Motivação discente em cursos na modalidade de Educação à Distância (EaD): fatores que influenciam

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Isler, Gustavo Lima
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Machado, Afonso Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista NUPEM (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5380
Resumo: Com o objetivo de conhecer os fatores que influem no processo de motivação para aprendizagem de alunos dos cursos à distância, o presente estudo com base em uma pesquisa bibliográfica, realizada através da internet e em catálogos de busca de bibliotecas virtuais e físicas, identificou que as fontes desta motivação podem ser divididas em três grupos, as características da personalidade do próprio aluno, a equipe envolvida na organização (tutores, professores, gestores, dentre outros) e os recursos tecnológicos e didáticos disponíveis. Sendo os dois últimos grupos, os principais responsáveis pelo processo motivacional na EaD. Sugere-se atenção a estes fatores e recomenda-se a realização de novos e contextualizados estudos.
id UNESPAR_02fcb52b499fd4ccfc0b4b4232d37d6c
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unespar.edu.br:article/5380
network_acronym_str UNESPAR
network_name_str Revista NUPEM (Online)
repository_id_str
spelling Motivação discente em cursos na modalidade de Educação à Distância (EaD): fatores que influenciamCom o objetivo de conhecer os fatores que influem no processo de motivação para aprendizagem de alunos dos cursos à distância, o presente estudo com base em uma pesquisa bibliográfica, realizada através da internet e em catálogos de busca de bibliotecas virtuais e físicas, identificou que as fontes desta motivação podem ser divididas em três grupos, as características da personalidade do próprio aluno, a equipe envolvida na organização (tutores, professores, gestores, dentre outros) e os recursos tecnológicos e didáticos disponíveis. Sendo os dois últimos grupos, os principais responsáveis pelo processo motivacional na EaD. Sugere-se atenção a estes fatores e recomenda-se a realização de novos e contextualizados estudos.Universidade Estadual do Paraná2017-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/538010.33871/nupem.v5i9.203Revista NUPEM; Vol. 5 No. 9 (2013): Revista NUPEM; 67-84Revista NUPEM; Vol. 5 Núm. 9 (2013): Revista NUPEM; 67-84Revista NUPEM; v. 5 n. 9 (2013): Revista NUPEM; 67-842176-79122175-7429reponame:Revista NUPEM (Online)instname:Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)instacron:UNESPARporhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5380/3408Copyright (c) 2017 Gustavo Lima Isler, Afonso Antonio Machadohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessIsler, Gustavo LimaMachado, Afonso Antonio2022-06-02T22:08:17Zoai:ojs.periodicos.unespar.edu.br:article/5380Revistahttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/PUBhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/oainupemrevista@gmail.com||2176-79122176-7912opendoar:2022-06-02T22:08:17Revista NUPEM (Online) - Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)false
dc.title.none.fl_str_mv Motivação discente em cursos na modalidade de Educação à Distância (EaD): fatores que influenciam
title Motivação discente em cursos na modalidade de Educação à Distância (EaD): fatores que influenciam
spellingShingle Motivação discente em cursos na modalidade de Educação à Distância (EaD): fatores que influenciam
Isler, Gustavo Lima
title_short Motivação discente em cursos na modalidade de Educação à Distância (EaD): fatores que influenciam
title_full Motivação discente em cursos na modalidade de Educação à Distância (EaD): fatores que influenciam
title_fullStr Motivação discente em cursos na modalidade de Educação à Distância (EaD): fatores que influenciam
title_full_unstemmed Motivação discente em cursos na modalidade de Educação à Distância (EaD): fatores que influenciam
title_sort Motivação discente em cursos na modalidade de Educação à Distância (EaD): fatores que influenciam
author Isler, Gustavo Lima
author_facet Isler, Gustavo Lima
Machado, Afonso Antonio
author_role author
author2 Machado, Afonso Antonio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Isler, Gustavo Lima
Machado, Afonso Antonio
description Com o objetivo de conhecer os fatores que influem no processo de motivação para aprendizagem de alunos dos cursos à distância, o presente estudo com base em uma pesquisa bibliográfica, realizada através da internet e em catálogos de busca de bibliotecas virtuais e físicas, identificou que as fontes desta motivação podem ser divididas em três grupos, as características da personalidade do próprio aluno, a equipe envolvida na organização (tutores, professores, gestores, dentre outros) e os recursos tecnológicos e didáticos disponíveis. Sendo os dois últimos grupos, os principais responsáveis pelo processo motivacional na EaD. Sugere-se atenção a estes fatores e recomenda-se a realização de novos e contextualizados estudos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5380
10.33871/nupem.v5i9.203
url https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5380
identifier_str_mv 10.33871/nupem.v5i9.203
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5380/3408
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Gustavo Lima Isler, Afonso Antonio Machado
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Gustavo Lima Isler, Afonso Antonio Machado
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Revista NUPEM; Vol. 5 No. 9 (2013): Revista NUPEM; 67-84
Revista NUPEM; Vol. 5 Núm. 9 (2013): Revista NUPEM; 67-84
Revista NUPEM; v. 5 n. 9 (2013): Revista NUPEM; 67-84
2176-7912
2175-7429
reponame:Revista NUPEM (Online)
instname:Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
instacron:UNESPAR
instname_str Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
instacron_str UNESPAR
institution UNESPAR
reponame_str Revista NUPEM (Online)
collection Revista NUPEM (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista NUPEM (Online) - Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
repository.mail.fl_str_mv nupemrevista@gmail.com||
_version_ 1754838753711489024