Oralidade, leitura e escrita: considerações sobre interação oral dialogada nas práticas de letramento em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vidigal Dolabella, Ana Rosa
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EHUM
Texto Completo: https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/385
Resumo: eoi/doi Deposit Form - Electronic Object Identifier    http://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v2i1.385RESUMO: Este artigo discute o papel da oralidade como uma importante abordagem para possibilitar a construção interacional do letramento na sala de aula. Neste artigo, consideramos como interações orais em sala de aula favorecem as habilidades de leitura e escrita. Estudar práticas de letramento como socialmente construídas e considerar ações de letramento como práticas dialógicas é o objetivo do debate proposto sobre oralidade e aprendizagens escolares. A base teórica se apóia em conceitos de linguagem como discurso e no conceito de letramento.PALAVRAS-CHAVE: Oralidade, letramento, sala de aula, leitura e escrita. ABSTRACT: This article discusses the role of orality as an important approach to promote the interactional construction of literacy in classrooms. In this article, we considered how oral interations in classrooms encourages reading and writting habilities. Studying literate practices as socially constructed and considering literate action as dialogic practice is the aim of the debate proposed about orality and school learnings. The theoretical bases were the concepts of language as discourse and  the concept of literacy.KEYWORDS: Orality, literacy, classroom, reading and writting.Recebido: 25/06/2009            Aceito: 27/07/2009
id UNIBH-1_3eb4f62395626c29e20b703931c7846e
oai_identifier_str oai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/385
network_acronym_str UNIBH-1
network_name_str EHUM
repository_id_str
spelling Oralidade, leitura e escrita: considerações sobre interação oral dialogada nas práticas de letramento em sala de aulaEducação; Letras; Linguistica; HumanidadesOralidade; letramento; sala de aula; leitura e escrita;eoi/doi Deposit Form - Electronic Object Identifier    http://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v2i1.385RESUMO: Este artigo discute o papel da oralidade como uma importante abordagem para possibilitar a construção interacional do letramento na sala de aula. Neste artigo, consideramos como interações orais em sala de aula favorecem as habilidades de leitura e escrita. Estudar práticas de letramento como socialmente construídas e considerar ações de letramento como práticas dialógicas é o objetivo do debate proposto sobre oralidade e aprendizagens escolares. A base teórica se apóia em conceitos de linguagem como discurso e no conceito de letramento.PALAVRAS-CHAVE: Oralidade, letramento, sala de aula, leitura e escrita. ABSTRACT: This article discusses the role of orality as an important approach to promote the interactional construction of literacy in classrooms. In this article, we considered how oral interations in classrooms encourages reading and writting habilities. Studying literate practices as socially constructed and considering literate action as dialogic practice is the aim of the debate proposed about orality and school learnings. The theoretical bases were the concepts of language as discourse and  the concept of literacy.KEYWORDS: Orality, literacy, classroom, reading and writting.Recebido: 25/06/2009            Aceito: 27/07/2009Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BHVidigal Dolabella, Ana Rosa2009-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unibh.br/dchla/article/view/385e-hum; v. 2, n. 1 (2009): E-HUM; 1-151984-767Xreponame:EHUMinstname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)instacron:UNIBHporhttps://revistas.unibh.br/dchla/article/view/385/197BrasilDireitos autorais 2009 Ana Rosa Vidigal Dolabellahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-03T16:39:25Zoai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/385Revistahttps://revistas.unibh.br/dchlaPUBhttps://revistas.unibh.br/dchla/oaiehum.revista@gmail.br||ehum@unibh.br1984-767X1984-767Xopendoar:2021-06-03T16:39:25EHUM - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)false
dc.title.none.fl_str_mv Oralidade, leitura e escrita: considerações sobre interação oral dialogada nas práticas de letramento em sala de aula
title Oralidade, leitura e escrita: considerações sobre interação oral dialogada nas práticas de letramento em sala de aula
spellingShingle Oralidade, leitura e escrita: considerações sobre interação oral dialogada nas práticas de letramento em sala de aula
Vidigal Dolabella, Ana Rosa
Educação; Letras; Linguistica; Humanidades
Oralidade; letramento; sala de aula; leitura e escrita;
title_short Oralidade, leitura e escrita: considerações sobre interação oral dialogada nas práticas de letramento em sala de aula
title_full Oralidade, leitura e escrita: considerações sobre interação oral dialogada nas práticas de letramento em sala de aula
title_fullStr Oralidade, leitura e escrita: considerações sobre interação oral dialogada nas práticas de letramento em sala de aula
title_full_unstemmed Oralidade, leitura e escrita: considerações sobre interação oral dialogada nas práticas de letramento em sala de aula
title_sort Oralidade, leitura e escrita: considerações sobre interação oral dialogada nas práticas de letramento em sala de aula
author Vidigal Dolabella, Ana Rosa
author_facet Vidigal Dolabella, Ana Rosa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Vidigal Dolabella, Ana Rosa
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Letras; Linguistica; Humanidades
Oralidade; letramento; sala de aula; leitura e escrita;
topic Educação; Letras; Linguistica; Humanidades
Oralidade; letramento; sala de aula; leitura e escrita;
description eoi/doi Deposit Form - Electronic Object Identifier    http://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v2i1.385RESUMO: Este artigo discute o papel da oralidade como uma importante abordagem para possibilitar a construção interacional do letramento na sala de aula. Neste artigo, consideramos como interações orais em sala de aula favorecem as habilidades de leitura e escrita. Estudar práticas de letramento como socialmente construídas e considerar ações de letramento como práticas dialógicas é o objetivo do debate proposto sobre oralidade e aprendizagens escolares. A base teórica se apóia em conceitos de linguagem como discurso e no conceito de letramento.PALAVRAS-CHAVE: Oralidade, letramento, sala de aula, leitura e escrita. ABSTRACT: This article discusses the role of orality as an important approach to promote the interactional construction of literacy in classrooms. In this article, we considered how oral interations in classrooms encourages reading and writting habilities. Studying literate practices as socially constructed and considering literate action as dialogic practice is the aim of the debate proposed about orality and school learnings. The theoretical bases were the concepts of language as discourse and  the concept of literacy.KEYWORDS: Orality, literacy, classroom, reading and writting.Recebido: 25/06/2009            Aceito: 27/07/2009
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-08-21
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/385
url https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/385
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/385/197
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2009 Ana Rosa Vidigal Dolabella
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2009 Ana Rosa Vidigal Dolabella
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil


dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH
publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH
dc.source.none.fl_str_mv e-hum; v. 2, n. 1 (2009): E-HUM; 1-15
1984-767X
reponame:EHUM
instname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
instacron:UNIBH
instname_str Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
instacron_str UNIBH
institution UNIBH
reponame_str EHUM
collection EHUM
repository.name.fl_str_mv EHUM - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
repository.mail.fl_str_mv ehum.revista@gmail.br||ehum@unibh.br
_version_ 1800216995673669632