Interdisciplinaridade no ensino em saúde: o olhar do preceptor na Saúde da Família

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bispo,Emanuella Pinheiro de Farias
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Tavares,Carlos Henrique Falcão, Tomaz,Jerzuí Mendes Tôrrez
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832014000200337
Resumo: Indícios de inadequação na atuação dos preceptores da Estratégia da Saúde da Família (ESF) no que concerne à interdisciplinaridade, levaram à proposta de analisar como esses profissionais estão atuando. Trata-se de estudo descritivo de abordagem qualitativa, desenvolvida no II Distrito Sanitário de Maceió-AL, Brasil, com um universo de nove sujeitos. Utilizou-se a “entrevista aberta ou em profundidade”, sob a perspectiva da análise de conteúdo . Após análise, as unidades de registro foram: atividades que desenvolve no dia a dia de trabalho na ESF; vivência na prática diária profissional; significado de interdisciplinaridade; formação acadêmica/profissional no que se refere à prática interdisciplinar; benefícios das práticas interdisciplinares no processo ensino-aprendizagem dos alunos. Os dados apontam para a necessidade de Educação Permanente em Saúde como estratégia potente para o aperfeiçoamento da prática interdisciplinar.
id UNESP-8_1cdbc506cfc43e0425c2b14cd32bc683
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832014000200337
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Interdisciplinaridade no ensino em saúde: o olhar do preceptor na Saúde da FamíliaEducação em SaúdePreceptorInterdisciplinaridadeEstratégia da Saúde da FamíliaIndícios de inadequação na atuação dos preceptores da Estratégia da Saúde da Família (ESF) no que concerne à interdisciplinaridade, levaram à proposta de analisar como esses profissionais estão atuando. Trata-se de estudo descritivo de abordagem qualitativa, desenvolvida no II Distrito Sanitário de Maceió-AL, Brasil, com um universo de nove sujeitos. Utilizou-se a “entrevista aberta ou em profundidade”, sob a perspectiva da análise de conteúdo . Após análise, as unidades de registro foram: atividades que desenvolve no dia a dia de trabalho na ESF; vivência na prática diária profissional; significado de interdisciplinaridade; formação acadêmica/profissional no que se refere à prática interdisciplinar; benefícios das práticas interdisciplinares no processo ensino-aprendizagem dos alunos. Os dados apontam para a necessidade de Educação Permanente em Saúde como estratégia potente para o aperfeiçoamento da prática interdisciplinar.UNESP2014-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832014000200337Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.18 n.49 2014reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-57622013.0158info:eu-repo/semantics/openAccessBispo,Emanuella Pinheiro de FariasTavares,Carlos Henrique FalcãoTomaz,Jerzuí Mendes Tôrrezpor2014-11-07T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832014000200337Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2014-11-07T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Interdisciplinaridade no ensino em saúde: o olhar do preceptor na Saúde da Família
title Interdisciplinaridade no ensino em saúde: o olhar do preceptor na Saúde da Família
spellingShingle Interdisciplinaridade no ensino em saúde: o olhar do preceptor na Saúde da Família
Bispo,Emanuella Pinheiro de Farias
Educação em Saúde
Preceptor
Interdisciplinaridade
Estratégia da Saúde da Família
title_short Interdisciplinaridade no ensino em saúde: o olhar do preceptor na Saúde da Família
title_full Interdisciplinaridade no ensino em saúde: o olhar do preceptor na Saúde da Família
title_fullStr Interdisciplinaridade no ensino em saúde: o olhar do preceptor na Saúde da Família
title_full_unstemmed Interdisciplinaridade no ensino em saúde: o olhar do preceptor na Saúde da Família
title_sort Interdisciplinaridade no ensino em saúde: o olhar do preceptor na Saúde da Família
author Bispo,Emanuella Pinheiro de Farias
author_facet Bispo,Emanuella Pinheiro de Farias
Tavares,Carlos Henrique Falcão
Tomaz,Jerzuí Mendes Tôrrez
author_role author
author2 Tavares,Carlos Henrique Falcão
Tomaz,Jerzuí Mendes Tôrrez
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bispo,Emanuella Pinheiro de Farias
Tavares,Carlos Henrique Falcão
Tomaz,Jerzuí Mendes Tôrrez
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Saúde
Preceptor
Interdisciplinaridade
Estratégia da Saúde da Família
topic Educação em Saúde
Preceptor
Interdisciplinaridade
Estratégia da Saúde da Família
description Indícios de inadequação na atuação dos preceptores da Estratégia da Saúde da Família (ESF) no que concerne à interdisciplinaridade, levaram à proposta de analisar como esses profissionais estão atuando. Trata-se de estudo descritivo de abordagem qualitativa, desenvolvida no II Distrito Sanitário de Maceió-AL, Brasil, com um universo de nove sujeitos. Utilizou-se a “entrevista aberta ou em profundidade”, sob a perspectiva da análise de conteúdo . Após análise, as unidades de registro foram: atividades que desenvolve no dia a dia de trabalho na ESF; vivência na prática diária profissional; significado de interdisciplinaridade; formação acadêmica/profissional no que se refere à prática interdisciplinar; benefícios das práticas interdisciplinares no processo ensino-aprendizagem dos alunos. Os dados apontam para a necessidade de Educação Permanente em Saúde como estratégia potente para o aperfeiçoamento da prática interdisciplinar.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832014000200337
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832014000200337
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1807-57622013.0158
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.18 n.49 2014
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958520741462016