O canto dos malditos: uma análise quantitativa da difusão do pensamento de Gilles Deleuze na pesquisa educacional brasileira (1990-2010)
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8651733 |
Resumo: | O artigo em questão apresenta um panorama da difusão do pensamento de Gilles Deleuze na pesquisa educacional brasileira, apreciando o intervalo entre os anos 1990 e 2010. Trata-se de um estudo quantitativo, levando em consideração os artigos em Educação que trabalham com o dispositivo conceitual de Deleuze, elaborado ou não em parceria com Félix Guattari, e publicados em 44 periódicos da área que compõem os estratos A1 e A2 da tabela Qualis 2013. Justifica-se uma tal pesquisa, tendo em vista que, autoproclamada maldita por alguns proeminentes autores desse filão teórico, muitos dos trabalhos envoltos com o pensamento da diferença dizem estar à margem das demais produções acadêmicas em educação. Tal marginalidade se confirmaria, ao levar em consideração os dados quantitativos aqui apresentados? Haveria um canto excluso do acadêmico, dando vazão a esses trabalhos ou, ao contrário, seria esse mais um canto típico daqueles afeitos ao aparato conceitual deleuzeano? |
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O canto dos malditos: uma análise quantitativa da difusão do pensamento de Gilles Deleuze na pesquisa educacional brasileira (1990-2010)Gilles Deleuze. Filosofia e educação. Produção científica.O artigo em questão apresenta um panorama da difusão do pensamento de Gilles Deleuze na pesquisa educacional brasileira, apreciando o intervalo entre os anos 1990 e 2010. Trata-se de um estudo quantitativo, levando em consideração os artigos em Educação que trabalham com o dispositivo conceitual de Deleuze, elaborado ou não em parceria com Félix Guattari, e publicados em 44 periódicos da área que compõem os estratos A1 e A2 da tabela Qualis 2013. Justifica-se uma tal pesquisa, tendo em vista que, autoproclamada maldita por alguns proeminentes autores desse filão teórico, muitos dos trabalhos envoltos com o pensamento da diferença dizem estar à margem das demais produções acadêmicas em educação. Tal marginalidade se confirmaria, ao levar em consideração os dados quantitativos aqui apresentados? Haveria um canto excluso do acadêmico, dando vazão a esses trabalhos ou, ao contrário, seria esse mais um canto típico daqueles afeitos ao aparato conceitual deleuzeano?Universidade Estadual de Campinas2018-03-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa teóricahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8651733Pro-Posições; Vol. 28 (2017): Supl. 1; 12-38Pro-Posições; Vol. 28 (2017): Supl. 1; 12-38Pro-Posições; v. 28 (2017): Supl. 1; 12-381980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8651733/17631Copyright (c) 2018 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessVinci, Christian Fernando Ribeiro Guimarães2018-04-04T13:28:32Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8651733Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2018-04-04T13:28:32Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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