MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE REPERTÓRIOS E PRÁTICAS CULTURAIS E MUSICAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista UNIABEU (2010) |
Texto Completo: | https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/525 |
Resumo: | RESUMO O objetivo desta pesquisa foi conhecer e analisar os repertórios e as práticas culturais musicais - interações, experiências e produções com a música - de um grupo de crianças, que freqüentavam uma escola de Educação Infantil comunitária. Teve como fundamentação teórica os estudos da linguagem de Bakhtin e a visão crítica sobre a indústria cultural de Adorno e Horkheimer. Caracteriza-se como pesquisa com crianças, portanto, focada nas ações e significações por elas produzidas, categorizada como de intervenção, já que o pesquisador não se coloca à margem do processo educativo, mas age em colaboração com crianças e adultos da escola, traçando o caminho da investigação ao caminhar junto do grupo. Teve como procedimentos metodológicos, além da revisão bibliográfica, observações do campo, oficinas/ensaios e rodas de conversas com as crianças. Na análise dos resultados, apresentamos questionamentos sobre as práticas de musicalização na Educação Infantil e sobre a constituição dos repertórios musicais das crianças no mundo contemporâneo, já que a arte é o social em nós. Palavras-chave: linguagem - musicalização - Educação Infantil. |
id |
UNIABEU-1_835b77e8d599424f17336da896f6b82d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.abeu.local:article/525 |
network_acronym_str |
UNIABEU-1 |
network_name_str |
Revista UNIABEU (2010) |
repository_id_str |
|
spelling |
MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE REPERTÓRIOS E PRÁTICAS CULTURAIS E MUSICAISCiências Humanaslinguagem - musicalização - Educação InfantilRESUMO O objetivo desta pesquisa foi conhecer e analisar os repertórios e as práticas culturais musicais - interações, experiências e produções com a música - de um grupo de crianças, que freqüentavam uma escola de Educação Infantil comunitária. Teve como fundamentação teórica os estudos da linguagem de Bakhtin e a visão crítica sobre a indústria cultural de Adorno e Horkheimer. Caracteriza-se como pesquisa com crianças, portanto, focada nas ações e significações por elas produzidas, categorizada como de intervenção, já que o pesquisador não se coloca à margem do processo educativo, mas age em colaboração com crianças e adultos da escola, traçando o caminho da investigação ao caminhar junto do grupo. Teve como procedimentos metodológicos, além da revisão bibliográfica, observações do campo, oficinas/ensaios e rodas de conversas com as crianças. Na análise dos resultados, apresentamos questionamentos sobre as práticas de musicalização na Educação Infantil e sobre a constituição dos repertórios musicais das crianças no mundo contemporâneo, já que a arte é o social em nós. Palavras-chave: linguagem - musicalização - Educação Infantil.Revista UniabeuCatão, Virna Mac-Cord2012-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/525Revista Uniabeu; v. 5, n. 10 (2012): Revista UNIABEU; 96-1142179-5037reponame:Revista UNIABEU (2010)instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/525/pdf_203info:eu-repo/semantics/openAccess2012-08-08T14:50:21Zoai:ojs2.abeu.local:article/525Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RUPUBhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br2179-50372179-5037opendoar:2012-08-08T14:50:21Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE REPERTÓRIOS E PRÁTICAS CULTURAIS E MUSICAIS |
title |
MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE REPERTÓRIOS E PRÁTICAS CULTURAIS E MUSICAIS |
spellingShingle |
MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE REPERTÓRIOS E PRÁTICAS CULTURAIS E MUSICAIS Catão, Virna Mac-Cord Ciências Humanas linguagem - musicalização - Educação Infantil |
title_short |
MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE REPERTÓRIOS E PRÁTICAS CULTURAIS E MUSICAIS |
title_full |
MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE REPERTÓRIOS E PRÁTICAS CULTURAIS E MUSICAIS |
title_fullStr |
MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE REPERTÓRIOS E PRÁTICAS CULTURAIS E MUSICAIS |
title_full_unstemmed |
MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE REPERTÓRIOS E PRÁTICAS CULTURAIS E MUSICAIS |
title_sort |
MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE REPERTÓRIOS E PRÁTICAS CULTURAIS E MUSICAIS |
author |
Catão, Virna Mac-Cord |
author_facet |
Catão, Virna Mac-Cord |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Catão, Virna Mac-Cord |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Humanas linguagem - musicalização - Educação Infantil |
topic |
Ciências Humanas linguagem - musicalização - Educação Infantil |
description |
RESUMO O objetivo desta pesquisa foi conhecer e analisar os repertórios e as práticas culturais musicais - interações, experiências e produções com a música - de um grupo de crianças, que freqüentavam uma escola de Educação Infantil comunitária. Teve como fundamentação teórica os estudos da linguagem de Bakhtin e a visão crítica sobre a indústria cultural de Adorno e Horkheimer. Caracteriza-se como pesquisa com crianças, portanto, focada nas ações e significações por elas produzidas, categorizada como de intervenção, já que o pesquisador não se coloca à margem do processo educativo, mas age em colaboração com crianças e adultos da escola, traçando o caminho da investigação ao caminhar junto do grupo. Teve como procedimentos metodológicos, além da revisão bibliográfica, observações do campo, oficinas/ensaios e rodas de conversas com as crianças. Na análise dos resultados, apresentamos questionamentos sobre as práticas de musicalização na Educação Infantil e sobre a constituição dos repertórios musicais das crianças no mundo contemporâneo, já que a arte é o social em nós. Palavras-chave: linguagem - musicalização - Educação Infantil. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-08-08 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/525 |
url |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/525 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/525/pdf_203 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Uniabeu |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Uniabeu |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Uniabeu; v. 5, n. 10 (2012): Revista UNIABEU; 96-114 2179-5037 reponame:Revista UNIABEU (2010) instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) instacron:UNIABEU |
instname_str |
Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
instacron_str |
UNIABEU |
institution |
UNIABEU |
reponame_str |
Revista UNIABEU (2010) |
collection |
Revista UNIABEU (2010) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
repository.mail.fl_str_mv |
web@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br |
_version_ |
1788170821137596416 |