jovens, de 20 a 24 anos, estudantes de Ensino Superior do interior do Paraná. A partir da análise, fundamentada na teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento, foram identificadas relações entre a natureza dos interesses e preocupações dos jovens e o raciocínio implicado nos sentimentos e emoções comentados. Os resultados apontam que a construção de projetos vitais pode estar relacionada ao modo como os jovens encaram os conflitos, de modo que são traçadas considerações acerca da indissociabilidade entre afetividade e cognição, e de implicações aos processos educativos voltados à juventude. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Documento Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5205 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5205 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5205/4843 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação: Teoria e Prática; Vol. 22 No. 41 (2012); 28-42 Educação: Teoria e Prática; Vol. 22 Núm. 41 (2012); 28-42 Educação: Teoria e Prática; v. 22 n. 41 (2012); 28-42 1981-8106 reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Prática instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
collection |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
repository.name.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br |
_version_ |
1800215811448635392 |