A psicanálise na vida cotidiana com as crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643335 |
Resumo: | Entrelaçada com retomadas e ressignificações de teses que vem apresentando – e generosamente compartilhando com todos que dele se aproximam – , tais como a concepção de educação como “transmissão de marcas simbólicas” que possibilitam à criança conquistar “um lugar numa história, mais ou menos familiar, e, dessa forma, poder se lançar às empresas do desejo” (p. 63), Leandro de Lajonquière apresenta, em Figuras do infantil, mais uma ideia que podemos considerar uma noção, tal como a expressão “discurso (psico)pedagógico hegemônico”, por ele cunhada há uma década. |
id |
UNICAMP-18_1977a079c196d22a6a015afb71ee1090 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643335 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A psicanálise na vida cotidiana com as criançasEducaçãoEntrelaçada com retomadas e ressignificações de teses que vem apresentando – e generosamente compartilhando com todos que dele se aproximam – , tais como a concepção de educação como “transmissão de marcas simbólicas” que possibilitam à criança conquistar “um lugar numa história, mais ou menos familiar, e, dessa forma, poder se lançar às empresas do desejo” (p. 63), Leandro de Lajonquière apresenta, em Figuras do infantil, mais uma ideia que podemos considerar uma noção, tal como a expressão “discurso (psico)pedagógico hegemônico”, por ele cunhada há uma década.Universidade Estadual de Campinas2016-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643335Pro-Posições; Vol. 21 No. 3: set./dez.2010[63]; 251-254Pro-Posições; Vol. 21 Núm. 3: set./dez.2010[63]; 251-254Pro-Posições; v. 21 n. 3: set./dez.2010[63]; 251-2541980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643335/10875Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessFogaça, Marcia Regina2016-02-18T14:33:29Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643335Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-18T14:33:29Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A psicanálise na vida cotidiana com as crianças |
title |
A psicanálise na vida cotidiana com as crianças |
spellingShingle |
A psicanálise na vida cotidiana com as crianças Fogaça, Marcia Regina Educação |
title_short |
A psicanálise na vida cotidiana com as crianças |
title_full |
A psicanálise na vida cotidiana com as crianças |
title_fullStr |
A psicanálise na vida cotidiana com as crianças |
title_full_unstemmed |
A psicanálise na vida cotidiana com as crianças |
title_sort |
A psicanálise na vida cotidiana com as crianças |
author |
Fogaça, Marcia Regina |
author_facet |
Fogaça, Marcia Regina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fogaça, Marcia Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação |
topic |
Educação |
description |
Entrelaçada com retomadas e ressignificações de teses que vem apresentando – e generosamente compartilhando com todos que dele se aproximam – , tais como a concepção de educação como “transmissão de marcas simbólicas” que possibilitam à criança conquistar “um lugar numa história, mais ou menos familiar, e, dessa forma, poder se lançar às empresas do desejo” (p. 63), Leandro de Lajonquière apresenta, em Figuras do infantil, mais uma ideia que podemos considerar uma noção, tal como a expressão “discurso (psico)pedagógico hegemônico”, por ele cunhada há uma década. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-02-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643335 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643335 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643335/10875 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições; Vol. 21 No. 3: set./dez.2010[63]; 251-254 Pro-Posições; Vol. 21 Núm. 3: set./dez.2010[63]; 251-254 Pro-Posições; v. 21 n. 3: set./dez.2010[63]; 251-254 1980-6248 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1800217184805322752 |