O discurso da valorização do ser humano na pós-modernidade: Um desafio à educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Alexandre Filordi
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644029
Resumo: A partir de uma polarização de alguns conceitos de pós-modernidade e de alguns debates sobre o assunto, o autor introduz o tema da valorização do ser humano, inerente à perspectiva da pósmodernidade, para demonstrar como esta discussão, ou assunto, se apresenta como um desafio à prática educacional. Objetiva, deste modo, fomentar um debate para a questão da aruação educacional dentro da pós-modernidade, resgatando, de fato, o papel da educação como construtura de uma realidade possível de real valorização do ser humano dentro dos limites de existência presentes nos vários núcleos da pós-modernidade: o consumo, a não-escassez, a transitoriedade, o fim das metanarrativas, os particularismos, etc. Deste modo, o autor introduz uma temática que, embora sempre presente nos debates da atuação da educação, irá se localizar especificamente no lomsda pósmodernidade.Abstract:Starting from a polarization of some concepts of post-modernity and of some debates on the subject, the author introduces the theme of the human being valorization, inherent to the perspectiveof the post-modernity to demonstrate asthat this discussion, or subject, appear as a challenge to the educational practice. It objectifies, this way,to foment a debate for the subject of the educationalperformance inside of the post-modernity, rescuing in fact the paper of the education as method of constructing of a possible reality of the human being real valorization inside of the present existence limits in the several nuclei of the post-modernity: the consumption, the no-shortage, the transitoriness, the end of the metanarratives, the particularisms, etc. This way,the author introduces a thematic one that, although alwayspresent in the debates of the performance of the education, it will specifically locate in the locIIsof the post-modernity.Key-words: Post-modernity. Human being. Education. Change. Society 
id UNICAMP-18_e2d6b5cb8e3f8e13db88f2506bc0fd55
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644029
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling O discurso da valorização do ser humano na pós-modernidade: Um desafio à educaçãoPós-modernidade. Ser humano. Educação. Mudança. SociedadeEducaçãoA partir de uma polarização de alguns conceitos de pós-modernidade e de alguns debates sobre o assunto, o autor introduz o tema da valorização do ser humano, inerente à perspectiva da pósmodernidade, para demonstrar como esta discussão, ou assunto, se apresenta como um desafio à prática educacional. Objetiva, deste modo, fomentar um debate para a questão da aruação educacional dentro da pós-modernidade, resgatando, de fato, o papel da educação como construtura de uma realidade possível de real valorização do ser humano dentro dos limites de existência presentes nos vários núcleos da pós-modernidade: o consumo, a não-escassez, a transitoriedade, o fim das metanarrativas, os particularismos, etc. Deste modo, o autor introduz uma temática que, embora sempre presente nos debates da atuação da educação, irá se localizar especificamente no lomsda pósmodernidade.Abstract:Starting from a polarization of some concepts of post-modernity and of some debates on the subject, the author introduces the theme of the human being valorization, inherent to the perspectiveof the post-modernity to demonstrate asthat this discussion, or subject, appear as a challenge to the educational practice. It objectifies, this way,to foment a debate for the subject of the educationalperformance inside of the post-modernity, rescuing in fact the paper of the education as method of constructing of a possible reality of the human being real valorization inside of the present existence limits in the several nuclei of the post-modernity: the consumption, the no-shortage, the transitoriness, the end of the metanarratives, the particularisms, etc. This way,the author introduces a thematic one that, although alwayspresent in the debates of the performance of the education, it will specifically locate in the locIIsof the post-modernity.Key-words: Post-modernity. Human being. Education. Change. Society Universidade Estadual de Campinas2016-03-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644029Pro-Posições; Vol. 11 No. 3: nov./2000[33]; 107-116Pro-Posições; Vol. 11 Núm. 3: nov./2000[33]; 107-116Pro-Posições; v. 11 n. 3: nov./2000[33]; 107-1161980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644029/11476Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Alexandre Filordi2016-03-08T13:57:34Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644029Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-03-08T13:57:34Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O discurso da valorização do ser humano na pós-modernidade: Um desafio à educação
title O discurso da valorização do ser humano na pós-modernidade: Um desafio à educação
spellingShingle O discurso da valorização do ser humano na pós-modernidade: Um desafio à educação
Carvalho, Alexandre Filordi
Pós-modernidade. Ser humano. Educação. Mudança. Sociedade
Educação
title_short O discurso da valorização do ser humano na pós-modernidade: Um desafio à educação
title_full O discurso da valorização do ser humano na pós-modernidade: Um desafio à educação
title_fullStr O discurso da valorização do ser humano na pós-modernidade: Um desafio à educação
title_full_unstemmed O discurso da valorização do ser humano na pós-modernidade: Um desafio à educação
title_sort O discurso da valorização do ser humano na pós-modernidade: Um desafio à educação
author Carvalho, Alexandre Filordi
author_facet Carvalho, Alexandre Filordi
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Alexandre Filordi
dc.subject.por.fl_str_mv Pós-modernidade. Ser humano. Educação. Mudança. Sociedade
Educação
topic Pós-modernidade. Ser humano. Educação. Mudança. Sociedade
Educação
description A partir de uma polarização de alguns conceitos de pós-modernidade e de alguns debates sobre o assunto, o autor introduz o tema da valorização do ser humano, inerente à perspectiva da pósmodernidade, para demonstrar como esta discussão, ou assunto, se apresenta como um desafio à prática educacional. Objetiva, deste modo, fomentar um debate para a questão da aruação educacional dentro da pós-modernidade, resgatando, de fato, o papel da educação como construtura de uma realidade possível de real valorização do ser humano dentro dos limites de existência presentes nos vários núcleos da pós-modernidade: o consumo, a não-escassez, a transitoriedade, o fim das metanarrativas, os particularismos, etc. Deste modo, o autor introduz uma temática que, embora sempre presente nos debates da atuação da educação, irá se localizar especificamente no lomsda pósmodernidade.Abstract:Starting from a polarization of some concepts of post-modernity and of some debates on the subject, the author introduces the theme of the human being valorization, inherent to the perspectiveof the post-modernity to demonstrate asthat this discussion, or subject, appear as a challenge to the educational practice. It objectifies, this way,to foment a debate for the subject of the educationalperformance inside of the post-modernity, rescuing in fact the paper of the education as method of constructing of a possible reality of the human being real valorization inside of the present existence limits in the several nuclei of the post-modernity: the consumption, the no-shortage, the transitoriness, the end of the metanarratives, the particularisms, etc. This way,the author introduces a thematic one that, although alwayspresent in the debates of the performance of the education, it will specifically locate in the locIIsof the post-modernity.Key-words: Post-modernity. Human being. Education. Change. Society 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644029
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644029
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644029/11476
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 11 No. 3: nov./2000[33]; 107-116
Pro-Posições; Vol. 11 Núm. 3: nov./2000[33]; 107-116
Pro-Posições; v. 11 n. 3: nov./2000[33]; 107-116
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217186911911936