A “magia da realidade” de Richard Dawkins

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Rodrigo Ferraz
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira Multidisciplinar
Texto Completo: http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/566
Resumo: O presente trabalho é uma resenha que objetiva discutir a “magia da realidade” de Richard Dawkins. O mundo real, como é entendido cientificamente, tem a sua própria magia: a magia da realidade. “A magia da realidade: como sabemos o que é verdade” é uma desobstinada obra na qual Dawkins aborda algumas questões que acompanharam a história da humanidade. “Quem foi a primeira pessoa?”, “o que é um arco-íris?” e “estamos sozinhos no universo?”, são alguns exemplos das perguntas que Dawkins discutiu através de uma eminente escrita instigativa. Mitos e lendas foram criadas por diferentes culturas para responder a essas questões. Contudo, o objetivo de Dawkins é fornecer outras respostas, ou ao menos, dar a melhor resposta possível: a da ciência. A ciência, pouquíssimas vezes é atrativa ao público leigo, principalmente por sua linguagem comumente indecifrável, mas Dawkins, adotando uma linguagem ilustrativa e instigativa, encontra-se entre aqueles que empreendem na divulgação científica, com o intuito de contribuir com a popularização da ciência em nossa cultura.
id UNIARA_9c6958f04d166d9e3fae061b7309cd12
oai_identifier_str oai:ojs.revistarebram.com:article/566
network_acronym_str UNIARA
network_name_str Revista Brasileira Multidisciplinar
repository_id_str
spelling A “magia da realidade” de Richard DawkinsCiênciaculturaevoluçãoO presente trabalho é uma resenha que objetiva discutir a “magia da realidade” de Richard Dawkins. O mundo real, como é entendido cientificamente, tem a sua própria magia: a magia da realidade. “A magia da realidade: como sabemos o que é verdade” é uma desobstinada obra na qual Dawkins aborda algumas questões que acompanharam a história da humanidade. “Quem foi a primeira pessoa?”, “o que é um arco-íris?” e “estamos sozinhos no universo?”, são alguns exemplos das perguntas que Dawkins discutiu através de uma eminente escrita instigativa. Mitos e lendas foram criadas por diferentes culturas para responder a essas questões. Contudo, o objetivo de Dawkins é fornecer outras respostas, ou ao menos, dar a melhor resposta possível: a da ciência. A ciência, pouquíssimas vezes é atrativa ao público leigo, principalmente por sua linguagem comumente indecifrável, mas Dawkins, adotando uma linguagem ilustrativa e instigativa, encontra-se entre aqueles que empreendem na divulgação científica, com o intuito de contribuir com a popularização da ciência em nossa cultura.Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM2018-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/56610.25061/2527-2675/ReBraM/2018.v21i3.566Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM; v. 21 n. 3 (2018): Setembro-Dezembro; 182-1872527-26751415-3580reponame:Revista Brasileira Multidisciplinarinstname:Universidade de Araraquara (UNIARA)instacron:UNIARAporhttp://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/566/pdfCopyright (c) 2018 Revista Brasileira Multidisciplinarinfo:eu-repo/semantics/openAccessRamos, Rodrigo Ferraz2019-05-07T15:22:55Zoai:ojs.revistarebram.com:article/566Revistahttp://revistarebram.com/index.php/revistauniaraPRIhttps://revistarebram.com/index.php/revistauniara/oairevistauniara@uniara.com||2527-26752527-2675opendoar:2019-05-07T15:22:55Revista Brasileira Multidisciplinar - Universidade de Araraquara (UNIARA)false
dc.title.none.fl_str_mv A “magia da realidade” de Richard Dawkins
title A “magia da realidade” de Richard Dawkins
spellingShingle A “magia da realidade” de Richard Dawkins
Ramos, Rodrigo Ferraz
Ciência
cultura
evolução
title_short A “magia da realidade” de Richard Dawkins
title_full A “magia da realidade” de Richard Dawkins
title_fullStr A “magia da realidade” de Richard Dawkins
title_full_unstemmed A “magia da realidade” de Richard Dawkins
title_sort A “magia da realidade” de Richard Dawkins
author Ramos, Rodrigo Ferraz
author_facet Ramos, Rodrigo Ferraz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Rodrigo Ferraz
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência
cultura
evolução
topic Ciência
cultura
evolução
description O presente trabalho é uma resenha que objetiva discutir a “magia da realidade” de Richard Dawkins. O mundo real, como é entendido cientificamente, tem a sua própria magia: a magia da realidade. “A magia da realidade: como sabemos o que é verdade” é uma desobstinada obra na qual Dawkins aborda algumas questões que acompanharam a história da humanidade. “Quem foi a primeira pessoa?”, “o que é um arco-íris?” e “estamos sozinhos no universo?”, são alguns exemplos das perguntas que Dawkins discutiu através de uma eminente escrita instigativa. Mitos e lendas foram criadas por diferentes culturas para responder a essas questões. Contudo, o objetivo de Dawkins é fornecer outras respostas, ou ao menos, dar a melhor resposta possível: a da ciência. A ciência, pouquíssimas vezes é atrativa ao público leigo, principalmente por sua linguagem comumente indecifrável, mas Dawkins, adotando uma linguagem ilustrativa e instigativa, encontra-se entre aqueles que empreendem na divulgação científica, com o intuito de contribuir com a popularização da ciência em nossa cultura.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/566
10.25061/2527-2675/ReBraM/2018.v21i3.566
url http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/566
identifier_str_mv 10.25061/2527-2675/ReBraM/2018.v21i3.566
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/566/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Brasileira Multidisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Brasileira Multidisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM; v. 21 n. 3 (2018): Setembro-Dezembro; 182-187
2527-2675
1415-3580
reponame:Revista Brasileira Multidisciplinar
instname:Universidade de Araraquara (UNIARA)
instacron:UNIARA
instname_str Universidade de Araraquara (UNIARA)
instacron_str UNIARA
institution UNIARA
reponame_str Revista Brasileira Multidisciplinar
collection Revista Brasileira Multidisciplinar
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - Universidade de Araraquara (UNIARA)
repository.mail.fl_str_mv revistauniara@uniara.com||
_version_ 1797174606344224768