Motivação discente em cursos na modalidade de Educação à Distância (EaD): fatores que influenciam
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista NUPEM (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5380 |
Resumo: | Com o objetivo de conhecer os fatores que influem no processo de motivação para aprendizagem de alunos dos cursos à distância, o presente estudo com base em uma pesquisa bibliográfica, realizada através da internet e em catálogos de busca de bibliotecas virtuais e físicas, identificou que as fontes desta motivação podem ser divididas em três grupos, as características da personalidade do próprio aluno, a equipe envolvida na organização (tutores, professores, gestores, dentre outros) e os recursos tecnológicos e didáticos disponíveis. Sendo os dois últimos grupos, os principais responsáveis pelo processo motivacional na EaD. Sugere-se atenção a estes fatores e recomenda-se a realização de novos e contextualizados estudos. |
id |
UNESPAR_02fcb52b499fd4ccfc0b4b4232d37d6c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unespar.edu.br:article/5380 |
network_acronym_str |
UNESPAR |
network_name_str |
Revista NUPEM (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Motivação discente em cursos na modalidade de Educação à Distância (EaD): fatores que influenciamCom o objetivo de conhecer os fatores que influem no processo de motivação para aprendizagem de alunos dos cursos à distância, o presente estudo com base em uma pesquisa bibliográfica, realizada através da internet e em catálogos de busca de bibliotecas virtuais e físicas, identificou que as fontes desta motivação podem ser divididas em três grupos, as características da personalidade do próprio aluno, a equipe envolvida na organização (tutores, professores, gestores, dentre outros) e os recursos tecnológicos e didáticos disponíveis. Sendo os dois últimos grupos, os principais responsáveis pelo processo motivacional na EaD. Sugere-se atenção a estes fatores e recomenda-se a realização de novos e contextualizados estudos.Universidade Estadual do Paraná2017-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/538010.33871/nupem.v5i9.203Revista NUPEM; Vol. 5 No. 9 (2013): Revista NUPEM; 67-84Revista NUPEM; Vol. 5 Núm. 9 (2013): Revista NUPEM; 67-84Revista NUPEM; v. 5 n. 9 (2013): Revista NUPEM; 67-842176-79122175-7429reponame:Revista NUPEM (Online)instname:Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)instacron:UNESPARporhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5380/3408Copyright (c) 2017 Gustavo Lima Isler, Afonso Antonio Machadohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessIsler, Gustavo LimaMachado, Afonso Antonio2022-06-02T22:08:17Zoai:ojs.periodicos.unespar.edu.br:article/5380Revistahttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/PUBhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/oainupemrevista@gmail.com||2176-79122176-7912opendoar:2022-06-02T22:08:17Revista NUPEM (Online) - Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Motivação discente em cursos na modalidade de Educação à Distância (EaD): fatores que influenciam |
title |
Motivação discente em cursos na modalidade de Educação à Distância (EaD): fatores que influenciam |
spellingShingle |
Motivação discente em cursos na modalidade de Educação à Distância (EaD): fatores que influenciam Isler, Gustavo Lima |
title_short |
Motivação discente em cursos na modalidade de Educação à Distância (EaD): fatores que influenciam |
title_full |
Motivação discente em cursos na modalidade de Educação à Distância (EaD): fatores que influenciam |
title_fullStr |
Motivação discente em cursos na modalidade de Educação à Distância (EaD): fatores que influenciam |
title_full_unstemmed |
Motivação discente em cursos na modalidade de Educação à Distância (EaD): fatores que influenciam |
title_sort |
Motivação discente em cursos na modalidade de Educação à Distância (EaD): fatores que influenciam |
author |
Isler, Gustavo Lima |
author_facet |
Isler, Gustavo Lima Machado, Afonso Antonio |
author_role |
author |
author2 |
Machado, Afonso Antonio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Isler, Gustavo Lima Machado, Afonso Antonio |
description |
Com o objetivo de conhecer os fatores que influem no processo de motivação para aprendizagem de alunos dos cursos à distância, o presente estudo com base em uma pesquisa bibliográfica, realizada através da internet e em catálogos de busca de bibliotecas virtuais e físicas, identificou que as fontes desta motivação podem ser divididas em três grupos, as características da personalidade do próprio aluno, a equipe envolvida na organização (tutores, professores, gestores, dentre outros) e os recursos tecnológicos e didáticos disponíveis. Sendo os dois últimos grupos, os principais responsáveis pelo processo motivacional na EaD. Sugere-se atenção a estes fatores e recomenda-se a realização de novos e contextualizados estudos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5380 10.33871/nupem.v5i9.203 |
url |
https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5380 |
identifier_str_mv |
10.33871/nupem.v5i9.203 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5380/3408 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Gustavo Lima Isler, Afonso Antonio Machado https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Gustavo Lima Isler, Afonso Antonio Machado https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Paraná |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Paraná |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista NUPEM; Vol. 5 No. 9 (2013): Revista NUPEM; 67-84 Revista NUPEM; Vol. 5 Núm. 9 (2013): Revista NUPEM; 67-84 Revista NUPEM; v. 5 n. 9 (2013): Revista NUPEM; 67-84 2176-7912 2175-7429 reponame:Revista NUPEM (Online) instname:Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) instacron:UNESPAR |
instname_str |
Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) |
instacron_str |
UNESPAR |
institution |
UNESPAR |
reponame_str |
Revista NUPEM (Online) |
collection |
Revista NUPEM (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista NUPEM (Online) - Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
nupemrevista@gmail.com|| |
_version_ |
1754838753711489024 |