Conhecimento legitimado e informação na composição de subjetividades distintas de professoras do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Andréa Moura de Souza
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Mafra, Leila de Alvarenga
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643741
Resumo: O presente artigo discute resultados parciais de uma pesquisa qualitativa realizada com professoras do ensino fundamental da rede municipal de Belo Horizonte, entre os anos de 2000 e 2001. Dentre os casos estudados destacamos dois deles, pelas inúmeras semelhanças que os reúnem, mas também pelas discrepâncias que os distinguem. As narrativas apresentadas pelas duas docentes foram obtidas a partir de entrevistas semiestruturadas realizadas na escola municipal onde trabalham. De mesma origem social, cor e idade, essas professoras apresentam disposições distintas referentes à própria formação cultUral, adquiridas em suas interações com os valores familiares e com os universos escolar e profissional. Tais disposições vão se traduzit em percepções e usos diferenciados dos meios de informação. A valorização e o investimento precoce em capital cultural aparecem como definidores de habitus diversos acerca do conhecimento legitimado e explicam diferenças nas trajetórias educacionais dessas professoras e nas estratégias cultUrais adotadas.Abstract: This study is based on partial results of a qualitative research carried oUt with primary school teachers in a public municipal school in Belo Horizonte, M.G.,Brazil. The data analysis is based especially on two particular cases, chosen on account of similar featUres they shared, but aiso due to discrepancies that distinguish them. The teachers' narratives have been obtained from semi-structUred interviews, held in the public school where they work. The teachers have the same social origin, age and race, but experience distinct dispositions in relation to their own cultUral knowledge. These dispositions have been formed from their contact with familyvaluesand school and professional environments. They explain the two teachers' differences in perception and strategies in using media information. Early valorization and investments in cultural capital reveal the definition of different habits toward legitimated knowledge, also explaining differences in these teachers' educational trajectories and adopted cultural strategies.Key words: Legitimate knowledge. Information. Teachers. Subjectivities
id UNICAMP-18_d4f83fe11753ff4168f9a8b4303966f6
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643741
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Conhecimento legitimado e informação na composição de subjetividades distintas de professoras do Ensino FundamentalConhecimento legitimado. Informação. Subjetividades de professoresEducaçãoO presente artigo discute resultados parciais de uma pesquisa qualitativa realizada com professoras do ensino fundamental da rede municipal de Belo Horizonte, entre os anos de 2000 e 2001. Dentre os casos estudados destacamos dois deles, pelas inúmeras semelhanças que os reúnem, mas também pelas discrepâncias que os distinguem. As narrativas apresentadas pelas duas docentes foram obtidas a partir de entrevistas semiestruturadas realizadas na escola municipal onde trabalham. De mesma origem social, cor e idade, essas professoras apresentam disposições distintas referentes à própria formação cultUral, adquiridas em suas interações com os valores familiares e com os universos escolar e profissional. Tais disposições vão se traduzit em percepções e usos diferenciados dos meios de informação. A valorização e o investimento precoce em capital cultural aparecem como definidores de habitus diversos acerca do conhecimento legitimado e explicam diferenças nas trajetórias educacionais dessas professoras e nas estratégias cultUrais adotadas.Abstract: This study is based on partial results of a qualitative research carried oUt with primary school teachers in a public municipal school in Belo Horizonte, M.G.,Brazil. The data analysis is based especially on two particular cases, chosen on account of similar featUres they shared, but aiso due to discrepancies that distinguish them. The teachers' narratives have been obtained from semi-structUred interviews, held in the public school where they work. The teachers have the same social origin, age and race, but experience distinct dispositions in relation to their own cultUral knowledge. These dispositions have been formed from their contact with familyvaluesand school and professional environments. They explain the two teachers' differences in perception and strategies in using media information. Early valorization and investments in cultural capital reveal the definition of different habits toward legitimated knowledge, also explaining differences in these teachers' educational trajectories and adopted cultural strategies.Key words: