Ensino-aprendizagem: referenciação e progressão textual no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira,Antonia Alves
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Koch,Ingedore Villaça
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132014000100010
Resumo: Neste artigo, discutimos referenciação e progressão textual nas produções escritas de alunos do PARFOR-Letras, Língua Portuguesa. Nossa pesquisa revelou que esses alunos apresentavam dificuldades para fazer um texto progredir, além de dificuldades no processo de referenciação. No decorrer desse artigo, trabalhamos com a hipótese de que essas dificuldades são provenientes do tipo de ensino de língua a que estiveram expostos e sugerimos estratégias que podem ser úteis ao ensino de referenciação e progressão textual.
id UNICAMP-12_f64adf81c0e79f9168b6233b75ab50bd
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-18132014000100010
network_acronym_str UNICAMP-12
network_name_str Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling Ensino-aprendizagem: referenciação e progressão textual no ensino superiorensino-aprendizagemreferenciaçãoprogressão textualNeste artigo, discutimos referenciação e progressão textual nas produções escritas de alunos do PARFOR-Letras, Língua Portuguesa. Nossa pesquisa revelou que esses alunos apresentavam dificuldades para fazer um texto progredir, além de dificuldades no processo de referenciação. No decorrer desse artigo, trabalhamos com a hipótese de que essas dificuldades são provenientes do tipo de ensino de língua a que estiveram expostos e sugerimos estratégias que podem ser úteis ao ensino de referenciação e progressão textual.UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)2014-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132014000100010Trabalhos em Linguística Aplicada v.53 n.1 2014reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMP10.1590/S0103-18132014000100010info:eu-repo/semantics/openAccessPereira,Antonia AlvesKoch,Ingedore Villaçapor2014-07-18T00:00:00Zoai:scielo:S0103-18132014000100010Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tlaPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/oaispublic@iel.unicamp.br2175-764X0103-1813opendoar:2022-11-08T14:23:32.349344Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino-aprendizagem: referenciação e progressão textual no ensino superior
title Ensino-aprendizagem: referenciação e progressão textual no ensino superior
spellingShingle Ensino-aprendizagem: referenciação e progressão textual no ensino superior
Pereira,Antonia Alves
ensino-aprendizagem
referenciação
progressão textual
title_short Ensino-aprendizagem: referenciação e progressão textual no ensino superior
title_full Ensino-aprendizagem: referenciação e progressão textual no ensino superior
title_fullStr Ensino-aprendizagem: referenciação e progressão textual no ensino superior
title_full_unstemmed Ensino-aprendizagem: referenciação e progressão textual no ensino superior
title_sort Ensino-aprendizagem: referenciação e progressão textual no ensino superior
author Pereira,Antonia Alves
author_facet Pereira,Antonia Alves
Koch,Ingedore Villaça
author_role author
author2 Koch,Ingedore Villaça
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira,Antonia Alves
Koch,Ingedore Villaça
dc.subject.por.fl_str_mv ensino-aprendizagem
referenciação
progressão textual
topic ensino-aprendizagem
referenciação
progressão textual
description Neste artigo, discutimos referenciação e progressão textual nas produções escritas de alunos do PARFOR-Letras, Língua Portuguesa. Nossa pesquisa revelou que esses alunos apresentavam dificuldades para fazer um texto progredir, além de dificuldades no processo de referenciação. No decorrer desse artigo, trabalhamos com a hipótese de que essas dificuldades são provenientes do tipo de ensino de língua a que estiveram expostos e sugerimos estratégias que podem ser úteis ao ensino de referenciação e progressão textual.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132014000100010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132014000100010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-18132014000100010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)
publisher.none.fl_str_mv UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)
dc.source.none.fl_str_mv Trabalhos em Linguística Aplicada v.53 n.1 2014
reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
collection Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv spublic@iel.unicamp.br
_version_ 1800216525133578240