A LITERATURA, O REAL E O RURAL NO CONTO "A GUERRA DE MARIA RAIMUNDA", DE MARIA VALÉRIA REZENDE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Benatti, Andre Rezende
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: E-scrita
Texto Completo: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/4676
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de analisar o conto “A Guerra de Maria Raimunda”, de autoria de Maria Valéria Rezende, e publicado originalmente no ano de 2011, na coletânea de contos Vasto Mundo sob o viés da representação do que nomeamos como ruralidade. No artigo, investiga-se como as violentas tensões – marcantes do realismo brasileiro - retratadas entre um grande latifundiário e pequenos posseiros no fictício vilarejo de Farinhada são, de acordo com os termos de Tânia Pellegrini (2012), uma refração da realidade social brasileira. Uma existência vivenciada pela autora - ela própria uma defensora da democratização do acesso à terra, através da Reforma Agrária no Brasil – e por uma miríade de brasileiros invisibilizados, esquecidos do debate público, mas trazidos a ele, através de uma literatura engajada politicamente. Para tal, parte-se de uma revisão da situação da distribuição de terras no país, pensando-se nas relações que as personagens da obra – um empresário, mais associado à monetarização do meio rural e, por fim, camponeses que encontram nesse meio não somente uma forma de subsistência, mas também um campo de acesso a seu patrimônio cultural – possuem com o espaço. Tomamos como referências principais para auxiliar nossa leitura os estudos de Tânia Pellegrini, Roland Bathes e Antonio Candido.
id UNIABEU-2_179cc162cfe19f9fda3b13bd2f4baf3b
oai_identifier_str oai:ojs2.abeu.local:article/4676
network_acronym_str UNIABEU-2
network_name_str E-scrita
repository_id_str
spelling A LITERATURA, O REAL E O RURAL NO CONTO "A GUERRA DE MARIA RAIMUNDA", DE MARIA VALÉRIA REZENDERealismo brasileiro; Literatura rural; Reforma Agrária; Maria Valéria Rezende; Vasto mundo (2015)Este trabalho tem o objetivo de analisar o conto “A Guerra de Maria Raimunda”, de autoria de Maria Valéria Rezende, e publicado originalmente no ano de 2011, na coletânea de contos Vasto Mundo sob o viés da representação do que nomeamos como ruralidade. No artigo, investiga-se como as violentas tensões – marcantes do realismo brasileiro - retratadas entre um grande latifundiário e pequenos posseiros no fictício vilarejo de Farinhada são, de acordo com os termos de Tânia Pellegrini (2012), uma refração da realidade social brasileira. Uma existência vivenciada pela autora - ela própria uma defensora da democratização do acesso à terra, através da Reforma Agrária no Brasil – e por uma miríade de brasileiros invisibilizados, esquecidos do debate público, mas trazidos a ele, através de uma literatura engajada politicamente. Para tal, parte-se de uma revisão da situação da distribuição de terras no país, pensando-se nas relações que as personagens da obra – um empresário, mais associado à monetarização do meio rural e, por fim, camponeses que encontram nesse meio não somente uma forma de subsistência, mas também um campo de acesso a seu patrimônio cultural – possuem com o espaço. Tomamos como referências principais para auxiliar nossa leitura os estudos de Tânia Pellegrini, Roland Bathes e Antonio Candido.UNIABEUBenatti, Andre Rezende2023-07-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/4676Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 14, n. 1 (2023): Escrituras fronteiriças de nossa América; 25-422177-6288reponame:E-scritainstname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/4676/pdfDireitos autorais 2023 Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEUinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-28T21:47:23Zoai:ojs2.abeu.local:article/4676Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/indexPRIhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br2177-62882177-6288opendoar:2023-07-28T21:47:23E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false
dc.title.none.fl_str_mv A LITERATURA, O REAL E O RURAL NO CONTO "A GUERRA DE MARIA RAIMUNDA", DE MARIA VALÉRIA REZENDE
title A LITERATURA, O REAL E O RURAL NO CONTO "A GUERRA DE MARIA RAIMUNDA", DE MARIA VALÉRIA REZENDE
spellingShingle A LITERATURA, O REAL E O RURAL NO CONTO "A GUERRA DE MARIA RAIMUNDA", DE MARIA VALÉRIA REZENDE
Benatti, Andre Rezende
Realismo brasileiro; Literatura rural; Reforma Agrária; Maria Valéria Rezende; Vasto mundo (2015)
title_short A LITERATURA, O REAL E O RURAL NO CONTO "A GUERRA DE MARIA RAIMUNDA", DE MARIA VALÉRIA REZENDE
title_full A LITERATURA, O REAL E O RURAL NO CONTO "A GUERRA DE MARIA RAIMUNDA", DE MARIA VALÉRIA REZENDE
title_fullStr A LITERATURA, O REAL E O RURAL NO CONTO "A GUERRA DE MARIA RAIMUNDA", DE MARIA VALÉRIA REZENDE
title_full_unstemmed A LITERATURA, O REAL E O RURAL NO CONTO "A GUERRA DE MARIA RAIMUNDA", DE MARIA VALÉRIA REZENDE
title_sort A LITERATURA, O REAL E O RURAL NO CONTO "A GUERRA DE MARIA RAIMUNDA", DE MARIA VALÉRIA REZENDE
author Benatti, Andre Rezende
author_facet Benatti, Andre Rezende
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Benatti, Andre Rezende
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Realismo brasileiro; Literatura rural; Reforma Agrária; Maria Valéria Rezende; Vasto mundo (2015)
topic Realismo brasileiro; Literatura rural; Reforma Agrária; Maria Valéria Rezende; Vasto mundo (2015)
description Este trabalho tem o objetivo de analisar o conto “A Guerra de Maria Raimunda”, de autoria de Maria Valéria Rezende, e publicado originalmente no ano de 2011, na coletânea de contos Vasto Mundo sob o viés da representação do que nomeamos como ruralidade. No artigo, investiga-se como as violentas tensões – marcantes do realismo brasileiro - retratadas entre um grande latifundiário e pequenos posseiros no fictício vilarejo de Farinhada são, de acordo com os termos de Tânia Pellegrini (2012), uma refração da realidade social brasileira. Uma existência vivenciada pela autora - ela própria uma defensora da democratização do acesso à terra, através da Reforma Agrária no Brasil – e por uma miríade de brasileiros invisibilizados, esquecidos do debate público, mas trazidos a ele, através de uma literatura engajada politicamente. Para tal, parte-se de uma revisão da situação da distribuição de terras no país, pensando-se nas relações que as personagens da obra – um empresário, mais associado à monetarização do meio rural e, por fim, camponeses que encontram nesse meio não somente uma forma de subsistência, mas também um campo de acesso a seu patrimônio cultural – possuem com o espaço. Tomamos como referências principais para auxiliar nossa leitura os estudos de Tânia Pellegrini, Roland Bathes e Antonio Candido.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-28
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/4676
url https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/4676
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/4676/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIABEU
publisher.none.fl_str_mv UNIABEU
dc.source.none.fl_str_mv Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 14, n. 1 (2023): Escrituras fronteiriças de nossa América; 25-42
2177-6288
reponame:E-scrita
instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron:UNIABEU
instname_str Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron_str UNIABEU
institution UNIABEU
reponame_str E-scrita
collection E-scrita
repository.name.fl_str_mv E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
repository.mail.fl_str_mv web@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br
_version_ 1788170841622577152