ACEITAÇÃO SENSORIAL E MAPA DE PREFERÊNCIA INTERNO DE BEBIDAS LÁCTEAS SABOR CHOCOLATE
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista UNIABEU (2010) |
Texto Completo: | https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1540 |
Resumo: | A bebida láctea sabor chocolate é um produto palatável e amplamente consumido no Brasil. O aumento em sua produção, assim como a utilização de subprodutos da indústria alimentícia em sua formulação, o tornam um produto interessante do ponto de vista econômico e sensorial. Este estudo avaliou a aceitação de seis marcas de bebidas lácteas sabor chocolate disponíveis no mercado, com a finalidade de desenhar um mapa interno de preferência dos consumidores. Através de testes sensoriais afetivos, 120 provadores, não treinados, analisaram as amostras e avaliaram os atributos: sabor, aparência, doçura, aroma, textura, impressão global e intenção de compra. Os resultados foram analisados estatisticamente através de ANOVA e teste de Tukey, com p≤0,05 como critério de significância estatística. Duas amostras foram as melhores avaliadas em cinco dos seis atributos, e, dentre estas, uma apresentou a maior intenção de compra positiva. Com estes resultados, foi possível desenhar o mapa de preferência interno dos consumidores, mostrando as duas amostras melhores avaliadas cercadas pela maioria dos consumidores e dois grupos de amostras mais afastadas, porém, com um pequeno nicho de consumidores a sua volta, o que indica que, mesmo com diferença nas avaliações, as bebidas lácteas sabor chocolate são produtos de grande aceitabilidade pelos consumidores. |
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ACEITAÇÃO SENSORIAL E MAPA DE PREFERÊNCIA INTERNO DE BEBIDAS LÁCTEAS SABOR CHOCOLATECiências biológicas; Tecnologia; Ciências exatasAceitabilidade; Produtos Lácteos; Intenção de CompraA bebida láctea sabor chocolate é um produto palatável e amplamente consumido no Brasil. O aumento em sua produção, assim como a utilização de subprodutos da indústria alimentícia em sua formulação, o tornam um produto interessante do ponto de vista econômico e sensorial. Este estudo avaliou a aceitação de seis marcas de bebidas lácteas sabor chocolate disponíveis no mercado, com a finalidade de desenhar um mapa interno de preferência dos consumidores. Através de testes sensoriais afetivos, 120 provadores, não treinados, analisaram as amostras e avaliaram os atributos: sabor, aparência, doçura, aroma, textura, impressão global e intenção de compra. Os resultados foram analisados estatisticamente através de ANOVA e teste de Tukey, com p≤0,05 como critério de significância estatística. Duas amostras foram as melhores avaliadas em cinco dos seis atributos, e, dentre estas, uma apresentou a maior intenção de compra positiva. Com estes resultados, foi possível desenhar o mapa de preferência interno dos consumidores, mostrando as duas amostras melhores avaliadas cercadas pela maioria dos consumidores e dois grupos de amostras mais afastadas, porém, com um pequeno nicho de consumidores a sua volta, o que indica que, mesmo com diferença nas avaliações, as bebidas lácteas sabor chocolate são produtos de grande aceitabilidade pelos consumidores.Revista UniabeuToledo, Bianca IarossiPaludo, Michelly CristianePereira, Gerlândia da SilvaGomes-Ruffi, Cristiane RodriguesAkamine, Eliane HarumiFalcão, AndréaBallard, Cíntia ReisChaves, Kamila FerreiraRicardi, Emilia Alice FonsecaBolini, Helena Maria André2015-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1540Revista Uniabeu; v. 8, n. 18 (2015): Revista UNIABEU; 209-2222179-5037reponame:Revista UNIABEU (2010)instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1540/pdf_228info:eu-repo/semantics/openAccess2015-05-11T02:29:53Zoai:ojs2.abeu.local:article/1540Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RUPUBhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br2179-50372179-5037opendoar:2015-05-11T02:29:53Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false |
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