A supervisão enquanto dispositivo: narrativa docente do estágio profissional em psicologia do trabalho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832015000100133 |
Resumo: | Este texto versa sobre a supervisão enquanto dispositivo, ao apresentar o quadro teórico-conceitual que norteou a atuação e sua metodologia. Ao se debruçar sobre três campos de estágio, explicita o desafio de promover não apenas a saúde do trabalhador de saúde, mas, também, construir uma práxis questionadora da relação universidade-sociedade e formação. A partir da narrativa docente do estágio profissional em Psicologia do Trabalho, dimensiona-se como se constituiu a pesquisa-intervenção em bases interdisciplinares capazes de deslocar o saber centrado no expert para tencionar ações de coletivos transformadores, que, mediante a aproximação e o diálogo, oportunizassem o forjar de solidariedades e cooperação. Elementos profícuos para a ressignificação dessas esferas foram: a construção do diagnóstico institucional vinculado à demanda e o dispositivo supervisão, capaz de produzir narrativas originais para construir experiências de protagonização – correspondentes aos princípios da Política de Humanização. |
id |
UNESP-8_cda6e22a47eee5f20d6ef424b49bc170 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832015000100133 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A supervisão enquanto dispositivo: narrativa docente do estágio profissional em psicologia do trabalhoSupervisãoDispositivoPsicologia do TrabalhoSaúde do TrabalhadorNarrativaEste texto versa sobre a supervisão enquanto dispositivo, ao apresentar o quadro teórico-conceitual que norteou a atuação e sua metodologia. Ao se debruçar sobre três campos de estágio, explicita o desafio de promover não apenas a saúde do trabalhador de saúde, mas, também, construir uma práxis questionadora da relação universidade-sociedade e formação. A partir da narrativa docente do estágio profissional em Psicologia do Trabalho, dimensiona-se como se constituiu a pesquisa-intervenção em bases interdisciplinares capazes de deslocar o saber centrado no expert para tencionar ações de coletivos transformadores, que, mediante a aproximação e o diálogo, oportunizassem o forjar de solidariedades e cooperação. Elementos profícuos para a ressignificação dessas esferas foram: a construção do diagnóstico institucional vinculado à demanda e o dispositivo supervisão, capaz de produzir narrativas originais para construir experiências de protagonização – correspondentes aos princípios da Política de Humanização.UNESP2015-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832015000100133Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.19 n.52 2015reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-57622014.0170info:eu-repo/semantics/openAccessDuarte,Daniele Almeidapor2015-04-13T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832015000100133Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2015-04-13T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A supervisão enquanto dispositivo: narrativa docente do estágio profissional em psicologia do trabalho |
title |
A supervisão enquanto dispositivo: narrativa docente do estágio profissional em psicologia do trabalho |
spellingShingle |
A supervisão enquanto dispositivo: narrativa docente do estágio profissional em psicologia do trabalho Duarte,Daniele Almeida Supervisão Dispositivo Psicologia do Trabalho Saúde do Trabalhador Narrativa |
title_short |
A supervisão enquanto dispositivo: narrativa docente do estágio profissional em psicologia do trabalho |
title_full |
A supervisão enquanto dispositivo: narrativa docente do estágio profissional em psicologia do trabalho |
title_fullStr |
A supervisão enquanto dispositivo: narrativa docente do estágio profissional em psicologia do trabalho |
title_full_unstemmed |
A supervisão enquanto dispositivo: narrativa docente do estágio profissional em psicologia do trabalho |
title_sort |
A supervisão enquanto dispositivo: narrativa docente do estágio profissional em psicologia do trabalho |
author |
Duarte,Daniele Almeida |
author_facet |
Duarte,Daniele Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte,Daniele Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Supervisão Dispositivo Psicologia do Trabalho Saúde do Trabalhador Narrativa |
topic |
Supervisão Dispositivo Psicologia do Trabalho Saúde do Trabalhador Narrativa |
description |
Este texto versa sobre a supervisão enquanto dispositivo, ao apresentar o quadro teórico-conceitual que norteou a atuação e sua metodologia. Ao se debruçar sobre três campos de estágio, explicita o desafio de promover não apenas a saúde do trabalhador de saúde, mas, também, construir uma práxis questionadora da relação universidade-sociedade e formação. A partir da narrativa docente do estágio profissional em Psicologia do Trabalho, dimensiona-se como se constituiu a pesquisa-intervenção em bases interdisciplinares capazes de deslocar o saber centrado no expert para tencionar ações de coletivos transformadores, que, mediante a aproximação e o diálogo, oportunizassem o forjar de solidariedades e cooperação. Elementos profícuos para a ressignificação dessas esferas foram: a construção do diagnóstico institucional vinculado à demanda e o dispositivo supervisão, capaz de produzir narrativas originais para construir experiências de protagonização – correspondentes aos princípios da Política de Humanização. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832015000100133 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832015000100133 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1807-57622014.0170 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.19 n.52 2015 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958521053937664 |