Estudantes bolsistas e programas de ampliação de acesso ao Ensino Superior: estudo de caso em uma instituição comunitária regional catarinense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brocco, Ana Karina
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Zago, Nadir
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista NUPEM (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5471
Resumo: Inscrito no campo da Sociologia da Educação, este trabalho dedica-se à análise do processo de democratização do ensino superior brasileiro. Em específico, volta-se para uma instituição de ensino superior comunitária, localizada na região Oeste de Santa Catarina. Em instituições como esta, o acesso e a permanência de universitários de famílias de baixa renda, tem se dado através da inserção em programas de bolsas de estudo integrais ou parciais, oriundos de políticas públicas federal e estadual. Busca-se analisar, por meio de dados quantitativos e qualitativos, o programa de bolsas de estudo federal, as características sociais e acadêmicas de seus beneficiários, bem como a condição material de permanência desses estudantes no ensino superior.
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