Integração das tecnologias digitais da informação e comunicação em contextos educacionais: análise de três momentos de um curso oficial de formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda,Flávia Danielle Sordi Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132014000100004
Resumo: Neste artigo, buscamos refletir sobre as relações entre ensino público paulista, tecnologias digitais e letramentos na contemporaneidade por meio da análise de dados coletados em um estudo de caso composto por três momentos de uma formação continuada do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (ProInfo Integrado), a saber, (i) material de um dos cursos do programa, o "Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TICs", (ii) aplicação desse curso por uma tutora a professores da rede do interior de São Paulo e (iii) prática de sala de aula de uma professora cursista. O objetivo específico foi identificar quais dos discursos mais comuns envolvendo letramentos e tecnologias eram percebidos em cada momento da formação, a partir da distinção de Warschauer e Ware (2008) em "enquadre da aprendizagem", "enquadre da mudança" e "enquadre do empoderamento" e apontar para as articulações existentes entre eles. Trata-se de pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico, em que os dados foram gerados ao seguirmos e gravarmos as diversas fases dos encontros presenciais, observarmos as interações e atividades dos cursistas na plataforma on-line, de entrevistas com a tutora e com os cursistas, além da análise de documentos e dos materiais referentes ao curso e do acompanhamento e registro de aulas de uma professora cursista na escola de Educação Básica em que leciona. Os pressupostos teóricos foram baseados na concepção enunciativa sóciohistórica sobre língua e na concepção de gêneros discursivos de Bakhtin. Os resultados obtidos apontaram para diversas articulações entre ensino e tecnologias que permearam os contextos estudados e para a dificuldade de distinção entre os discursos, posto que não há separações demarcadas entre eles.
id UNICAMP-12_b9998ebc7085d6b01866000c4c3a3b64
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-18132014000100004
network_acronym_str UNICAMP-12
network_name_str Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling Integração das tecnologias digitais da informação e comunicação em contextos educacionais: análise de três momentos de um curso oficial de formação de professoresensino público paulistatecnologiasletramentosNeste artigo, buscamos refletir sobre as relações entre ensino público paulista, tecnologias digitais e letramentos na contemporaneidade por meio da análise de dados coletados em um estudo de caso composto por três momentos de uma formação continuada do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (ProInfo Integrado), a saber, (i) material de um dos cursos do programa, o "Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TICs", (ii) aplicação desse curso por uma tutora a professores da rede do interior de São Paulo e (iii) prática de sala de aula de uma professora cursista. O objetivo específico foi identificar quais dos discursos mais comuns envolvendo letramentos e tecnologias eram percebidos em cada momento da formação, a partir da distinção de Warschauer e Ware (2008) em "enquadre da aprendizagem", "enquadre da mudança" e "enquadre do empoderamento" e apontar para as articulações existentes entre eles. Trata-se de pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico, em que os dados foram gerados ao seguirmos e gravarmos as diversas fases dos encontros presenciais, observarmos as interações e atividades dos cursistas na plataforma on-line, de entrevistas com a tutora e com os cursistas, além da análise de documentos e dos materiais referentes ao curso e do acompanhamento e registro de aulas de uma professora cursista na escola de Educação Básica em que leciona. Os pressupostos teóricos foram baseados na concepção enunciativa sóciohistórica sobre língua e na concepção de gêneros discursivos de Bakhtin. Os resultados obtidos apontaram para diversas articulações entre ensino e tecnologias que permearam os contextos estudados e para a dificuldade de distinção entre os discursos, posto que não há separações demarcadas entre eles.UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)2014-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132014000100004Trabalhos em Linguística Aplicada v.53 n.1 2014reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMP10.1590/S0103-18132014000100004info:eu-repo/semantics/openAccessMiranda,Flávia Danielle Sordi Silvapor2014-07-18T00:00:00Zoai:scielo:S0103-18132014000100004Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tlaPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/oaispublic@iel.unicamp.br2175-764X0103-1813opendoar:2022-11-08T14:23:31.977969Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Integração das tecnologias digitais da informação e comunicação em contextos educacionais: análise de três momentos de um curso oficial de formação de professores
title Integração das tecnologias digitais da informação e comunicação em contextos educacionais: análise de três momentos de um curso oficial de formação de professores
spellingShingle Integração das tecnologias digitais da informação e comunicação em contextos educacionais: análise de três momentos de um curso oficial de formação de professores
Miranda,Flávia Danielle Sordi Silva
ensino público paulista
tecnologias
letramentos
title_short Integração das tecnologias digitais da informação e comunicação em contextos educacionais: análise de três momentos de um curso oficial de formação de professores
title_full Integração das tecnologias digitais da informação e comunicação em contextos educacionais: análise de três momentos de um curso oficial de formação de professores
title_fullStr Integração das tecnologias digitais da informação e comunicação em contextos educacionais: análise de três momentos de um curso oficial de formação de professores
title_full_unstemmed Integração das tecnologias digitais da informação e comunicação em contextos educacionais: análise de três momentos de um curso oficial de formação de professores
title_sort Integração das tecnologias digitais da informação e comunicação em contextos educacionais: análise de três momentos de um curso oficial de formação de professores
author Miranda,Flávia Danielle Sordi Silva
author_facet Miranda,Flávia Danielle Sordi Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda,Flávia Danielle Sordi Silva
dc.subject.por.fl_str_mv ensino público paulista
tecnologias
letramentos
topic ensino público paulista
tecnologias
letramentos
description Neste artigo, buscamos refletir sobre as relações entre ensino público paulista, tecnologias digitais e letramentos na contemporaneidade por meio da análise de dados coletados em um estudo de caso composto por três momentos de uma formação continuada do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (ProInfo Integrado), a saber, (i) material de um dos cursos do programa, o "Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TICs", (ii) aplicação desse curso por uma tutora a professores da rede do interior de São Paulo e (iii) prática de sala de aula de uma professora cursista. O objetivo específico foi identificar quais dos discursos mais comuns envolvendo letramentos e tecnologias eram percebidos em cada momento da formação, a partir da distinção de Warschauer e Ware (2008) em "enquadre da aprendizagem", "enquadre da mudança" e "enquadre do empoderamento" e apontar para as articulações existentes entre eles. Trata-se de pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico, em que os dados foram gerados ao seguirmos e gravarmos as diversas fases dos encontros presenciais, observarmos as interações e atividades dos cursistas na plataforma on-line, de entrevistas com a tutora e com os cursistas, além da análise de documentos e dos materiais referentes ao curso e do acompanhamento e registro de aulas de uma professora cursista na escola de Educação Básica em que leciona. Os pressupostos teóricos foram baseados na concepção enunciativa sóciohistórica sobre língua e na concepção de gêneros discursivos de Bakhtin. Os resultados obtidos apontaram para diversas articulações entre ensino e tecnologias que permearam os contextos estudados e para a dificuldade de distinção entre os discursos, posto que não há separações demarcadas entre eles.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132014000100004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132014000100004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-18132014000100004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)
publisher.none.fl_str_mv UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)
dc.source.none.fl_str_mv Trabalhos em Linguística Aplicada v.53 n.1 2014
reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
collection Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv spublic@iel.unicamp.br
_version_ 1788168711767588864