Discursos sobre a leitura na contemporaneidade: entre o texto-papel e o texto-tela
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132012000100009 |
Resumo: | Ancorada na perspectiva teórica da Análise do Discurso, na interface com a Filosofia e as Ciências Sociais, meu propósito, neste artigo, é pensar a circulação dos discursos sobre a leitura na internet. O corpus analisado se constitui de alguns excertos de relatos escritos por alunos de três cursos de graduação do Ensino Superior (Ciências Biológicas, Matemática, Pedagogia), os quais colocam em evidência a produção de discursividades sobre a leitura do texto-papel para o texto-tela, bem como a relação do sujeito-aluno-leitor com as "novas" tecnologias digitais no mundo contemporâneo e globalizado. |
id |
UNICAMP-12_1a043ba9830bdfb15207e15f1632ca57 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-18132012000100009 |
network_acronym_str |
UNICAMP-12 |
network_name_str |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Discursos sobre a leitura na contemporaneidade: entre o texto-papel e o texto-teladiscursoleitura(hiper)textoAncorada na perspectiva teórica da Análise do Discurso, na interface com a Filosofia e as Ciências Sociais, meu propósito, neste artigo, é pensar a circulação dos discursos sobre a leitura na internet. O corpus analisado se constitui de alguns excertos de relatos escritos por alunos de três cursos de graduação do Ensino Superior (Ciências Biológicas, Matemática, Pedagogia), os quais colocam em evidência a produção de discursividades sobre a leitura do texto-papel para o texto-tela, bem como a relação do sujeito-aluno-leitor com as "novas" tecnologias digitais no mundo contemporâneo e globalizado.UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)2012-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132012000100009Trabalhos em Linguística Aplicada v.51 n.1 2012reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMP10.1590/S0103-18132012000100009info:eu-repo/semantics/openAccessGalli,Fernanda Correa Silveirapor2012-07-17T00:00:00Zoai:scielo:S0103-18132012000100009Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tlaPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/oaispublic@iel.unicamp.br2175-764X0103-1813opendoar:2022-11-08T14:23:29.436337Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Discursos sobre a leitura na contemporaneidade: entre o texto-papel e o texto-tela |
title |
Discursos sobre a leitura na contemporaneidade: entre o texto-papel e o texto-tela |
spellingShingle |
Discursos sobre a leitura na contemporaneidade: entre o texto-papel e o texto-tela Galli,Fernanda Correa Silveira discurso leitura (hiper)texto |
title_short |
Discursos sobre a leitura na contemporaneidade: entre o texto-papel e o texto-tela |
title_full |
Discursos sobre a leitura na contemporaneidade: entre o texto-papel e o texto-tela |
title_fullStr |
Discursos sobre a leitura na contemporaneidade: entre o texto-papel e o texto-tela |
title_full_unstemmed |
Discursos sobre a leitura na contemporaneidade: entre o texto-papel e o texto-tela |
title_sort |
Discursos sobre a leitura na contemporaneidade: entre o texto-papel e o texto-tela |
author |
Galli,Fernanda Correa Silveira |
author_facet |
Galli,Fernanda Correa Silveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Galli,Fernanda Correa Silveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
discurso leitura (hiper)texto |
topic |
discurso leitura (hiper)texto |
description |
Ancorada na perspectiva teórica da Análise do Discurso, na interface com a Filosofia e as Ciências Sociais, meu propósito, neste artigo, é pensar a circulação dos discursos sobre a leitura na internet. O corpus analisado se constitui de alguns excertos de relatos escritos por alunos de três cursos de graduação do Ensino Superior (Ciências Biológicas, Matemática, Pedagogia), os quais colocam em evidência a produção de discursividades sobre a leitura do texto-papel para o texto-tela, bem como a relação do sujeito-aluno-leitor com as "novas" tecnologias digitais no mundo contemporâneo e globalizado. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132012000100009 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132012000100009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0103-18132012000100009 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) |
publisher.none.fl_str_mv |
UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trabalhos em Linguística Aplicada v.51 n.1 2012 reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
spublic@iel.unicamp.br |
_version_ |
1800216524643893248 |