Oralidade, leitura e escrita: considerações sobre interação oral dialogada nas práticas de letramento em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EHUM |
Texto Completo: | https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/385 |
Resumo: | eoi/doi Deposit Form - Electronic Object Identifier http://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v2i1.385RESUMO: Este artigo discute o papel da oralidade como uma importante abordagem para possibilitar a construção interacional do letramento na sala de aula. Neste artigo, consideramos como interações orais em sala de aula favorecem as habilidades de leitura e escrita. Estudar práticas de letramento como socialmente construídas e considerar ações de letramento como práticas dialógicas é o objetivo do debate proposto sobre oralidade e aprendizagens escolares. A base teórica se apóia em conceitos de linguagem como discurso e no conceito de letramento.PALAVRAS-CHAVE: Oralidade, letramento, sala de aula, leitura e escrita. ABSTRACT: This article discusses the role of orality as an important approach to promote the interactional construction of literacy in classrooms. In this article, we considered how oral interations in classrooms encourages reading and writting habilities. Studying literate practices as socially constructed and considering literate action as dialogic practice is the aim of the debate proposed about orality and school learnings. The theoretical bases were the concepts of language as discourse and the concept of literacy.KEYWORDS: Orality, literacy, classroom, reading and writting.Recebido: 25/06/2009 Aceito: 27/07/2009 |
id |
UNIBH-1_3eb4f62395626c29e20b703931c7846e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/385 |
network_acronym_str |
UNIBH-1 |
network_name_str |
EHUM |
repository_id_str |
|
spelling |
Oralidade, leitura e escrita: considerações sobre interação oral dialogada nas práticas de letramento em sala de aulaEducação; Letras; Linguistica; HumanidadesOralidade; letramento; sala de aula; leitura e escrita;eoi/doi Deposit Form - Electronic Object Identifier http://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v2i1.385RESUMO: Este artigo discute o papel da oralidade como uma importante abordagem para possibilitar a construção interacional do letramento na sala de aula. Neste artigo, consideramos como interações orais em sala de aula favorecem as habilidades de leitura e escrita. Estudar práticas de letramento como socialmente construídas e considerar ações de letramento como práticas dialógicas é o objetivo do debate proposto sobre oralidade e aprendizagens escolares. A base teórica se apóia em conceitos de linguagem como discurso e no conceito de letramento.PALAVRAS-CHAVE: Oralidade, letramento, sala de aula, leitura e escrita. ABSTRACT: This article discusses the role of orality as an important approach to promote the interactional construction of literacy in classrooms. In this article, we considered how oral interations in classrooms encourages reading and writting habilities. Studying literate practices as socially constructed and considering literate action as dialogic practice is the aim of the debate proposed about orality and school learnings. The theoretical bases were the concepts of language as discourse and the concept of literacy.KEYWORDS: Orality, literacy, classroom, reading and writting.Recebido: 25/06/2009 Aceito: 27/07/2009Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BHVidigal Dolabella, Ana Rosa2009-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unibh.br/dchla/article/view/385e-hum; v. 2, n. 1 (2009): E-HUM; 1-151984-767Xreponame:EHUMinstname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)instacron:UNIBHporhttps://revistas.unibh.br/dchla/article/view/385/197BrasilDireitos autorais 2009 Ana Rosa Vidigal Dolabellahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-03T16:39:25Zoai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/385Revistahttps://revistas.unibh.br/dchlaPUBhttps://revistas.unibh.br/dchla/oaiehum.revista@gmail.br||ehum@unibh.br1984-767X1984-767Xopendoar:2021-06-03T16:39:25EHUM - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Oralidade, leitura e escrita: considerações sobre interação oral dialogada nas práticas de letramento em sala de aula |
title |
Oralidade, leitura e escrita: considerações sobre interação oral dialogada nas práticas de letramento em sala de aula |
spellingShingle |
Oralidade, leitura e escrita: considerações sobre interação oral dialogada nas práticas de letramento em sala de aula Vidigal Dolabella, Ana Rosa Educação; Letras; Linguistica; Humanidades Oralidade; letramento; sala de aula; leitura e escrita; |
title_short |
Oralidade, leitura e escrita: considerações sobre interação oral dialogada nas práticas de letramento em sala de aula |
title_full |
Oralidade, leitura e escrita: considerações sobre interação oral dialogada nas práticas de letramento em sala de aula |
title_fullStr |
Oralidade, leitura e escrita: considerações sobre interação oral dialogada nas práticas de letramento em sala de aula |
title_full_unstemmed |
Oralidade, leitura e escrita: considerações sobre interação oral dialogada nas práticas de letramento em sala de aula |
title_sort |
Oralidade, leitura e escrita: considerações sobre interação oral dialogada nas práticas de letramento em sala de aula |
author |
Vidigal Dolabella, Ana Rosa |
author_facet |
Vidigal Dolabella, Ana Rosa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vidigal Dolabella, Ana Rosa |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Letras; Linguistica; Humanidades Oralidade; letramento; sala de aula; leitura e escrita; |
topic |
Educação; Letras; Linguistica; Humanidades Oralidade; letramento; sala de aula; leitura e escrita; |
description |
eoi/doi Deposit Form - Electronic Object Identifier http://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v2i1.385RESUMO: Este artigo discute o papel da oralidade como uma importante abordagem para possibilitar a construção interacional do letramento na sala de aula. Neste artigo, consideramos como interações orais em sala de aula favorecem as habilidades de leitura e escrita. Estudar práticas de letramento como socialmente construídas e considerar ações de letramento como práticas dialógicas é o objetivo do debate proposto sobre oralidade e aprendizagens escolares. A base teórica se apóia em conceitos de linguagem como discurso e no conceito de letramento.PALAVRAS-CHAVE: Oralidade, letramento, sala de aula, leitura e escrita. ABSTRACT: This article discusses the role of orality as an important approach to promote the interactional construction of literacy in classrooms. In this article, we considered how oral interations in classrooms encourages reading and writting habilities. Studying literate practices as socially constructed and considering literate action as dialogic practice is the aim of the debate proposed about orality and school learnings. The theoretical bases were the concepts of language as discourse and the concept of literacy.KEYWORDS: Orality, literacy, classroom, reading and writting.Recebido: 25/06/2009 Aceito: 27/07/2009 |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-08-21 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/385 |
url |
https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/385 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/385/197 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2009 Ana Rosa Vidigal Dolabella https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2009 Ana Rosa Vidigal Dolabella https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH |
dc.source.none.fl_str_mv |
e-hum; v. 2, n. 1 (2009): E-HUM; 1-15 1984-767X reponame:EHUM instname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH) instacron:UNIBH |
instname_str |
Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH) |
instacron_str |
UNIBH |
institution |
UNIBH |
reponame_str |
EHUM |
collection |
EHUM |
repository.name.fl_str_mv |
EHUM - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH) |
repository.mail.fl_str_mv |
ehum.revista@gmail.br||ehum@unibh.br |
_version_ |
1800216995673669632 |