Alfabetização, saneamento e regeneração nas iniciativas de difusão da escola primária em São Paulo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072011000200011 |
Resumo: | No âmbito das intervenções desenhadas, a partir da década de 1920, a educação e a saúde passaram a configurar-se como pilares da obra de redenção do povo da suposta ignorância e da doença e, na mesma medida, da obra de regeneração da nação. Este artigo analisa o projeto de educação higiênica por meio do qual se buscou incutir nas crianças um conjunto de hábitos articulados em torno do objetivo de formação de um ideal de homem forte, saudável, produtivo e ordeiro. Recortam-se iniciativas capitaneadas pelos grupos investidos nos altos cargos da instrução pública em São Paulo, atentando para as leituras que fazem dos problemas sociais, o lugar que conferem à educação e à saúde em seus diagnósticos e nas propostas que formulam. Tomam-se como fontes manuais escolares de higiene produzidos para a escola primária, procurando apreender as marcas desse projeto, por intermédio de uma interrogação que visa flagrar as prescrições higiênicas, em suas articulações com as imagens que esses impressos põem em circulação. |
id |
UNICAMP-18_adf63f727d555a9dbee0a3b2ab410518 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-73072011000200011 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Alfabetização, saneamento e regeneração nas iniciativas de difusão da escola primária em São PauloHistória da educaçãomanuais escolareshigienismoNo âmbito das intervenções desenhadas, a partir da década de 1920, a educação e a saúde passaram a configurar-se como pilares da obra de redenção do povo da suposta ignorância e da doença e, na mesma medida, da obra de regeneração da nação. Este artigo analisa o projeto de educação higiênica por meio do qual se buscou incutir nas crianças um conjunto de hábitos articulados em torno do objetivo de formação de um ideal de homem forte, saudável, produtivo e ordeiro. Recortam-se iniciativas capitaneadas pelos grupos investidos nos altos cargos da instrução pública em São Paulo, atentando para as leituras que fazem dos problemas sociais, o lugar que conferem à educação e à saúde em seus diagnósticos e nas propostas que formulam. Tomam-se como fontes manuais escolares de higiene produzidos para a escola primária, procurando apreender as marcas desse projeto, por intermédio de uma interrogação que visa flagrar as prescrições higiênicas, em suas articulações com as imagens que esses impressos põem em circulação.UNICAMP - Faculdade de Educação2011-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072011000200011Pro-Posições v.22 n.2 2011reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMP10.1590/S0103-73072011000200011info:eu-repo/semantics/openAccessRocha,Heloísa Helena Pimentapor2011-08-31T00:00:00Zoai:scielo:S0103-73072011000200011Revistahttp://www.scielo.br/ppPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2011-08-31T00:00Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alfabetização, saneamento e regeneração nas iniciativas de difusão da escola primária em São Paulo |
title |
Alfabetização, saneamento e regeneração nas iniciativas de difusão da escola primária em São Paulo |
spellingShingle |
Alfabetização, saneamento e regeneração nas iniciativas de difusão da escola primária em São Paulo Rocha,Heloísa Helena Pimenta História da educação manuais escolares higienismo |
title_short |
Alfabetização, saneamento e regeneração nas iniciativas de difusão da escola primária em São Paulo |
title_full |
Alfabetização, saneamento e regeneração nas iniciativas de difusão da escola primária em São Paulo |
title_fullStr |
Alfabetização, saneamento e regeneração nas iniciativas de difusão da escola primária em São Paulo |
title_full_unstemmed |
Alfabetização, saneamento e regeneração nas iniciativas de difusão da escola primária em São Paulo |
title_sort |
Alfabetização, saneamento e regeneração nas iniciativas de difusão da escola primária em São Paulo |
author |
Rocha,Heloísa Helena Pimenta |
author_facet |
Rocha,Heloísa Helena Pimenta |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha,Heloísa Helena Pimenta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da educação manuais escolares higienismo |
topic |
História da educação manuais escolares higienismo |
description |
No âmbito das intervenções desenhadas, a partir da década de 1920, a educação e a saúde passaram a configurar-se como pilares da obra de redenção do povo da suposta ignorância e da doença e, na mesma medida, da obra de regeneração da nação. Este artigo analisa o projeto de educação higiênica por meio do qual se buscou incutir nas crianças um conjunto de hábitos articulados em torno do objetivo de formação de um ideal de homem forte, saudável, produtivo e ordeiro. Recortam-se iniciativas capitaneadas pelos grupos investidos nos altos cargos da instrução pública em São Paulo, atentando para as leituras que fazem dos problemas sociais, o lugar que conferem à educação e à saúde em seus diagnósticos e nas propostas que formulam. Tomam-se como fontes manuais escolares de higiene produzidos para a escola primária, procurando apreender as marcas desse projeto, por intermédio de uma interrogação que visa flagrar as prescrições higiênicas, em suas articulações com as imagens que esses impressos põem em circulação. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072011000200011 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072011000200011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0103-73072011000200011 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNICAMP - Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
UNICAMP - Faculdade de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições v.22 n.2 2011 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1748950193877811200 |