O diário de pesquisa como instrumento de acompanhamento da aprendizagem e de análise de implicação do estudante/pesquisador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges,Flávio Adriano
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva,Alexandre Rodrigo Nishiwaki da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832020000100511
Resumo: O doutorado consiste em um longo percurso e uma das dificuldades é evidenciar o deslocamento da aprendizagem e possibilitar um processo autoanalítico ao doutorando. Assim, este artigo tem como objetivo apresentar a utilização do diário de pesquisa no percurso de doutoramento como um potente instrumento para o acompanhamento do aprendizado e de análise de implicação do estudante/pesquisador no desenvolvimento de sua pesquisa. Trata-se de um relato de experiência que utiliza o referencial teórico e metodológico da análise institucional. O diário foi escrito no período de janeiro de 2014 a setembro de 2017 e possibilitou mapear a trajetória do pesquisador, sendo também utilizado como um instrumento de análise de implicação com as diversas instituições que o atravessaram nesse percurso. Acreditamos que a utilização do diário possibilita o acompanhamento dos deslocamentos do processo de aprendizagem do(a)s estudantes de pós-graduação e pesquisadores.
id UNESP-8_772333d246f3571a7217343f2556724b
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832020000100511
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling O diário de pesquisa como instrumento de acompanhamento da aprendizagem e de análise de implicação do estudante/pesquisadorEnsino de pós-graduaçãoAcompanhamento da aprendizagemDiárioAnálise institucionalO doutorado consiste em um longo percurso e uma das dificuldades é evidenciar o deslocamento da aprendizagem e possibilitar um processo autoanalítico ao doutorando. Assim, este artigo tem como objetivo apresentar a utilização do diário de pesquisa no percurso de doutoramento como um potente instrumento para o acompanhamento do aprendizado e de análise de implicação do estudante/pesquisador no desenvolvimento de sua pesquisa. Trata-se de um relato de experiência que utiliza o referencial teórico e metodológico da análise institucional. O diário foi escrito no período de janeiro de 2014 a setembro de 2017 e possibilitou mapear a trajetória do pesquisador, sendo também utilizado como um instrumento de análise de implicação com as diversas instituições que o atravessaram nesse percurso. Acreditamos que a utilização do diário possibilita o acompanhamento dos deslocamentos do processo de aprendizagem do(a)s estudantes de pós-graduação e pesquisadores.UNESP2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832020000100511Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.24 2020reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/interface.190869info:eu-repo/semantics/openAccessBorges,Flávio AdrianoSilva,Alexandre Rodrigo Nishiwaki dapor2020-10-19T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832020000100511Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2020-10-19T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O diário de pesquisa como instrumento de acompanhamento da aprendizagem e de análise de implicação do estudante/pesquisador
title O diário de pesquisa como instrumento de acompanhamento da aprendizagem e de análise de implicação do estudante/pesquisador
spellingShingle O diário de pesquisa como instrumento de acompanhamento da aprendizagem e de análise de implicação do estudante/pesquisador
Borges,Flávio Adriano
Ensino de pós-graduação
Acompanhamento da aprendizagem
Diário
Análise institucional
title_short O diário de pesquisa como instrumento de acompanhamento da aprendizagem e de análise de implicação do estudante/pesquisador
title_full O diário de pesquisa como instrumento de acompanhamento da aprendizagem e de análise de implicação do estudante/pesquisador
title_fullStr O diário de pesquisa como instrumento de acompanhamento da aprendizagem e de análise de implicação do estudante/pesquisador
title_full_unstemmed O diário de pesquisa como instrumento de acompanhamento da aprendizagem e de análise de implicação do estudante/pesquisador
title_sort O diário de pesquisa como instrumento de acompanhamento da aprendizagem e de análise de implicação do estudante/pesquisador
author Borges,Flávio Adriano
author_facet Borges,Flávio Adriano
Silva,Alexandre Rodrigo Nishiwaki da
author_role author
author2 Silva,Alexandre Rodrigo Nishiwaki da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges,Flávio Adriano
Silva,Alexandre Rodrigo Nishiwaki da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de pós-graduação
Acompanhamento da aprendizagem
Diário
Análise institucional
topic Ensino de pós-graduação
Acompanhamento da aprendizagem
Diário
Análise institucional
description O doutorado consiste em um longo percurso e uma das dificuldades é evidenciar o deslocamento da aprendizagem e possibilitar um processo autoanalítico ao doutorando. Assim, este artigo tem como objetivo apresentar a utilização do diário de pesquisa no percurso de doutoramento como um potente instrumento para o acompanhamento do aprendizado e de análise de implicação do estudante/pesquisador no desenvolvimento de sua pesquisa. Trata-se de um relato de experiência que utiliza o referencial teórico e metodológico da análise institucional. O diário foi escrito no período de janeiro de 2014 a setembro de 2017 e possibilitou mapear a trajetória do pesquisador, sendo também utilizado como um instrumento de análise de implicação com as diversas instituições que o atravessaram nesse percurso. Acreditamos que a utilização do diário possibilita o acompanhamento dos deslocamentos do processo de aprendizagem do(a)s estudantes de pós-graduação e pesquisadores.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832020000100511
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832020000100511
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/interface.190869
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.24 2020
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958524532064256