A Marca da Maldade - Seqüência inicial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Geraldi, Snvia
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644159
Resumo: Em '~ Marca da Maldade", de Orson Welles, podemos pensar na grande seqüência inicial como uma seqüência coreográfica, assemelhando-se muito a um filine musical devido às suas características espaciais, de movimentação gestual e teatral dentro da música e, principalmente, pelo posicionamento de câmera e dinâmica de filinagem. Na primeira imagem, um indivíduo segura uma bomba junto ao corpo, de modo a exibi-Ia frontalmente para o espectador. Ao acioná-Ia, ouve-se uma risada feminina ao fundo que funciona como um "detonador" da ação coreográfica que se segue. O rapaz, com a bomba nas mãos, virase em direção ao local de onde vem a risada, e aponta-a (como apontaria um revólver) para o casal que vem à pé em sua direção, indicando o alvo para o qual ela se destina. Nesse momento, estabelece-se um ritmo de ação (que permanece até o final da tomada) apoiado no tema musical que se inicia, e que percursivamente imita o tic-tac de um relógio, norteando toda a movimentação coreográfica
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