O PAPEL SOCIAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM HISTÓRIA: A PRÁTICA COLABORATIVA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MENDES, SANDRA REGINA
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Vinhas, Thais
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista UNIABEU (2010)
Texto Completo: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3271
Resumo: A estruturação do campo do Estágio Supervisionado nos cursos de Licenciatura, considerado lócus privilegiado da articulação teórico-prática do currículo, tem encaminhado para a consolidação de uma área específica destinada aos estudos da epistemologia da prática, que tem problematizado, dentre outras questões, o papel do Estágio relacionado a objetivos formais e burocratas. Nesse sentido, o Estágio Supervisionado deixa de ser percebido como uma disciplina meramente prática e dissociada da dimensão epistemológica do curso, assumindo seu papel de sistematização de saberes que possibilitem a efetivação de uma ação docente situada, consciente, reflexiva, investigativa e transformadora, consolidando uma práxis que se constitui na integração entre ensino superior e básico. Nesse sentido, este trabalho propõe reflexões a partir de uma experiência desenvolvida no âmbito de uma disciplina de Estágio Supervisionado, que foi estruturada na modalidade de minicurso com a temática História e Cultura Afro-brasileira, articulando a prática formativa com as demandas das escolas parceiras. Assim, partindo de um projeto já existente na Rede Municipal de Ensino do município de Eunápolis/BA, as intervenções tiveram o objetivo de problematizar a aplicabilidade de políticas públicas em contextos escolares (Lei 10.639/03), suscitando reflexões sobre práticas sociais e educativas direcionadas para superação de um currículo ainda excludente e monocultural.
id UNIABEU-1_ad297947eaf5e4e6f498bbae61fe6f81
oai_identifier_str oai:ojs2.abeu.local:article/3271
network_acronym_str UNIABEU-1
network_name_str Revista UNIABEU (2010)
repository_id_str
spelling O PAPEL SOCIAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM HISTÓRIA: A PRÁTICA COLABORATIVA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORESCiências Humanas; História; EducaçãoEstágio Supervisionado; Formação de professores; História e Cultura AfrobrasileiraA estruturação do campo do Estágio Supervisionado nos cursos de Licenciatura, considerado lócus privilegiado da articulação teórico-prática do currículo, tem encaminhado para a consolidação de uma área específica destinada aos estudos da epistemologia da prática, que tem problematizado, dentre outras questões, o papel do Estágio relacionado a objetivos formais e burocratas. Nesse sentido, o Estágio Supervisionado deixa de ser percebido como uma disciplina meramente prática e dissociada da dimensão epistemológica do curso, assumindo seu papel de sistematização de saberes que possibilitem a efetivação de uma ação docente situada, consciente, reflexiva, investigativa e transformadora, consolidando uma práxis que se constitui na integração entre ensino superior e básico. Nesse sentido, este trabalho propõe reflexões a partir de uma experiência desenvolvida no âmbito de uma disciplina de Estágio Supervisionado, que foi estruturada na modalidade de minicurso com a temática História e Cultura Afro-brasileira, articulando a prática formativa com as demandas das escolas parceiras. Assim, partindo de um projeto já existente na Rede Municipal de Ensino do município de Eunápolis/BA, as intervenções tiveram o objetivo de problematizar a aplicabilidade de políticas públicas em contextos escolares (Lei 10.639/03), suscitando reflexões sobre práticas sociais e educativas direcionadas para superação de um currículo ainda excludente e monocultural.Revista UniabeuMENDES, SANDRA REGINAVinhas, Thais2019-06-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3271Revista Uniabeu; v. 12, n. 30 (2019): janeiro-abril de 2019; 65-812179-5037reponame:Revista UNIABEU (2010)instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3271/pdfDireitos autorais 2019 Revista Uniabeuinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-12T04:28:02Zoai:ojs2.abeu.local:article/3271Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RUPUBhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br2179-50372179-5037opendoar:2019-06-12T04:28:02Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false
dc.title.none.fl_str_mv O PAPEL SOCIAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM HISTÓRIA: A PRÁTICA COLABORATIVA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
title O PAPEL SOCIAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM HISTÓRIA: A PRÁTICA COLABORATIVA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
spellingShingle O PAPEL SOCIAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM HISTÓRIA: A PRÁTICA COLABORATIVA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
MENDES, SANDRA REGINA
Ciências Humanas; História; Educação
Estágio Supervisionado; Formação de professores; História e Cultura Afrobrasileira
title_short O PAPEL SOCIAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM HISTÓRIA: A PRÁTICA COLABORATIVA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
title_full O PAPEL SOCIAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM HISTÓRIA: A PRÁTICA COLABORATIVA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
title_fullStr O PAPEL SOCIAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM HISTÓRIA: A PRÁTICA COLABORATIVA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
title_full_unstemmed O PAPEL SOCIAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM HISTÓRIA: A PRÁTICA COLABORATIVA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
title_sort O PAPEL SOCIAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM HISTÓRIA: A PRÁTICA COLABORATIVA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
author MENDES, SANDRA REGINA
author_facet MENDES, SANDRA REGINA
Vinhas, Thais
author_role author
author2 Vinhas, Thais
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv MENDES, SANDRA REGINA
Vinhas, Thais
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Humanas; História; Educação
Estágio Supervisionado; Formação de professores; História e Cultura Afrobrasileira
topic Ciências Humanas; História; Educação
Estágio Supervisionado; Formação de professores; História e Cultura Afrobrasileira
description A estruturação do campo do Estágio Supervisionado nos cursos de Licenciatura, considerado lócus privilegiado da articulação teórico-prática do currículo, tem encaminhado para a consolidação de uma área específica destinada aos estudos da epistemologia da prática, que tem problematizado, dentre outras questões, o papel do Estágio relacionado a objetivos formais e burocratas. Nesse sentido, o Estágio Supervisionado deixa de ser percebido como uma disciplina meramente prática e dissociada da dimensão epistemológica do curso, assumindo seu papel de sistematização de saberes que possibilitem a efetivação de uma ação docente situada, consciente, reflexiva, investigativa e transformadora, consolidando uma práxis que se constitui na integração entre ensino superior e básico. Nesse sentido, este trabalho propõe reflexões a partir de uma experiência desenvolvida no âmbito de uma disciplina de Estágio Supervisionado, que foi estruturada na modalidade de minicurso com a temática História e Cultura Afro-brasileira, articulando a prática formativa com as demandas das escolas parceiras. Assim, partindo de um projeto já existente na Rede Municipal de Ensino do município de Eunápolis/BA, as intervenções tiveram o objetivo de problematizar a aplicabilidade de políticas públicas em contextos escolares (Lei 10.639/03), suscitando reflexões sobre práticas sociais e educativas direcionadas para superação de um currículo ainda excludente e monocultural.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-12
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3271
url https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3271
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3271/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Revista Uniabeu
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Revista Uniabeu
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Uniabeu
publisher.none.fl_str_mv Revista Uniabeu
dc.source.none.fl_str_mv Revista Uniabeu; v. 12, n. 30 (2019): janeiro-abril de 2019; 65-81
2179-5037
reponame:Revista UNIABEU (2010)
instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron:UNIABEU
instname_str Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron_str UNIABEU
institution UNIABEU
reponame_str Revista UNIABEU (2010)
collection Revista UNIABEU (2010)
repository.name.fl_str_mv Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
repository.mail.fl_str_mv web@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br
_version_ 1788170819451486208