O PAPEL SOCIAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM HISTÓRIA: A PRÁTICA COLABORATIVA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista UNIABEU (2010) |
Texto Completo: | https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3271 |
Resumo: | A estruturação do campo do Estágio Supervisionado nos cursos de Licenciatura, considerado lócus privilegiado da articulação teórico-prática do currículo, tem encaminhado para a consolidação de uma área específica destinada aos estudos da epistemologia da prática, que tem problematizado, dentre outras questões, o papel do Estágio relacionado a objetivos formais e burocratas. Nesse sentido, o Estágio Supervisionado deixa de ser percebido como uma disciplina meramente prática e dissociada da dimensão epistemológica do curso, assumindo seu papel de sistematização de saberes que possibilitem a efetivação de uma ação docente situada, consciente, reflexiva, investigativa e transformadora, consolidando uma práxis que se constitui na integração entre ensino superior e básico. Nesse sentido, este trabalho propõe reflexões a partir de uma experiência desenvolvida no âmbito de uma disciplina de Estágio Supervisionado, que foi estruturada na modalidade de minicurso com a temática História e Cultura Afro-brasileira, articulando a prática formativa com as demandas das escolas parceiras. Assim, partindo de um projeto já existente na Rede Municipal de Ensino do município de Eunápolis/BA, as intervenções tiveram o objetivo de problematizar a aplicabilidade de políticas públicas em contextos escolares (Lei 10.639/03), suscitando reflexões sobre práticas sociais e educativas direcionadas para superação de um currículo ainda excludente e monocultural. |
id |
UNIABEU-1_ad297947eaf5e4e6f498bbae61fe6f81 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.abeu.local:article/3271 |
network_acronym_str |
UNIABEU-1 |
network_name_str |
Revista UNIABEU (2010) |
repository_id_str |
|
spelling |
O PAPEL SOCIAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM HISTÓRIA: A PRÁTICA COLABORATIVA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORESCiências Humanas; História; EducaçãoEstágio Supervisionado; Formação de professores; História e Cultura AfrobrasileiraA estruturação do campo do Estágio Supervisionado nos cursos de Licenciatura, considerado lócus privilegiado da articulação teórico-prática do currículo, tem encaminhado para a consolidação de uma área específica destinada aos estudos da epistemologia da prática, que tem problematizado, dentre outras questões, o papel do Estágio relacionado a objetivos formais e burocratas. Nesse sentido, o Estágio Supervisionado deixa de ser percebido como uma disciplina meramente prática e dissociada da dimensão epistemológica do curso, assumindo seu papel de sistematização de saberes que possibilitem a efetivação de uma ação docente situada, consciente, reflexiva, investigativa e transformadora, consolidando uma práxis que se constitui na integração entre ensino superior e básico. Nesse sentido, este trabalho propõe reflexões a partir de uma experiência desenvolvida no âmbito de uma disciplina de Estágio Supervisionado, que foi estruturada na modalidade de minicurso com a temática História e Cultura Afro-brasileira, articulando a prática formativa com as demandas das escolas parceiras. Assim, partindo de um projeto já existente na Rede Municipal de Ensino do município de Eunápolis/BA, as intervenções tiveram o objetivo de problematizar a aplicabilidade de políticas públicas em contextos escolares (Lei 10.639/03), suscitando reflexões sobre práticas sociais e educativas direcionadas para superação de um currículo ainda excludente e monocultural.Revista UniabeuMENDES, SANDRA REGINAVinhas, Thais2019-06-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3271Revista Uniabeu; v. 12, n. 30 (2019): janeiro-abril de 2019; 65-812179-5037reponame:Revista UNIABEU (2010)instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3271/pdfDireitos autorais 2019 Revista Uniabeuinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-12T04:28:02Zoai:ojs2.abeu.local:article/3271Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RUPUBhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br2179-50372179-5037opendoar:2019-06-12T04:28:02Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PAPEL SOCIAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM HISTÓRIA: A PRÁTICA COLABORATIVA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
title |
O PAPEL SOCIAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM HISTÓRIA: A PRÁTICA COLABORATIVA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
spellingShingle |
O PAPEL SOCIAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM HISTÓRIA: A PRÁTICA COLABORATIVA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES MENDES, SANDRA REGINA Ciências Humanas; História; Educação Estágio Supervisionado; Formação de professores; História e Cultura Afrobrasileira |
title_short |
O PAPEL SOCIAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM HISTÓRIA: A PRÁTICA COLABORATIVA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
title_full |
O PAPEL SOCIAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM HISTÓRIA: A PRÁTICA COLABORATIVA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
title_fullStr |
O PAPEL SOCIAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM HISTÓRIA: A PRÁTICA COLABORATIVA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
title_full_unstemmed |
O PAPEL SOCIAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM HISTÓRIA: A PRÁTICA COLABORATIVA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
title_sort |
O PAPEL SOCIAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM HISTÓRIA: A PRÁTICA COLABORATIVA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
author |
MENDES, SANDRA REGINA |
author_facet |
MENDES, SANDRA REGINA Vinhas, Thais |
author_role |
author |
author2 |
Vinhas, Thais |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MENDES, SANDRA REGINA Vinhas, Thais |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Humanas; História; Educação Estágio Supervisionado; Formação de professores; História e Cultura Afrobrasileira |
topic |
Ciências Humanas; História; Educação Estágio Supervisionado; Formação de professores; História e Cultura Afrobrasileira |
description |
A estruturação do campo do Estágio Supervisionado nos cursos de Licenciatura, considerado lócus privilegiado da articulação teórico-prática do currículo, tem encaminhado para a consolidação de uma área específica destinada aos estudos da epistemologia da prática, que tem problematizado, dentre outras questões, o papel do Estágio relacionado a objetivos formais e burocratas. Nesse sentido, o Estágio Supervisionado deixa de ser percebido como uma disciplina meramente prática e dissociada da dimensão epistemológica do curso, assumindo seu papel de sistematização de saberes que possibilitem a efetivação de uma ação docente situada, consciente, reflexiva, investigativa e transformadora, consolidando uma práxis que se constitui na integração entre ensino superior e básico. Nesse sentido, este trabalho propõe reflexões a partir de uma experiência desenvolvida no âmbito de uma disciplina de Estágio Supervisionado, que foi estruturada na modalidade de minicurso com a temática História e Cultura Afro-brasileira, articulando a prática formativa com as demandas das escolas parceiras. Assim, partindo de um projeto já existente na Rede Municipal de Ensino do município de Eunápolis/BA, as intervenções tiveram o objetivo de problematizar a aplicabilidade de políticas públicas em contextos escolares (Lei 10.639/03), suscitando reflexões sobre práticas sociais e educativas direcionadas para superação de um currículo ainda excludente e monocultural. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-12 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3271 |
url |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3271 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3271/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Revista Uniabeu info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Revista Uniabeu |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Uniabeu |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Uniabeu |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Uniabeu; v. 12, n. 30 (2019): janeiro-abril de 2019; 65-81 2179-5037 reponame:Revista UNIABEU (2010) instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) instacron:UNIABEU |
instname_str |
Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
instacron_str |
UNIABEU |
institution |
UNIABEU |
reponame_str |
Revista UNIABEU (2010) |
collection |
Revista UNIABEU (2010) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
repository.mail.fl_str_mv |
web@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br |
_version_ |
1788170819451486208 |