Percepção de monitores do PET-Saúde sobre sua formação e trabalho em equipe interdisciplinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira,Simone Cardoso Lisboa
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Reis,Vanessa de Oliveira Martins, Lanza,Célia Regina Moreira, Aleixo,Ivana Montandon Soares, Vasconcelos,Monica Maria de Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832015000500869
Resumo: Buscou-se identificar e analisar as representações sociais de monitores do PET-Saúde da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil, que atuam na linha de pesquisa Saúde na Escola, concernente à influência dessa vivência na sua formação e no seu olhar sobre o trabalho em equipe interdisciplinar. O trajeto metodológico delineou as representações sociais dos monitores após vivenciarem o projeto. As respostas dos relatórios dos monitores foram digitalizadas e importadas para o programa NVivo10, categorizadas e analisadas por meio do discurso do sujeito coletivo. Levantaram-se dados de 33 monitores do PET-Saúde na Escola, que constituíram 16 componentes representacionais positivamente relacionados a sua formação (n=9) e ao trabalho em equipe interdisciplinar (n=7). Verificou-se que a vivência no referido projeto promoveu diferenciais relevantes na formação desses futuros profissionais de saúde, com percepções favoráveis ao trabalho em equipe interdisciplinar, atentas às demandas sociais do Sistema Único de Saúde (SUS).
id UNESP-8_30fb7802ff79b8cd4bc6c322fb129fc9
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832015000500869
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Percepção de monitores do PET-Saúde sobre sua formação e trabalho em equipe interdisciplinarFormação em saúdeTrabalho em equipeInterdisciplinaridadeRepresentações sociaisSaúde na EscolaBuscou-se identificar e analisar as representações sociais de monitores do PET-Saúde da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil, que atuam na linha de pesquisa Saúde na Escola, concernente à influência dessa vivência na sua formação e no seu olhar sobre o trabalho em equipe interdisciplinar. O trajeto metodológico delineou as representações sociais dos monitores após vivenciarem o projeto. As respostas dos relatórios dos monitores foram digitalizadas e importadas para o programa NVivo10, categorizadas e analisadas por meio do discurso do sujeito coletivo. Levantaram-se dados de 33 monitores do PET-Saúde na Escola, que constituíram 16 componentes representacionais positivamente relacionados a sua formação (n=9) e ao trabalho em equipe interdisciplinar (n=7). Verificou-se que a vivência no referido projeto promoveu diferenciais relevantes na formação desses futuros profissionais de saúde, com percepções favoráveis ao trabalho em equipe interdisciplinar, atentas às demandas sociais do Sistema Único de Saúde (SUS).UNESP2015-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832015000500869Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.19 suppl.1 2015reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-57622014.0840info:eu-repo/semantics/openAccessPereira,Simone Cardoso LisboaReis,Vanessa de Oliveira MartinsLanza,Célia Regina MoreiraAleixo,Ivana Montandon SoaresVasconcelos,Monica Maria de Almeidapor2015-10-23T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832015000500869Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2015-10-23T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção de monitores do PET-Saúde sobre sua formação e trabalho em equipe interdisciplinar
title Percepção de monitores do PET-Saúde sobre sua formação e trabalho em equipe interdisciplinar
spellingShingle Percepção de monitores do PET-Saúde sobre sua formação e trabalho em equipe interdisciplinar
Pereira,Simone Cardoso Lisboa
Formação em saúde
Trabalho em equipe
Interdisciplinaridade
Representações sociais
Saúde na Escola
title_short Percepção de monitores do PET-Saúde sobre sua formação e trabalho em equipe interdisciplinar
title_full Percepção de monitores do PET-Saúde sobre sua formação e trabalho em equipe interdisciplinar
title_fullStr Percepção de monitores do PET-Saúde sobre sua formação e trabalho em equipe interdisciplinar
title_full_unstemmed Percepção de monitores do PET-Saúde sobre sua formação e trabalho em equipe interdisciplinar
title_sort Percepção de monitores do PET-Saúde sobre sua formação e trabalho em equipe interdisciplinar
author Pereira,Simone Cardoso Lisboa
author_facet Pereira,Simone Cardoso Lisboa
Reis,Vanessa de Oliveira Martins
Lanza,Célia Regina Moreira
Aleixo,Ivana Montandon Soares
Vasconcelos,Monica Maria de Almeida
author_role author
author2 Reis,Vanessa de Oliveira Martins
Lanza,Célia Regina Moreira
Aleixo,Ivana Montandon Soares
Vasconcelos,Monica Maria de Almeida
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira,Simone Cardoso Lisboa
Reis,Vanessa de Oliveira Martins
Lanza,Célia Regina Moreira
Aleixo,Ivana Montandon Soares
Vasconcelos,Monica Maria de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Formação em saúde
Trabalho em equipe
Interdisciplinaridade
Representações sociais
Saúde na Escola
topic Formação em saúde
Trabalho em equipe
Interdisciplinaridade
Representações sociais
Saúde na Escola
description Buscou-se identificar e analisar as representações sociais de monitores do PET-Saúde da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil, que atuam na linha de pesquisa Saúde na Escola, concernente à influência dessa vivência na sua formação e no seu olhar sobre o trabalho em equipe interdisciplinar. O trajeto metodológico delineou as representações sociais dos monitores após vivenciarem o projeto. As respostas dos relatórios dos monitores foram digitalizadas e importadas para o programa NVivo10, categorizadas e analisadas por meio do discurso do sujeito coletivo. Levantaram-se dados de 33 monitores do PET-Saúde na Escola, que constituíram 16 componentes representacionais positivamente relacionados a sua formação (n=9) e ao trabalho em equipe interdisciplinar (n=7). Verificou-se que a vivência no referido projeto promoveu diferenciais relevantes na formação desses futuros profissionais de saúde, com percepções favoráveis ao trabalho em equipe interdisciplinar, atentas às demandas sociais do Sistema Único de Saúde (SUS).
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832015000500869
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832015000500869
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1807-57622014.0840
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.19 suppl.1 2015
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958521395773440