Consumismo totalizante: as cinco formas de dominação do mercado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gallo, Zildo
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Luiz, Solange
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira Multidisciplinar
Texto Completo: http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/584
Resumo: O objetivo da resenha apresentada é ocasionar uma reflexão perante a obra “Consumido: Como o mercado corrompe criança, infantiliza adultos e engole cidadãos”, onde o debate literário baseia-se nas prováveis consequências de uma sociedade capitalista e consumista, ao qual o etos infantilista persuade a figura dos adultos a se tornarem crianças, convencendo-os às compras pueris, assim também, as crianças ao hiperconsumismo no qual já se encontram inseridas nesta economia global. Para Barber, o consumismo totalizante homogeneíza o gosto e privilegia os desejos. Desta forma, com o consumismo se infiltrando em cada um desses cantos, o mercado de consumo se faz presente de cincos formas: ubíquo, onipresente, viciante, auto-reprodutivo e onilegítimo para assumir o controle de nossas vidas.
id UNIARA_e012fe3715e3d563495a0c540de92309
oai_identifier_str oai:ojs.revistarebram.com:article/584
network_acronym_str UNIARA
network_name_str Revista Brasileira Multidisciplinar
repository_id_str
spelling Consumismo totalizante: as cinco formas de dominação do mercadoConsumismo TotalizanteUbiquidadeOnipresençaVícioAuto-ReproduçãoOnilegitimidadeO objetivo da resenha apresentada é ocasionar uma reflexão perante a obra “Consumido: Como o mercado corrompe criança, infantiliza adultos e engole cidadãos”, onde o debate literário baseia-se nas prováveis consequências de uma sociedade capitalista e consumista, ao qual o etos infantilista persuade a figura dos adultos a se tornarem crianças, convencendo-os às compras pueris, assim também, as crianças ao hiperconsumismo no qual já se encontram inseridas nesta economia global. Para Barber, o consumismo totalizante homogeneíza o gosto e privilegia os desejos. Desta forma, com o consumismo se infiltrando em cada um desses cantos, o mercado de consumo se faz presente de cincos formas: ubíquo, onipresente, viciante, auto-reprodutivo e onilegítimo para assumir o controle de nossas vidas.Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM2018-01-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/58410.25061/2527-2675/ReBraM/2018.v21i1.584Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM; v. 21 n. 1 (2018): Janeiro-Abril; 132-1362527-26751415-3580reponame:Revista Brasileira Multidisciplinarinstname:Universidade de Araraquara (UNIARA)instacron:UNIARAporhttp://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/584/pdfCopyright (c) 2018 Revista Brasileira Multidisciplinarinfo:eu-repo/semantics/openAccessGallo, ZildoLuiz, Solange2018-05-28T22:15:25Zoai:ojs.revistarebram.com:article/584Revistahttp://revistarebram.com/index.php/revistauniaraPRIhttps://revistarebram.com/index.php/revistauniara/oairevistauniara@uniara.com||2527-26752527-2675opendoar:2018-05-28T22:15:25Revista Brasileira Multidisciplinar - Universidade de Araraquara (UNIARA)false
dc.title.none.fl_str_mv Consumismo totalizante: as cinco formas de dominação do mercado
title Consumismo totalizante: as cinco formas de dominação do mercado
spellingShingle Consumismo totalizante: as cinco formas de dominação do mercado
Gallo, Zildo
Consumismo Totalizante
Ubiquidade
Onipresença
Vício
Auto-Reprodução
Onilegitimidade
title_short Consumismo totalizante: as cinco formas de dominação do mercado
title_full Consumismo totalizante: as cinco formas de dominação do mercado
title_fullStr Consumismo totalizante: as cinco formas de dominação do mercado
title_full_unstemmed Consumismo totalizante: as cinco formas de dominação do mercado
title_sort Consumismo totalizante: as cinco formas de dominação do mercado
author Gallo, Zildo
author_facet Gallo, Zildo
Luiz, Solange
author_role author
author2 Luiz, Solange
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gallo, Zildo
Luiz, Solange
dc.subject.por.fl_str_mv Consumismo Totalizante
Ubiquidade
Onipresença
Vício
Auto-Reprodução
Onilegitimidade
topic Consumismo Totalizante
Ubiquidade
Onipresença
Vício
Auto-Reprodução
Onilegitimidade
description O objetivo da resenha apresentada é ocasionar uma reflexão perante a obra “Consumido: Como o mercado corrompe criança, infantiliza adultos e engole cidadãos”, onde o debate literário baseia-se nas prováveis consequências de uma sociedade capitalista e consumista, ao qual o etos infantilista persuade a figura dos adultos a se tornarem crianças, convencendo-os às compras pueris, assim também, as crianças ao hiperconsumismo no qual já se encontram inseridas nesta economia global. Para Barber, o consumismo totalizante homogeneíza o gosto e privilegia os desejos. Desta forma, com o consumismo se infiltrando em cada um desses cantos, o mercado de consumo se faz presente de cincos formas: ubíquo, onipresente, viciante, auto-reprodutivo e onilegítimo para assumir o controle de nossas vidas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/584
10.25061/2527-2675/ReBraM/2018.v21i1.584
url http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/584
identifier_str_mv 10.25061/2527-2675/ReBraM/2018.v21i1.584
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/584/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Brasileira Multidisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Brasileira Multidisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM; v. 21 n. 1 (2018): Janeiro-Abril; 132-136
2527-2675
1415-3580
reponame:Revista Brasileira Multidisciplinar
instname:Universidade de Araraquara (UNIARA)
instacron:UNIARA
instname_str Universidade de Araraquara (UNIARA)
instacron_str UNIARA
institution UNIARA
reponame_str Revista Brasileira Multidisciplinar
collection Revista Brasileira Multidisciplinar
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - Universidade de Araraquara (UNIARA)
repository.mail.fl_str_mv revistauniara@uniara.com||
_version_ 1797174606369390592