Estudantes bolsistas e programas de ampliação de acesso ao Ensino Superior: estudo de caso em uma instituição comunitária regional catarinense
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista NUPEM (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5471 |
Resumo: | Inscrito no campo da Sociologia da Educação, este trabalho dedica-se à análise do processo de democratização do ensino superior brasileiro. Em específico, volta-se para uma instituição de ensino superior comunitária, localizada na região Oeste de Santa Catarina. Em instituições como esta, o acesso e a permanência de universitários de famílias de baixa renda, tem se dado através da inserção em programas de bolsas de estudo integrais ou parciais, oriundos de políticas públicas federal e estadual. Busca-se analisar, por meio de dados quantitativos e qualitativos, o programa de bolsas de estudo federal, as características sociais e acadêmicas de seus beneficiários, bem como a condição material de permanência desses estudantes no ensino superior. |
id |
UNESPAR_564de529839163a7bb91d9434eae931b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unespar.edu.br:article/5471 |
network_acronym_str |
UNESPAR |
network_name_str |
Revista NUPEM (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudantes bolsistas e programas de ampliação de acesso ao Ensino Superior: estudo de caso em uma instituição comunitária regional catarinenseInscrito no campo da Sociologia da Educação, este trabalho dedica-se à análise do processo de democratização do ensino superior brasileiro. Em específico, volta-se para uma instituição de ensino superior comunitária, localizada na região Oeste de Santa Catarina. Em instituições como esta, o acesso e a permanência de universitários de famílias de baixa renda, tem se dado através da inserção em programas de bolsas de estudo integrais ou parciais, oriundos de políticas públicas federal e estadual. Busca-se analisar, por meio de dados quantitativos e qualitativos, o programa de bolsas de estudo federal, as características sociais e acadêmicas de seus beneficiários, bem como a condição material de permanência desses estudantes no ensino superior.Universidade Estadual do Paraná2017-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/547110.33871/nupem.v8i14.301Revista NUPEM; Vol. 8 No. 14 (2016): Dossiê: Intelectuais Católicos: Brasil e Portugal/Europa; 261-281Revista NUPEM; Vol. 8 Núm. 14 (2016): Dossiê: Intelectuais Católicos: Brasil e Portugal/Europa; 261-281Revista NUPEM; v. 8 n. 14 (2016): Dossiê: Intelectuais Católicos: Brasil e Portugal/Europa; 261-2812176-79122175-7429reponame:Revista NUPEM (Online)instname:Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)instacron:UNESPARporhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5471/3499Copyright (c) 2017 Ana Karina Brocco, Nadir Zagohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBrocco, Ana KarinaZago, Nadir2022-06-02T22:08:21Zoai:ojs.periodicos.unespar.edu.br:article/5471Revistahttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/PUBhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/oainupemrevista@gmail.com||2176-79122176-7912opendoar:2022-06-02T22:08:21Revista NUPEM (Online) - Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudantes bolsistas e programas de ampliação de acesso ao Ensino Superior: estudo de caso em uma instituição comunitária regional catarinense |
title |
Estudantes bolsistas e programas de ampliação de acesso ao Ensino Superior: estudo de caso em uma instituição comunitária regional catarinense |
spellingShingle |
Estudantes bolsistas e programas de ampliação de acesso ao Ensino Superior: estudo de caso em uma instituição comunitária regional catarinense Brocco, Ana Karina |
title_short |
Estudantes bolsistas e programas de ampliação de acesso ao Ensino Superior: estudo de caso em uma instituição comunitária regional catarinense |
title_full |
Estudantes bolsistas e programas de ampliação de acesso ao Ensino Superior: estudo de caso em uma instituição comunitária regional catarinense |
title_fullStr |
Estudantes bolsistas e programas de ampliação de acesso ao Ensino Superior: estudo de caso em uma instituição comunitária regional catarinense |
title_full_unstemmed |
Estudantes bolsistas e programas de ampliação de acesso ao Ensino Superior: estudo de caso em uma instituição comunitária regional catarinense |
title_sort |
Estudantes bolsistas e programas de ampliação de acesso ao Ensino Superior: estudo de caso em uma instituição comunitária regional catarinense |
author |
Brocco, Ana Karina |
author_facet |
Brocco, Ana Karina Zago, Nadir |
author_role |
author |
author2 |
Zago, Nadir |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brocco, Ana Karina Zago, Nadir |
description |
Inscrito no campo da Sociologia da Educação, este trabalho dedica-se à análise do processo de democratização do ensino superior brasileiro. Em específico, volta-se para uma instituição de ensino superior comunitária, localizada na região Oeste de Santa Catarina. Em instituições como esta, o acesso e a permanência de universitários de famílias de baixa renda, tem se dado através da inserção em programas de bolsas de estudo integrais ou parciais, oriundos de políticas públicas federal e estadual. Busca-se analisar, por meio de dados quantitativos e qualitativos, o programa de bolsas de estudo federal, as características sociais e acadêmicas de seus beneficiários, bem como a condição material de permanência desses estudantes no ensino superior. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5471 10.33871/nupem.v8i14.301 |
url |
https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5471 |
identifier_str_mv |
10.33871/nupem.v8i14.301 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5471/3499 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ana Karina Brocco, Nadir Zago https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ana Karina Brocco, Nadir Zago https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Paraná |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Paraná |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista NUPEM; Vol. 8 No. 14 (2016): Dossiê: Intelectuais Católicos: Brasil e Portugal/Europa; 261-281 Revista NUPEM; Vol. 8 Núm. 14 (2016): Dossiê: Intelectuais Católicos: Brasil e Portugal/Europa; 261-281 Revista NUPEM; v. 8 n. 14 (2016): Dossiê: Intelectuais Católicos: Brasil e Portugal/Europa; 261-281 2176-7912 2175-7429 reponame:Revista NUPEM (Online) instname:Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) instacron:UNESPAR |
instname_str |
Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) |
instacron_str |
UNESPAR |
institution |
UNESPAR |
reponame_str |
Revista NUPEM (Online) |
collection |
Revista NUPEM (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista NUPEM (Online) - Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
nupemrevista@gmail.com|| |
_version_ |
1754838753983070208 |