MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE REPERTÓRIOS E PRÁTICAS CULTURAIS E MUSICAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Catão, Virna Mac-Cord
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista UNIABEU (2010)
Texto Completo: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/525
Resumo: RESUMO   O objetivo desta pesquisa foi conhecer e analisar os repertórios e as práticas culturais musicais - interações, experiências e produções com a música - de um grupo de crianças, que freqüentavam uma escola de Educação Infantil comunitária. Teve como fundamentação teórica os estudos da linguagem de Bakhtin e a visão crítica sobre a indústria cultural de Adorno e Horkheimer. Caracteriza-se como pesquisa com crianças, portanto, focada nas ações e significações por elas produzidas, categorizada como de intervenção, já que o pesquisador não se coloca à margem do processo educativo, mas age em colaboração com crianças e adultos da escola, traçando o caminho da investigação ao caminhar junto do grupo. Teve como procedimentos metodológicos, além da revisão bibliográfica, observações do campo, oficinas/ensaios e rodas de conversas com as crianças. Na análise dos resultados, apresentamos questionamentos sobre as práticas de musicalização na Educação Infantil e sobre a constituição dos repertórios musicais das crianças no mundo contemporâneo, já que a arte é o social em nós.     Palavras-chave: linguagem - musicalização - Educação Infantil.
id UNIABEU-1_835b77e8d599424f17336da896f6b82d
oai_identifier_str oai:ojs2.abeu.local:article/525
network_acronym_str UNIABEU-1
network_name_str Revista UNIABEU (2010)
repository_id_str
spelling MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE REPERTÓRIOS E PRÁTICAS CULTURAIS E MUSICAISCiências Humanaslinguagem - musicalização - Educação InfantilRESUMO   O objetivo desta pesquisa foi conhecer e analisar os repertórios e as práticas culturais musicais - interações, experiências e produções com a música - de um grupo de crianças, que freqüentavam uma escola de Educação Infantil comunitária. Teve como fundamentação teórica os estudos da linguagem de Bakhtin e a visão crítica sobre a indústria cultural de Adorno e Horkheimer. Caracteriza-se como pesquisa com crianças, portanto, focada nas ações e significações por elas produzidas, categorizada como de intervenção, já que o pesquisador não se coloca à margem do processo educativo, mas age em colaboração com crianças e adultos da escola, traçando o caminho da investigação ao caminhar junto do grupo. Teve como procedimentos metodológicos, além da revisão bibliográfica, observações do campo, oficinas/ensaios e rodas de conversas com as crianças. Na análise dos resultados, apresentamos questionamentos sobre as práticas de musicalização na Educação Infantil e sobre a constituição dos repertórios musicais das crianças no mundo contemporâneo, já que a arte é o social em nós.     Palavras-chave: linguagem - musicalização - Educação Infantil.Revista UniabeuCatão, Virna Mac-Cord2012-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/525Revista Uniabeu; v. 5, n. 10 (2012): Revista UNIABEU; 96-1142179-5037reponame:Revista UNIABEU (2010)instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/525/pdf_203info:eu-repo/semantics/openAccess2012-08-08T14:50:21Zoai:ojs2.abeu.local:article/525Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RUPUBhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br2179-50372179-5037opendoar:2012-08-08T14:50:21Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false
dc.title.none.fl_str_mv MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE REPERTÓRIOS E PRÁTICAS CULTURAIS E MUSICAIS
title MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE REPERTÓRIOS E PRÁTICAS CULTURAIS E MUSICAIS
spellingShingle MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE REPERTÓRIOS E PRÁTICAS CULTURAIS E MUSICAIS
Catão, Virna Mac-Cord
Ciências Humanas
linguagem - musicalização - Educação Infantil
title_short MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE REPERTÓRIOS E PRÁTICAS CULTURAIS E MUSICAIS
title_full MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE REPERTÓRIOS E PRÁTICAS CULTURAIS E MUSICAIS
title_fullStr MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE REPERTÓRIOS E PRÁTICAS CULTURAIS E MUSICAIS
title_full_unstemmed MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE REPERTÓRIOS E PRÁTICAS CULTURAIS E MUSICAIS
title_sort MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE REPERTÓRIOS E PRÁTICAS CULTURAIS E MUSICAIS
author Catão, Virna Mac-Cord
author_facet Catão, Virna Mac-Cord
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Catão, Virna Mac-Cord
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Humanas
linguagem - musicalização - Educação Infantil
topic Ciências Humanas
linguagem - musicalização - Educação Infantil
description RESUMO   O objetivo desta pesquisa foi conhecer e analisar os repertórios e as práticas culturais musicais - interações, experiências e produções com a música - de um grupo de crianças, que freqüentavam uma escola de Educação Infantil comunitária. Teve como fundamentação teórica os estudos da linguagem de Bakhtin e a visão crítica sobre a indústria cultural de Adorno e Horkheimer. Caracteriza-se como pesquisa com crianças, portanto, focada nas ações e significações por elas produzidas, categorizada como de intervenção, já que o pesquisador não se coloca à margem do processo educativo, mas age em colaboração com crianças e adultos da escola, traçando o caminho da investigação ao caminhar junto do grupo. Teve como procedimentos metodológicos, além da revisão bibliográfica, observações do campo, oficinas/ensaios e rodas de conversas com as crianças. Na análise dos resultados, apresentamos questionamentos sobre as práticas de musicalização na Educação Infantil e sobre a constituição dos repertórios musicais das crianças no mundo contemporâneo, já que a arte é o social em nós.     Palavras-chave: linguagem - musicalização - Educação Infantil.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-08
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/525
url https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/525
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/525/pdf_203
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Uniabeu
publisher.none.fl_str_mv Revista Uniabeu
dc.source.none.fl_str_mv Revista Uniabeu; v. 5, n. 10 (2012): Revista UNIABEU; 96-114
2179-5037
reponame:Revista UNIABEU (2010)
instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron:UNIABEU
instname_str Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron_str UNIABEU
institution UNIABEU
reponame_str Revista UNIABEU (2010)
collection Revista UNIABEU (2010)
repository.name.fl_str_mv Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
repository.mail.fl_str_mv web@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br
_version_ 1788170821137596416