O significado do coletivo para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores em crianças com deficiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista NUPEM (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5414 |
Resumo: | Este artigo propõe reexões acerca do papel do coletivo no desenvolvimento das funções psicológicas superiores em crianças com deciência. Trata-se de um estudo qualitativo, construído a partir de pesquisa bibliográca com ênfase na psicologia histórico cultural. Apresenta-se, neste texto, um breve histórico das concepções sociais sobre a deciência e elementos do pensamento desenvolvido por Vigotski (1997) sobre a psicologia comparativa e a “pedagogia do coletivo”. Parte-se do princípio de que essas reexões propiciarão, no contexto educacional, ações com vistas a minimizar as consequências secundárias, originadas pela privação do social e do cultural, privação esta que afeta o desenvolvimento das funções psicológicas superiores. |
id |
UNESPAR_dd386251acedd9596938d93efe188789 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unespar.edu.br:article/5414 |
network_acronym_str |
UNESPAR |
network_name_str |
Revista NUPEM (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O significado do coletivo para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores em crianças com deficiência Este artigo propõe reexões acerca do papel do coletivo no desenvolvimento das funções psicológicas superiores em crianças com deciência. Trata-se de um estudo qualitativo, construído a partir de pesquisa bibliográca com ênfase na psicologia histórico cultural. Apresenta-se, neste texto, um breve histórico das concepções sociais sobre a deciência e elementos do pensamento desenvolvido por Vigotski (1997) sobre a psicologia comparativa e a “pedagogia do coletivo”. Parte-se do princípio de que essas reexões propiciarão, no contexto educacional, ações com vistas a minimizar as consequências secundárias, originadas pela privação do social e do cultural, privação esta que afeta o desenvolvimento das funções psicológicas superiores.Universidade Estadual do Paraná2017-05-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/541410.33871/nupem.v6i11.234Revista NUPEM; Vol. 6 No. 11 (2014): Revista NUPEM; 57-68Revista NUPEM; Vol. 6 Núm. 11 (2014): Revista NUPEM; 57-68Revista NUPEM; v. 6 n. 11 (2014): Revista NUPEM; 57-682176-79122175-7429reponame:Revista NUPEM (Online)instname:Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)instacron:UNESPARporhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5414/3442Copyright (c) 2017 Kellys Regina Rodio Saucedo, Denise Fontanella, Elisabeth Rossettohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSaucedo, Kellys Regina RodioFontanella, DeniseRossetto, Elisabeth2022-06-02T22:08:19Zoai:ojs.periodicos.unespar.edu.br:article/5414Revistahttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/PUBhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/oainupemrevista@gmail.com||2176-79122176-7912opendoar:2022-06-02T22:08:19Revista NUPEM (Online) - Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O significado do coletivo para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores em crianças com deficiência |
title |
O significado do coletivo para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores em crianças com deficiência |
spellingShingle |
O significado do coletivo para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores em crianças com deficiência Saucedo, Kellys Regina Rodio |
title_short |
O significado do coletivo para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores em crianças com deficiência |
title_full |
O significado do coletivo para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores em crianças com deficiência |
title_fullStr |
O significado do coletivo para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores em crianças com deficiência |
title_full_unstemmed |
O significado do coletivo para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores em crianças com deficiência |
title_sort |
O significado do coletivo para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores em crianças com deficiência |
author |
Saucedo, Kellys Regina Rodio |
author_facet |
Saucedo, Kellys Regina Rodio Fontanella, Denise Rossetto, Elisabeth |
author_role |
author |
author2 |
Fontanella, Denise Rossetto, Elisabeth |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Saucedo, Kellys Regina Rodio Fontanella, Denise Rossetto, Elisabeth |
description |
Este artigo propõe reexões acerca do papel do coletivo no desenvolvimento das funções psicológicas superiores em crianças com deciência. Trata-se de um estudo qualitativo, construído a partir de pesquisa bibliográca com ênfase na psicologia histórico cultural. Apresenta-se, neste texto, um breve histórico das concepções sociais sobre a deciência e elementos do pensamento desenvolvido por Vigotski (1997) sobre a psicologia comparativa e a “pedagogia do coletivo”. Parte-se do princípio de que essas reexões propiciarão, no contexto educacional, ações com vistas a minimizar as consequências secundárias, originadas pela privação do social e do cultural, privação esta que afeta o desenvolvimento das funções psicológicas superiores. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5414 10.33871/nupem.v6i11.234 |
url |
https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5414 |
identifier_str_mv |
10.33871/nupem.v6i11.234 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5414/3442 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Kellys Regina Rodio Saucedo, Denise Fontanella, Elisabeth Rossetto https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Kellys Regina Rodio Saucedo, Denise Fontanella, Elisabeth Rossetto https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Paraná |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Paraná |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista NUPEM; Vol. 6 No. 11 (2014): Revista NUPEM; 57-68 Revista NUPEM; Vol. 6 Núm. 11 (2014): Revista NUPEM; 57-68 Revista NUPEM; v. 6 n. 11 (2014): Revista NUPEM; 57-68 2176-7912 2175-7429 reponame:Revista NUPEM (Online) instname:Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) instacron:UNESPAR |
instname_str |
Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) |
instacron_str |
UNESPAR |
institution |
UNESPAR |
reponame_str |
Revista NUPEM (Online) |
collection |
Revista NUPEM (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista NUPEM (Online) - Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
nupemrevista@gmail.com|| |
_version_ |
1754838753934835712 |