Percepção de monitores do PET-Saúde sobre sua formação e trabalho em equipe interdisciplinar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832015000500869 |
Resumo: | Buscou-se identificar e analisar as representações sociais de monitores do PET-Saúde da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil, que atuam na linha de pesquisa Saúde na Escola, concernente à influência dessa vivência na sua formação e no seu olhar sobre o trabalho em equipe interdisciplinar. O trajeto metodológico delineou as representações sociais dos monitores após vivenciarem o projeto. As respostas dos relatórios dos monitores foram digitalizadas e importadas para o programa NVivo10, categorizadas e analisadas por meio do discurso do sujeito coletivo. Levantaram-se dados de 33 monitores do PET-Saúde na Escola, que constituíram 16 componentes representacionais positivamente relacionados a sua formação (n=9) e ao trabalho em equipe interdisciplinar (n=7). Verificou-se que a vivência no referido projeto promoveu diferenciais relevantes na formação desses futuros profissionais de saúde, com percepções favoráveis ao trabalho em equipe interdisciplinar, atentas às demandas sociais do Sistema Único de Saúde (SUS). |
id |
UNESP-8_30fb7802ff79b8cd4bc6c322fb129fc9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832015000500869 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepção de monitores do PET-Saúde sobre sua formação e trabalho em equipe interdisciplinarFormação em saúdeTrabalho em equipeInterdisciplinaridadeRepresentações sociaisSaúde na EscolaBuscou-se identificar e analisar as representações sociais de monitores do PET-Saúde da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil, que atuam na linha de pesquisa Saúde na Escola, concernente à influência dessa vivência na sua formação e no seu olhar sobre o trabalho em equipe interdisciplinar. O trajeto metodológico delineou as representações sociais dos monitores após vivenciarem o projeto. As respostas dos relatórios dos monitores foram digitalizadas e importadas para o programa NVivo10, categorizadas e analisadas por meio do discurso do sujeito coletivo. Levantaram-se dados de 33 monitores do PET-Saúde na Escola, que constituíram 16 componentes representacionais positivamente relacionados a sua formação (n=9) e ao trabalho em equipe interdisciplinar (n=7). Verificou-se que a vivência no referido projeto promoveu diferenciais relevantes na formação desses futuros profissionais de saúde, com percepções favoráveis ao trabalho em equipe interdisciplinar, atentas às demandas sociais do Sistema Único de Saúde (SUS).UNESP2015-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832015000500869Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.19 suppl.1 2015reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-57622014.0840info:eu-repo/semantics/openAccessPereira,Simone Cardoso LisboaReis,Vanessa de Oliveira MartinsLanza,Célia Regina MoreiraAleixo,Ivana Montandon SoaresVasconcelos,Monica Maria de Almeidapor2015-10-23T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832015000500869Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2015-10-23T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepção de monitores do PET-Saúde sobre sua formação e trabalho em equipe interdisciplinar |
title |
Percepção de monitores do PET-Saúde sobre sua formação e trabalho em equipe interdisciplinar |
spellingShingle |
Percepção de monitores do PET-Saúde sobre sua formação e trabalho em equipe interdisciplinar Pereira,Simone Cardoso Lisboa Formação em saúde Trabalho em equipe Interdisciplinaridade Representações sociais Saúde na Escola |
title_short |
Percepção de monitores do PET-Saúde sobre sua formação e trabalho em equipe interdisciplinar |
title_full |
Percepção de monitores do PET-Saúde sobre sua formação e trabalho em equipe interdisciplinar |
title_fullStr |
Percepção de monitores do PET-Saúde sobre sua formação e trabalho em equipe interdisciplinar |
title_full_unstemmed |
Percepção de monitores do PET-Saúde sobre sua formação e trabalho em equipe interdisciplinar |
title_sort |
Percepção de monitores do PET-Saúde sobre sua formação e trabalho em equipe interdisciplinar |
author |
Pereira,Simone Cardoso Lisboa |
author_facet |
Pereira,Simone Cardoso Lisboa Reis,Vanessa de Oliveira Martins Lanza,Célia Regina Moreira Aleixo,Ivana Montandon Soares Vasconcelos,Monica Maria de Almeida |
author_role |
author |
author2 |
Reis,Vanessa de Oliveira Martins Lanza,Célia Regina Moreira Aleixo,Ivana Montandon Soares Vasconcelos,Monica Maria de Almeida |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira,Simone Cardoso Lisboa Reis,Vanessa de Oliveira Martins Lanza,Célia Regina Moreira Aleixo,Ivana Montandon Soares Vasconcelos,Monica Maria de Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação em saúde Trabalho em equipe Interdisciplinaridade Representações sociais Saúde na Escola |
topic |
Formação em saúde Trabalho em equipe Interdisciplinaridade Representações sociais Saúde na Escola |
description |
Buscou-se identificar e analisar as representações sociais de monitores do PET-Saúde da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil, que atuam na linha de pesquisa Saúde na Escola, concernente à influência dessa vivência na sua formação e no seu olhar sobre o trabalho em equipe interdisciplinar. O trajeto metodológico delineou as representações sociais dos monitores após vivenciarem o projeto. As respostas dos relatórios dos monitores foram digitalizadas e importadas para o programa NVivo10, categorizadas e analisadas por meio do discurso do sujeito coletivo. Levantaram-se dados de 33 monitores do PET-Saúde na Escola, que constituíram 16 componentes representacionais positivamente relacionados a sua formação (n=9) e ao trabalho em equipe interdisciplinar (n=7). Verificou-se que a vivência no referido projeto promoveu diferenciais relevantes na formação desses futuros profissionais de saúde, com percepções favoráveis ao trabalho em equipe interdisciplinar, atentas às demandas sociais do Sistema Único de Saúde (SUS). |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832015000500869 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832015000500869 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1807-57622014.0840 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.19 suppl.1 2015 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958521395773440 |