Legitimate knowledge. Information. Teachers. SubjectivitiesUniversidade Estadual de Campinas2016-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643741Pro-Posições; Vol. 16 No. 2: maio./ago.2005[47]; 177-197Pro-Posições; Vol. 16 Núm. 2: maio./ago.2005[47]; 177-197Pro-Posições; v. 16 n. 2: maio./ago.2005[47]; 177-1971980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643741/11258Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessAguiar, Andréa Moura de SouzaMafra, Leila de Alvarenga2016-03-01T13:43:06Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643741Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-03-01T13:43:06Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimento legitimado e informação na composição de subjetividades distintas de professoras do Ensino Fundamental
title Conhecimento legitimado e informação na composição de subjetividades distintas de professoras do Ensino Fundamental
spellingShingle Conhecimento legitimado e informação na composição de subjetividades distintas de professoras do Ensino Fundamental
Aguiar, Andréa Moura de Souza
Conhecimento legitimado. Informação. Subjetividades de professores
Educação
title_short Conhecimento legitimado e informação na composição de subjetividades distintas de professoras do Ensino Fundamental
title_full Conhecimento legitimado e informação na composição de subjetividades distintas de professoras do Ensino Fundamental
title_fullStr Conhecimento legitimado e informação na composição de subjetividades distintas de professoras do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Conhecimento legitimado e informação na composição de subjetividades distintas de professoras do Ensino Fundamental
title_sort Conhecimento legitimado e informação na composição de subjetividades distintas de professoras do Ensino Fundamental
author Aguiar, Andréa Moura de Souza
author_facet Aguiar, Andréa Moura de Souza
Mafra, Leila de Alvarenga
author_role author
author2 Mafra, Leila de Alvarenga
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguiar, Andréa Moura de Souza
Mafra, Leila de Alvarenga
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento legitimado. Informação. Subjetividades de professores
Educação
topic Conhecimento legitimado. Informação. Subjetividades de professores
Educação
description O presente artigo discute resultados parciais de uma pesquisa qualitativa realizada com professoras do ensino fundamental da rede municipal de Belo Horizonte, entre os anos de 2000 e 2001. Dentre os casos estudados destacamos dois deles, pelas inúmeras semelhanças que os reúnem, mas também pelas discrepâncias que os distinguem. As narrativas apresentadas pelas duas docentes foram obtidas a partir de entrevistas semiestruturadas realizadas na escola municipal onde trabalham. De mesma origem social, cor e idade, essas professoras apresentam disposições distintas referentes à própria formação cultUral, adquiridas em suas interações com os valores familiares e com os universos escolar e profissional. Tais disposições vão se traduzit em percepções e usos diferenciados dos meios de informação. A valorização e o investimento precoce em capital cultural aparecem como definidores de habitus diversos acerca do conhecimento legitimado e explicam diferenças nas trajetórias educacionais dessas professoras e nas estratégias cultUrais adotadas.Abstract: This study is based on partial results of a qualitative research carried oUt with primary school teachers in a public municipal school in Belo Horizonte, M.G.,Brazil. The data analysis is based especially on two particular cases, chosen on account of similar featUres they shared, but aiso due to discrepancies that distinguish them. The teachers' narratives have been obtained from semi-structUred interviews, held in the public school where they work. The teachers have the same social origin, age and race, but experience distinct dispositions in relation to their own cultUral knowledge. These dispositions have been formed from their contact with familyvaluesand school and professional environments. They explain the two teachers' differences in perception and strategies in using media information. Early valorization and investments in cultural capital reveal the definition of different habits toward legitimated knowledge, also explaining differences in these teachers' educational trajectories and adopted cultural strategies.Key words: Legitimate knowledge. Information. Teachers. Subjectivities
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643741
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643741
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643741/11258
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 16 No. 2: maio./ago.2005[47]; 177-197
Pro-Posições; Vol. 16 Núm. 2: maio./ago.2005[47]; 177-197
Pro-Posições; v. 16 n. 2: maio./ago.2005[47]; 177-197
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217186116042752